Precificação de produto SaaS: um elemento essencial

João Vallim

Conteúdo

Quando falamos de Software as a Service, a discussão sobre crescimento e escalabilidade sempre aparece. Mas o que isso tem a ver com a precificação de produto SaaS?

A resposta é: tem muito mais a ver do que você talvez esteja pensando!

No artigo de hoje, vamos apresentar alguns aspectos essenciais que contribuem para o desenvolvimento benéfico de uma empresa SaaS. A partir disso, veremos como a precificação está relacionada ao crescimento.

Boa leitura!

Três elementos para o crescimento

Brian Balfour, especialista em crescimento escalável na Reforge, defende que são 3 os elementos que certificam o crescimento sustentável de uma empresa SaaS: aquisição, retenção e monetização.

Os dois primeiros são sobre a relação mais direta com o cliente. Aquisição e retenção tratam sobre gerar estratégias para trazer e manter os consumidores ativos na carteira.

Já a monetização é a forma como esse negócio vai gerar receita. Inclui todas as definições estratégicas que moldam a forma de fazer os recursos girarem com a venda dos produtos.

Mas onde entra a precificação de produto SaaS?

O problema que esse especialista identificou é que muitos times de marketing de SaaS focam em só dois dos elementos que citamos acima.

Existe uma ênfase muito grande em aquisição e retenção, enquanto a parte de monetização muitas vezes é deixada de lado. E é daqui que vem o impacto no crescimento sustentável.

Isso acontece justamente por que a precificação é definida na hora de criar as estratégias de monetização.

Ou seja: sem um bom estudo e determinações adequadas para a questão de preços, a receita da empresa é impactada negativamente e, consequentemente, o crescimento também.

Precificação de produto SaaS também é marketing

Esse subtítulo pode parecer bastante óbvio. 

É claro que o preço faz diferença e que precisa fazer parte da estratégia de marketing. Já dizia a teoria dos 4Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção).

Contudo, a verdade é que existe muita negligência aos estudos de estratégia de preço por parte das empresas. Precificar não é uma tarefa fácil. 

É preciso muito conhecimento sobre o público, o produto e a concorrência para criar estratégias adequadas e equilibradas.

Leia também: 5 dicas de marketing digital para alavancar suas vendas

Dicas sobre precificação de produto SaaS

Considerando essas questões sobre precificação de produto SaaS, separamos algumas dicas para te ajudar a potencializar a estratégia da sua empresa. Confira a seguir.

Pense no preço como o centro da estratégia de monetização

Por vezes, quando se pensa na monetização, o foco acaba sendo os meios de pagamento, as possibilidades de contratação e o preço acaba sendo um mero detalhe.

A ideia aqui é mudar a forma de elaborar a estratégia, pensando no preço como o ponto de partida que irá desdobrar os demais aspectos de monetização.

Preço é a porta de entrada do seu público

Ainda que existam diversos outros fatores que seus potenciais clientes irão avaliar na hora de decidir sobre seu produto, o preço sempre vai ser uma característica decisiva.

Por isso, repetimos aquela regra básica de qualquer artigo sobre marketing: conheça seu público de forma profunda e sistematizada. Assim, você poderá usar esses dados para desenvolver uma estratégia coerente.

Mostre seu preço

Preço bem estipulado aumenta a receita e se torna fonte de crescimento. É por meio do preço que o cliente tem condições de iniciar sua avaliação de custo x benefício. 

Por isso, seja transparente em relação ao seu preço. Não crie empecilhos para o seu consumidor ter acesso aos seus valores.

Segundo um levantamento feito pela SaaS Mag, mais de ¼ das empresas SaaS B2B não informam sua precificação em seus sites. Essa é uma falha que afasta clientes!

Conclusão

Agora que você sabe mais sobre precificação de produto SaaS, que tal colocar algo em prática na sua organização?

Procure avaliar qual desses aspectos ainda não está implementado na sua estratégia e comece a mudar já!

Confira mais conteúdos sobre SaaS em nosso blog.

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João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

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