Empresas que trabalham com SaaS estão sempre em busca de novas funcionalidades e melhorias na qualidade do software que vendem. Essa não é exatamente uma novidade.
A melhoria da qualidade do software pode ser vista sob dois aspectos. Quando consideramos o cliente, pensamos em soluções para os seus problemas, seja aumentando a sua produtividade, sua eficácia ou diminuindo erros em seus processos. Já para o desenvolvedor, as melhorias dizem respeito à manutenção do software, facilidades para prover suporte técnico ou melhorias nos indicadores de conversão e/ou redução de cancelamentos.
Então, como aliar esses dois vieses e alcançar o êxito? Neste artigo trazemos algumas ideias neste sentido. Confira quais são elas!
Versionamento
Realizar o versionamento dos sistemas a cada versão entregue ao cliente é fundamental para ter controle. Perceba que essa prática vai além do simples armazenamento de código em um sistema de controle de versões. É recomendado que exista alguma forma de identificação da versão aliada a uma boa release note.
Este item é fundamental pois mantém o cliente informado dos novos desenvolvimentos, correções e melhorias e, ao mesmo tempo, facilita para o pessoal de suporte e customer success na investigação de problemas decorrentes das novas entregas do sistema.
Application Programming Interface (API)
A utilização de APIs é relevante para a melhoria do software uma vez que com pouco esforço é possível adicionar funcionalidades complexas em seu sistema. Existem inúmeros exemplos de APIs amplamente utilizadas no mercado, dentre elas podemos citar uma API de busca de CEP, APIs de Gateway de Pagamentos, API para emissão de documentos Fiscais e até mesmo sistemas inteiros que podem ser utilizados e ter seus dados alimentados por APIs, como por exemplo o Google DOCs para criação de documentos e planilhar, sistemas de CRM e vendas, sistemas de controle de tarefas e aí por diante.
O ponto fundamental aqui é que as APIs permitem que grandes funcionalidades sejam adicionadas ao sistema sem grandes ciclos de desenvolvimento e, por se tratarem de APIs amplamente utilizadas, a possibilidade de erros é bastante reduzida.
Personalização
A possibilidade de customizar o software como serviço é uma das grandes vantagens proporcionadas por essa modalidade — e essa também é uma das buscas dos clientes. Quanto maior for o potencial de personalização, melhor será a qualidade do sistema e mais satisfação sua empresa tende a oferecer ao usuário devido ao aumento aumento de valor.
Vale salientar que estamos falando de customizações pré-definidas e que podem ser configuradas para o cliente sem que novas versões ou desenvolvimentos específicos sejam realizados.
Indicadores-chave de desempenho (KPIs)
O monitoramento da performance é essencial para verificar os resultados apresentados pela equipe de TI e a qualidade do software propriamente dita. É importante que os KPIs para SaaS estejam relacionados aos objetivos estratégicos do negócio, mas também às necessidades dos interessados.
O ideal é voltar os instrumentos de mensuração para coleta, avaliação, geração de relatórios e respostas. Perceba que os KPIs também indicam potenciais riscos, que podem interferir na qualidade do sistema e na satisfação dos usuários.
Todas essas indicações ajudam a aprimorar a qualidade do software da sua empresa. No entanto, é sua função, como desenvolvedor, propor melhorias constantes e avaliar quais demandas dos clientes ainda precisam ser atendidas. Desse modo, você observa as tendências e consegue assegurar uma maior satisfação dos usuários.
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