Emissão do Cupom Fiscal no Ceará

João Vallim

Conteúdo

A emissão de cupons fiscais no estado do Ceará ocorre de forma mais complexa, do ponto de vista do desenvolvimento, se comparada com a utilização do SAT no estado de São Paulo. 


Enquanto no SAT convencional, para ser efetuada a comunicação com a sefaz, basta a utilização das dlls disponibilizadas pelos fabricantes dos equipamentos, no MFe é necessário o Driver de Comunicação Direta e em alguns casos, o Integrador Fiscal. 

O Driver de comunicação direta é disponibilizado pela SEFAZ-CE e serve como um software de monitoramento que informa a disponibilidade de comunicação com o equipamento MFe, número de cupons pendentes, status da rede,  etc. 

O Integrador fiscal também é disponibilizado pela SEFAZ-CE e consiste em um software middleware responsável por ser a ponte de comunicação entre a Aplicação Comercial e a Sefaz no que diz respeito a validação de pagamentos eletrônicos especificamente.
O método utilizado para comunicação com o Integrador Fiscal é o envio e recebimento de XMLs por diretórios de ‘input’ e ‘output’ configurados no Integrador.

Em caso de operação de venda, onde a forma de pagamento utilizada foi apenas ‘dinheiro’, a aplicação comercial utiliza diretamente a dll do MFe para fazer a emissão do cupom, da mesma forma estabelecida por SATs convencionais.

Já em uma operação de venda, onde a forma de pagamento ou uma das formas de pagamento, é por ‘cartão de crédito’ (pos ou tef), a SEFAZ-CE indica que seja feita a validação do pagamento de forma separada pelo Integrador Fiscal. Ou seja, é necessário primeiramente enviar o pagamento para SEFAZ através da troca de XMLs com o Integrador Fiscal. Ainda, após o confirmação de recebimento do pagamento, é necessário uma nova comunicação através do Integrador, via XMLs, para vincular o pagamento com o cupom fiscal emitido. Assim é entendido o fluxo de venda utilizando o MFe.

Os modelos de XMLs utilizados nas funções de emissão e cancelamento de cupons fiscais são os mesmos que usados comumente com os outros equipamentos SAT, assim como as funções de consulta a extração de logs.
Já no processo de validação de pagamentos eletrônicos, onde a troca de mensagens é feita por XMLs com o Integrador Fiscal, os modelos de documentos são exemplificados dentro do próprio Integrador, com exemplos e descrições dos campos opcionais e obrigatórios que são utilizados.

Apesar do Integrador Fiscal só ser utilizado nas operações de validação de pagamentos eletrônicos, a SEFAZ orienta que o mesmo esteja sempre ativo durante as operações fiscais da Aplicação Comercial. Já o Driver de Comunicação Direta é obrigatório,  sem o mesmo, não é possível estabelecer comunicação com o equipamento MFe.

Seguindo as indicações apresentadas pela SEFAZ-CE, o sistema da Acras NFe foi homologado com sucesso para atuar no Estado do Ceará.

Com isso, estamos aptos para a emissão de cupons fiscais através dos Módulos Fiscais Eletrônicos.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »