Como fazer o armazenamento de documentos fiscais de forma segura e eficiente?

Ludmila Ferreira

Conteúdo

O armazenamento de documentos fiscais é uma das obrigações tributárias exigidas pelo Fisco e, se não for cumprida, pode gerar problemas para a empresa.

Por isso, hoje vamos te explicar tudo sobre esse tema, para que você possa adaptar seu ERP e oferecer uma solução eficiente e segura para seus clientes. 

Neste artigo, vamos abordar o que é o armazenamento de documentos fiscais, sua importância e desafios, bem como a solução para esse processo.

O que é o armazenamento de documentos fiscais

Entender o que significa o armazenamento de documentos fiscais é essencial para qualquer negócio. Estes documentos, que contêm dados sensíveis, podem ser necessários para conferências e decisões futuras. 

Manter a guarda e organização destes documentos é uma etapa obrigatória prevista por lei. 

De acordo com o Código Tributário Nacional (CTN), o Código Civil e o Ajuste SINIEF 07/05, os emitentes devem arquivar esses documentos por pelo menos 5 anos e disponibilizá-los às autoridades fiscais, se solicitado.

Como é o processo de armazenamento

No processo de armazenamento de documentos fiscais, a responsável pela guarda dos mesmos é a empresa emissora. De forma que a maioria das vezes é realizada por gestores, contadores e colaboradores do setor. 

Além disso, de acordo com as legislações mais recentes, principalmente o Manual de Orientação do Contribuinte, a indicação é que esse armazenamento seja feito em formato digital, pois os documentos fiscais são todos eletrônicos.

Mas é válido lembrar que o volume de documentos fiscais emitidos pela empresa pode tornar esse processo mais ou menos complexo. Porém a digitalização e a automação dessa tarefa são soluções vantajosas.

A importância da guarda de documentos fiscais

Como já mencionado, o armazenamento de documentos fiscais é essencial. Vejamos alguns fatores que contribuem para essa importância.

  • É necessário para cumprir as exigências legais tributárias;
  • Uma forma de ter dados comprobatórios em fiscalizações da Receita Federal;
  • Proporciona organização e uma boa gestão;
  • Auxilia na realização do pagamento devido de tributos (no que diz respeito a prazo e valor corretos, sem duplicidade);
  • Evita multas, processos, suspensões e outros problemas ligados ao Fisco.

Mas como fazer um armazenamento seguro e acessível? Veja a seguir.

Armazenamento seguro de documentos fiscais

A tecnologia é uma grande aliada para fazer a guarda segura dos documentos fiscais, já que simplifica essa prática. Isso porque adotando opções como o armazenamento em nuvem, tem-se um processo muito mais otimizado e produtivo.

Além de seguro, o armazenamento em nuvem possui formas de evitar erros humanos, perdas e danos de arquivos, o que fica mais difícil com armazenamento físico. 

Outro ponto, é que o sistema cloud rompe a demanda de espaço, as limitações de espaço e tempo do acesso, garantindo uma guarda de dados e documentos de diferentes origens por meio da centralização de informações.

Com espaço para grande quantidade de informações, possui uma busca facilitada e salvamento automatizado. Isso tudo com uma gestão rápida e eficiente.

Conheça a solução para emissão e armazenamento de documentos fiscais da Focus NFe.

Picture of Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Reforma Tributária 2023: saiba o que é e quais são as mudanças
Contabilidade
Ricardo Acras

Reforma Tributária 2023: saiba o que é e quais são as mudanças

Sem dúvida, a reforma tributária é uma das pautas mais relevantes dos últimos tempos para quem possui uma empresa. Entre outros motivos, o projeto, aprovado pela Câmara dos Deputados em julho de 2023, promete substituir impostos, reduzir alíquotas de outros já existentes, além de implementar estratégias para estimular o crescimento econômico nacional.

Com a reforma tributária, estão previstas mudanças para consumidores e empresas, como a isenção tributária a empresas de pequeno porte e em produtos da cesta básica.

A seguir, trazemos todos os detalhes referentes à reforma tributária, quais pontos foram aprovados até o momento, próximos passos e impacto à economia brasileira.

Leia mais »
O que é sintegra
Contabilidade
Ludmila Ferreira

O que é o Sintegra?

Você sabe o que é Sintegra? O Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços é uma plataforma essencial para todos os contribuintes que emitem nota fiscal de produtos ou serviços e querem manter-se em dia junto ao Fisco.

Esse site é uma forma de controlar melhor a arrecadação de impostos. Garantindo a redução de irregularidades e a coleta adequada sobre as transações comerciais, em especial do ICMS.

Leia mais »
Mesa com calculadora, papéis e notebook
CTe
João Vallim

Documentos fiscais: tipos, importância e como automatizar

Existem diversos documentos fiscais que fazem parte da rotina de uma empresa. Muitos são obrigatórios por lei, independente do porte da organização.

Manter-se atualizado sobre quais são os tipos de documentos e a importância de cada um torna possível uma boa saúde fiscal e uma melhor gestão empresarial. Além disso, permite implementar formas otimizadas de automação.

Leia mais »