Squad: o que é e como otimiza a produtividade

João Vallim

Conteúdo

O Squad é formado por equipes de trabalho com colaboradores de áreas distintas responsáveis por desenvolver projetos de forma autogerenciável. Caracterizados por atuarem com metodologias ágeis,  os Squads são uma forma de melhorar a produtividade, manter uma boa organização e ter fluxos de trabalho mais eficientes. 

Com a constante evolução dos modos de trabalho e da busca por um gerenciamento de qualidade, o Squad vem se tornando um grande aliado para a melhoria nos resultados, tanto em grandes empresas como em startups e SaaS.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre o que é o Squad e como essa forma de trabalho pode potencializar a produtividade do seu time. 

O que é Squad?

Squad ou sistema de time, traduzindo para o português “esquadrão”, tem referência na formação das unidades militares que são encaminhadas para locais de combate. Assim, é formado por times de trabalho multidisciplinares focados em objetivos comuns. 

O Squad surgiu na equipe interna do streaming de músicas Spotify, dado a necessidade que a plataforma tinha de gerir suas equipes devido seu rápido crescimento. 

O Spotify, que antes utilizava o framework Scrum, passou a adotar o Squad para manter bons resultados. Com isso, passou a ter um modelo de organização de trabalho orientado ao seu produto, com influência de algumas práticas ágeis e de autogestão em sua estrutura.

O Squad ideal é formado por times de até 8 pessoas. Isso porque é primordial manter uma boa comunicação e cooperação entre os colaboradores. Mas como organizar um Squad?

Como um Squad é organizado

Para iniciar um Squad, primeiro é preciso eleger um responsável pela coordenação da equipe. Essa pessoa não será necessariamente um líder formal, mas é quem fica de olho no andamento dos projetos de forma mais orgânica considerando o aspecto técnico/funcional. 

A partir daí, é preciso selecionar colaboradores com perfis que se encaixem de acordo com as necessidades do projeto e que não gerem conflitos internos.

Levando em conta como é o Squad, entenda que ele não deixa de ser um framework e que assim como outras metodologias, há equipes dentro dos seus processos. Dentre eles temos:

  • Chapters: grupos de pessoas de uma área em comum, como por exemplo todos os programadores de uma empresa.
  • Tribes: são todos os grupos de Squads que trabalham no desenvolvimento de um projeto.

Por exemplo: digamos que uma empresa tenha 3 produtos centrais – um software, um canal rentável no Youtube e uma plataforma de cursos EaD.

Essa empresa pode organizar os colaboradores envolvidos na gestão desses produtos em Squads. Ao invés de ter um setor de design, um de redação, um de programação, a empresa forma 3 squads, cada um direcionado a um produto. 

Assim, esses grupos menores terão profissionais de várias áreas, mas todos focados em conhecer melhor e aprimorar um produto só. Isso impacta na produtividade, como veremos a seguir.

Como o Squad melhora a produtividade

O Squad proporciona algumas melhorias importantes para uma organização, como por exemplo a qualidade do atendimento, qualidade dos produtos e serviços ofertados, assim como a otimização de entregas. 

Utilizar uma gestão por Squad traz um suporte ao crescimento do negócio e com isso algumas vantagens:

Agilidade e Produtividade

Por se tratar de equipes autônomas e com maior proximidade entre os profissionais do time, os processos são mais agilizados. 

Com essa forma de trabalho, onde todos trabalham juntos rumo ao mesmo objetivo, os processos não ficam parados em setores específicos. Isso porque as ações que dependem de mais de um setor são resolvidas de forma mais direta.

Com isso, a produtividade também é otimizada, já que se leva menos tempo para concluir tarefas. 

Equipes mais engajadas

Os projetos nessa metodologia ágil permitem um envolvimento mais ativo, onde os colaboradores têm acesso a todas as etapas de desenvolvimento. Isso torna mais perceptível ao time a colaboração e o papel de cada um dentro do projeto. 

Assim,  a equipe se torna mais engajada na busca do sucesso.

Equipes colaborativas 

Apesar de ser um método de trabalho autônomo, é preciso que haja colaboração entre cada pessoa de modo que cada função dentro do time seja reconhecida e valorizada.

Pensando nos objetivos, é somente através de equipes colaborativas que os membros do Squad vão enxergar sucesso nos resultados. 

Equipes capacitadas

Por fim, com toda a integração entre os colaboradores, é importante que cada membro compreenda a amplitude do trabalho, ou seja, como cada parte do Squad tem uma função e pode afetar o todo.

Com uma ampla visão do trabalho em Squads, os colaboradores se tornam mais capacitados ao passo que adquirem ao menos o conhecimento básico de cada função e do funcionamento de outras áreas. 

Antes de implementar o Squad no seu negócio, avalie se seu time está preparado para trabalhar de forma autônoma através de maneira autogerenciável. Afinal, as responsabilidades aumentam e caso sua equipe não esteja alinhada, a chance de ter problemas e cometer erros também aumentam. 

Outro ponto que deve ser analisado é se sua empresa se enquadra nesse modelo de trabalho. Lembre-se que é preciso ter vários colaboradores com skills específicos para montar o Squad. 

Acreditamos que toda empresa precisa otimizar suas atividades para crescer e produzir mais. Conheça o Focus NFe https://focusnfe.com.br/

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »