Código NCM: O que é e como configurar o Focus NFe

O código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) serve para classificar produtos comercializados pelas empresas.

O código NCM é composto por 8 digitos. Os códigos são classificados em Capí­tulos (dois primeiros digitos).

Para empresas que recolhem IPI ou mantém atividade comercial com empresas estrangeiras o código NCM completo (8 dígitos) é obrigatório. Para as demais empresas apenas o capítulo do NCM deve ser informado.

Para uma lista completa dos capítulos e códigos NCM acesse http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1095

No FocusNFe foi implementada uma forma de simplificar a alimentação do campo NCM para empresas que não precisam informar os 8 dígitos do código. Este tutorial explica como deve ser feita esta configuração.

Passo 1: Acesse o menu Administração -> Configurações Globais:

Código NCM | Focus NFe

Passo 2: Na Área “Preenchimento de NCM na tela de produto” selecione a opção mais apropriada, dentre as três descritas abaixo.

Código NCM | Focus NFe

Passo 2.1 (Nenhum): Neste caso o cadastro de produtos não irá mostrar o campo de NCM e sempre irá assumir o “Capí­tulo NCM padrão” selecionado nas configurações.

Código NCM | Focus NFe

Passo 2.2 (Somente Capí­tulo NCM): Esta opção é destinada a empresas que não precisam informar o código NCM completo mas que comercializam produtos contidos em diferentes capí­tulos do NCM. Neste caso o cadastro de produtos irá solicitar que o capí­tulo seja informado.

Código NCM | Focus NFe

 

Passo 2.3 (Somente Código de NCM): Esta opção é destinada a empresas precisam informar o código NCM completo para todos os seus produtos.

Código NCM | Focus NFe

Passo 3: Clique em Aplicar Configurações.

Código NCM | Focus NFe

Base de conhecimento: http://ajuda.acras.com.br/hc/pt-br/articles/206369283

O post Código NCM: O que é e como configurar o Focus NFe apareceu primeiro em Acras.