Como cadastrar uma empresa e gerar os tokens no painel (v2) da Focus NFe

Welker Zigante

Conteúdo

Facilidade e transparência são alguns dos pilares da Focus NFe. Além de ter uma API robusta e documentação completa, facilitamos ao máximo o onboarding de novas empresas, e por isso o processo de cadastro pode ser feito de forma totalmente autônoma, sem a necessidade de um contato inicial e de toda aquela burocracia comercial comum em outros players. Afinal, além de deixar os planos abertos dentro do site, não cobramos taxa de setup, não temos período de fidelidade e liberamos 30 dias de testes sem compromisso.

Abaixo você confere um passo a passo de como cadastrar uma empresa emitente em nosso painel (v2) e como gerar os tokens necessários para testar nossa API.

Cadastro inicial no site

Para que possa ter acesso a nosso painel, é necessário efetuar um cadastro conosco. Isso pode ser feito diretamente em nosso site: https://focusnfe.com.br/cadastro/cadastro-api/

Após a etapa acima, vamos enviar uma mensagem de confirmação no e-mail cadastrado, onde o usuário poderá cadastrar uma senha e finalizar o processo inicial.

Como cadastrar uma empresa emitente

Com os dados de acesso em mãos, é necessário cadastrar uma empresa emitente em nosso painel para que que os tokens sejam gerados e testes possam ser feitos em nossa API.

Para isso, basta acessar o link https://app-v2.focusnfe.com.br/minhas_empresas/empresas ou acessar o menu de empresas dentro do painel da Focus NFe (01).

Dentro do menu de empresas, clique no botão “Adicionar Empresa” (01).

Após a etapa anterior, será possível incluir os dados da empresa que será cadastrada. Todas as informações cadastrais são relevantes, porém é de extrema importância o cadastro das informações abaixo:

  • (01) CNPJ
  • (02) Razão Social
  • (03) Informações de identificação
  • (04) Informações de contato
  • (05) Informações de endereço
  • (06) Documentos Fiscais que serão utilizados

Além disso, também é necessário o cadastro do certificado modelo A1 e senha.

Observação: É necessário cadastrar um CNPJ real com certificado digital modelo A1 válido.

Após criar a empresa, será possível acessar o token principal, token de produção e token de homologação.

Como consultar os tokens no painel da Focus NFe

Os tokens são necessários para realização dos testes na API da Focus NFe. Após o cadastro da empresa emitente, o processo para consulta dos tokens é bem simples pois disponibilizamos um menu exclusivo para isso.

No menu principal, acesse a opção “Painel API” (01). Isso também pode ser feito acessando a URL https://app-v2.focusnfe.com.br/painel_api/tokens

Dentro do menu “Painel API”, clique na opção lateral “Tokens” (01).

Nesta tela, é possível ver os tokens disponíveis para a conta e para cada empresa cadastrada.

  • (02) Token Principal Produção: Pode ser usado para emissão de notas no ambiente de produção produção e para o cadasto de empresas via API.
  • (03) Token Produção: Deve ser utilizado para emissões de notas no ambiente de produção, onde as notas possuem valor fiscal.
  • (04) Token Homologação: Deve ser utilizado para emissão de notas no ambiente de homologação, ambiente este voltado para testes onde as notas emitidas não possuem valor fiscal.

Pronto! Realizados todos os processos acima, você poderá dar sequência nos testes em nossa API usando nossa documentação.

Caso já tenha um cadastro e precise de ajuda, nosso time de suporte está à disposição no e-mail suporte@focusnfe.com.br.

Picture of Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

caminhões em fila na estrada
CTe
Egon Hilgenstieler

CTe: Qual sua função e como emitir?

O CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) é um documento fiscal digital utilizado por empresas que realizam serviços de transporte de cargas no Brasil. Sua emissão é obrigatória e tem como principal objetivo promover a segurança das cargas e otimizar a fiscalização.

No artigo de hoje explicamos o que é CTe, quais são as suas vantagens, diferenças em relação a outros documentos, assim como emitir e realizar operações corretamente. Confira!

Leia mais »
Contabilidade
Ricardo Acras

Entenda as formas de classificação fiscal para emissão de NF-e

A classificação fiscal serve para identificar mercadorias em vista de uma organização otimizada nos processos de produção, comercialização, importação e exportação. Por meio de uma série de códigos, os produtos são categorizados de acordo com suas características físicas, químicas, econômicas e de uso. Esse sistema é utilizado por governos em todo o mundo para fins de tributação, comércio exterior e estatísticas.

Logo, para garantir a emissão correta da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), é essencial entender quais são os códigos exigidos e suas especificações. Acompanhe o artigo de hoje e fique por dentro desse assunto.

Leia mais »
Nota fiscal denegada
Documentos fiscais
Luciano Romaniecki

Nota denegada: o que é, quando acontece e como evitar

A denegação da Nota Fiscal Eletrônica era um o processo em que a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) denegava a nota, não autorizando a realização das operações na qual ela se referia, por conta de irregularidades fiscais nos cadastros do emitente ou do destinatário.

No entanto, houve mudanças a respeito desse tema. Basicamente, o processo de denegação é eliminado para a NF-e (modelo 55) e é substituído pelo procedimento de rejeição.

Logo, é necessário que as empresas adaptem as suas operações fiscais. A seguir, trazemos tudo o que mudou e como se deve proceder no caso de sua nota fiscal ser rejeitada.

Leia mais »