Código NCM: O que é e como configurar o Focus NFe

Ricardo Acras

Veja como configurar o Código NCM no Focus NFe.

Conteúdo

O código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) serve para classificar produtos comercializados pelas empresas.

O código NCM é composto por 8 digitos. Os códigos são classificados em Capí­tulos (dois primeiros digitos). Para empresas que recolhem IPI ou mantém atividade comercial com empresas estrangeiras o código NCM completo (8 dígitos) é obrigatório. Para as demais empresas apenas o capítulo do NCM deve ser informado. Para uma lista completa dos capítulos e códigos NCM acesse http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=5&menu=1095 No FocusNFe foi implementada uma forma de simplificar a alimentação do campo NCM para empresas que não precisam informar os 8 dígitos do código. Este tutorial explica como deve ser feita esta configuração. Passo 1: Acesse o menu Administração -> Configurações Globais: menu Administração -> Configurações Globais: Passo 2: Na Área “Preenchimento de NCM na tela de produto” selecione a opção mais apropriada, dentre as três descritas abaixo. Passo 2 menu Focus NFe Passo 2.1 (Nenhum): Neste caso o cadastro de produtos não irá mostrar o campo de NCM e sempre irá assumir o “Capí­tulo NCM padrão” selecionado nas configurações. Passo 2.2 (Somente Capí­tulo NCM): Esta opção é destinada a empresas que não precisam informar o código NCM completo mas que comercializam produtos contidos em diferentes capí­tulos do NCM. Neste caso o cadastro de produtos irá solicitar que o capí­tulo seja informado. Passo 2.2 Passo 2.3 (Somente Código de NCM): Esta opção é destinada a empresas precisam informar o código NCM completo para todos os seus produtos. Passo 2.3 Passo 3: Clique em Aplicar Configurações. Passo 2.3 Base de conhecimento: http://ajuda.acras.com.br/hc/pt-br/articles/206369283 O post Código NCM: O que é e como configurar o Focus NFe apareceu primeiro em Acras.
Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »
/nota-tecnica-2016-003
Nota Fiscal
Junior Muniz

Nota Técnica 2016.003: confira a nova tabela de NCM!

A Nota Técnica 2016.003, publicada em dezembro de 2016, é um documento fundamental para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Ela define a tabela de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e as Unidades de Medidas Tributáveis (Utrib) a serem utilizadas na NF-e.

Desde que foi lançada, a Nota Técnica 2016.003 passou por diversas alterações, a fim de atualizar a tabela de NCM e Utrib conforme as mudanças da legislação e as necessidades do mercado.

A seguir, abordamos em detalhes todas essas mudanças nas diferentes versões da Nota Técnica e quais códigos foram incluídos e excluídos do documento.

Leia mais »