Os 5 maiores erros na administração de notas fiscais

Welker Zigante

Conteúdo

Muitos empreendedores ainda desconhecem a importância das notas fiscais e por isso negligenciam sua emissão e armazenamento correto, sendo esse tipo de comportamento perigoso para a administração financeira da empresa.

Pensando em guiar os gestores neste processo e prevenir os principais erros, enumeramos os piores deslizes que devem ser evitados ao lidar com notas fiscais.

Não armazenar as notas fiscais de forma correta

É obrigatório que todas as empresas armazenem as notas fiscais emitidas em um período de 5 anos, sendo o não cumprimento da regra punido com multas e sanções rigorosas.

Por regra, emitente e destinatário devem manter a NFe em arquivo digital, devendo apresentar as notas para a autoridade tributária sempre que solicitados.

No caso do emitente, é obrigatório armazenar apenas o arquivo digital. O destinatário por sua vez deve verificar autenticidade e validade da NFe, mesmo que tenha recebido a DANFE acompanhado de mercadoria.

Confundir DANFE e NFe

Falando em DANFE, esse é um erro muito comum, porém DANFE e NFe não são a mesma coisa.

A DANFE é como um resumo da NFe, uma representação simplificada que tem o objetivo de acompanhar a mercadoria enviada e contém informações básicas como emitente, destinatário, data e valores.

Ela é utilizada para auxiliar nas operações documentadas por NFe e substituir as notas fiscais em situações específicas como a compensação de crédito. Além disso, a DANFE contém a chave de acesso para consulta da NFe.

Outra variante deste erro é confundir também o XML com NFe. O XML nada mais é que o arquivo de registro da NFe. Sendo a nomenclatura dada ao arquivo da nota fiscal eletrônica, padronizado em todo o Brasil e obedecendo as regras fiscais vigentes. O XML depende de programas específicos para ser lido em computadores.

Não utilizar backup da NFe

Neste caso vale a frase “quem tem um, não tem nenhum. Quem tem dois, tem um”. Não armazene suas NFes em apenas um lugar. Utilize backups externos e virtuais, como armazenamento em nuvem. Evite manter documentos importantes em lugares como o computador do usuário, já que esse tipo de local pode sofrer danos físicos e perder dados.

Emitir nota fiscal manualmente

A emissão manual de notas fiscais é um processo que exige atenção e cuidado. Em empresas com um baixo volume de vendas, realizar o processo manualmente é viável, mesmo que se tome um tempo dentro da rotina de serviço para acessar sistemas e digitar todos os dados necessários.

Fato é que com o crescimento do volume de vendas e consequentemente de emissões, esse tipo de ação é arriscada. Seja pelo risco de um erro de digitação ou qualquer outra falha humana, é mais seguro e recomendado automatizar o processo assim que possível.

Não utilizar um sistema de gestão para NFe

O maior de todos os erros: a falta de um sistema eficiente para a gestão de notas fiscais. Um software eficiente significa economia e ganho tempo por parte da empresa.

Uma API completa como da Focus NFe é capaz de emitir NFe, NFSe e NFCe integrado a diversas linguagens como PHP, .NET, Java, Delphi, Python, Ruby, JavaScript, C, C++ e outras. Com guarda garantida em nuvem, além de assinatura digital, geração do DANFE, envio de e-mails e numeração de notas.

Conheça agora e teste por 30 dias grátis.

Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »