Qual o prazo para emissão de NFe?

Ludmila Ferreira

Conteúdo

Não existe a definição de um prazo para emissão de NFe. No entanto, o cliente deve recebê-la assim que adquirir o produto ou serviço. 

Assim, é importante que os empreendedores estejam preparados para emitir as notas imediatamente.

No artigo de hoje vamos falar mais sobre prazos para emissão de nota fiscal eletrônica e como estar a par da legislação. 

Qual o prazo para emissão de nota fiscal?

Como não existe um prazo limite para a emissão de NFe, o ideal é que as notas fiscais sejam emitidas antes de iniciar o transporte da mercadoria, para acompanhar a carga durante o caminho.

Dessa forma, caso haja uma fiscalização, a DANFE estará disponível para comprovar a partida da mercadoria da produção até o destino final.

Por essa razão, muitas empresas ajustam seus processos para que a emissão da nota ocorra junto com o embarque da mercadoria.

Qual o prazo para emissão da nota fiscal de prestação de serviços?

A emissão de uma nota fiscal de serviços não segue uma regra definida. Como tal, ela deve ser emitida logo após a contraprestação do serviço, ou dentro do mês de competência em que o serviço foi prestado. 

Por exemplo, se uma pessoa prestar vários serviços a uma empresa durante um mês específico, ela pode emitir uma nota fiscal descrevendo todos os serviços prestados no final desse mesmo mês. 

No entanto, se ela deixar para emitir a nota fiscal no mês seguinte, ela pode criar problemas para o contratante, uma vez que eles precisam contabilizar os gastos para o mês vigente.

O que acontece ao esquecer de emitir uma nota fiscal?

A não emissão de nota fiscal pode ser considerada um crime de sonegação de tributos, de acordo com o artigo 1º da lei 4.729/1965

Esta lei afirma que a prestação de declarações falsas ou a omissão total ou parcial de informações que deveriam ser entregues a entidades governamentais, com o objetivo de se eximir total ou parcialmente de pagamento de impostos, é considerada um crime de sonegação.

A emissão da nota fiscal é o fato gerador do imposto, ou seja, é ela que gera o tributo devido. Se você não emitir a nota, está cometendo sonegação de imposto, uma infração à lei. 

Lembrando que a Receita Federal tem até 5 anos para solicitar as notas fiscais emitidas por sua empresa para verificação.

O que acontece se não apresentar as notas

Se as notas não forem apresentadas ou estiverem com erros, a empresa será autuada e sujeita a multas no valor de 10% a 100% do valor da nota, podendo essa porcentagem ser acumulativa dependendo da gravidade da sonegação. 

Em situações mais graves, os responsáveis pela empresa também podem ser presos por até 2 anos.

Prazo de validade de NFe

Com uma variação por região, a validade da nota fiscal possui regras de acordo com cada município e estado. Por isso, a melhor opção é entrar em contato com os órgãos competentes para se certificar da validade da nota conforme a localidade.

Emissão fiscal com data retroativa

A emissão com data retroativa é possível, basta entrar em contato com a prefeitura ou secretaria da fazenda para verificar como o processo funciona. 

Mas lembre-se: isso só pode ser feito antes da emissão. Após o documento ser emitido, não é possível realizar nenhum tipo de alteração.

Caso a nota necessite de alteração, é preciso fazer o cancelamento e gerar uma nova nota ou um documento complementar. Ou ainda, solicitar a correção do erro por meio da Carta de Correção eletrônica transmitida pela Sefaz.

Prazo para emissão de NFe: conclusão

Por fim, não existe um prazo para a emissão de NFe, mas é necessário que seja emitida antes do transporte da mercadoria. Assim, é essencial que a emissão ocorra o mais brevemente possível, para evitar problemas relacionados à circulação de produtos ou no fluxo de caixa do cliente, em caso de prestação de serviços.

Conheça a solução para emissão de documentos fiscais da Focus NFe.

Picture of Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »