Como exportar um certificado do tipo A1

Ricardo Acras

O certificado digital é um arquivo que contém informações sobre uma empresa — ou seja, serve como um “RG da organização”. Algumas de suas funções são assinar documentos online com validade jurídica, autenticar transações e emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e). Ele é emitido pela Autoridade de Certificação (CA) do governo brasileiro, cujo objetivo é garantir a segurança das transações feitas online. No texto de hoje, abordamos o que é o arquivo PFX e como fazer a exportação de certificado digital pelo navegador. Além disso, explicamos como utilizar o certificado na API da Focus NFe, caso você já seja ou se torne nosso cliente.

Conteúdo

O que é um arquivo PFX do certificado digital?

Basicamente, o pfx é a extensão de arquivo do certificado digital A1. Isto é, sempre que é emitido um certificado A1, a certificadora irá gerar um arquivo com esta extensão, que pode ou não ser guardado em seu computador ou em uma pasta. 

É ideal sempre fazer um backup do arquivo pfx bem como a sua senha, afinal, caso você perdê-lo, não poderá mais recuperá-lo, tendo que emitir um novo certificado digital com custos. 

Como exportar certificado digital A1 PFX?

A exportação de um certificado digital A1 para arquivos do formato PFX pode ser feita por meio de sistemas operacionais, navegadores e para outro computador.

A seguir, trazemos o passo a passo para exportar certificado digital A1. Ainda que geralmente essa exportação seja feita com uma chave privada do certificado, é possível fazer esse processo sem uma chave privada. Veja a seguir! 

Como exportar certificado digital A1 no MAC?

Antes de mais nada, é preciso possuir a senha do arquivo, que foi cadastrada durante o processo de emissão de certificado. Dito isso, siga as instruções abaixo: 

  1. Primeiramente, é necessário abrir o Acesso às Chaves que fica na barra da tela de seu computador;
  2. Selecione o certificado que deseja exportar com o botão direito do mouse e selecione “Exportar”;
  3. Selecione o local que deseja salvar na opção “Onde” e clique em “Salvar”;
  4. Crie uma senha para proteção da cópia e clique em “OK”;
  5. O sistema irá solicitar a senha de administrador do Mac. Após digitá-la, clique em “Permitir”; 
  6. O arquivo já vai estar com a extensão p.12 e pode ser importado para outras máquinas e pastas. 

Como exportar certificado digital A1 no Windows?

O passo a passo a seguir é baseado em operação no Windows 10, mas ele deve funcionar em outros sistemas operacionais. 

  1. Abra o Painel de Controle no seu Windows;
  2. Pesquise por “Certificado” e depois selecione a opção “Gerenciar Certificados de Usuário”;
  3. No gerenciador haverá várias pastas, é preciso buscar e abrir a pasta “Pessoal”, em seguida, abrir a pasta “Certificados”;
  4. Na lista de certificados localize qual é o seu. Em seguida, clique com o botão direito do mouse em cima dele e depois vá com o mouse até a opção do menu “Todas as tarefas” e, em seguida, clique na última opção “Exportar”; 
  5. Será aberta a janela do “Assistente para Exportação de Certificados”. Nessa primeira etapa, clique em “Avançar” no final da primeira página;
  6. Na etapa seguinte, você vai selecionar a opção “Sim, exportar a chave privada” e depois avançar novamente;
  7. Na próxima tela, será preciso marcar as opções abaixo como selecionadas:
  • incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível;
  • exportar todas as propriedades estendidas;
  • habilitar privacidade de certificados. 

Por fim, clique em “Avançar”;

  1. Nessa tela, é preciso selecionar a opção “Senha” e depois digitá-la, a fim de manter o certificado digital que será exportado seguro. Depois, clique em “Avançar”;
  2. Na tela, você escolherá o nome do arquivo e onde deseja que ele seja salvo. Para tanto, clique no botão “Procurar” e escolha a pasta de destino e o nome. Após terminar esses procedimentos, clique novamente no botão “Avançar”;
  3. Na tela de conclusão, é possível verificar onde o arquivo será salvo, bem como os detalhes do que você escolheu durante o processo; 
  4. Após revisar, clique em “Concluir” e o arquivo terá sido exportado;
  5. Valide se o arquivo realmente foi salvo para poder copiá-lo em um local seguro, pois ele servirá como um backup de seu certificado digital.

Como exportar um certificado digital A1 no Chrome?

  1. Acesse as configurações do navegador;
  2. Na tela seguinte, procure por “Certificados” e acesse a opção “Gerenciar certificados”;
  3. Na aba “Pessoal”, selecione o certificado a ser exportado e clique na opção “Exportar”; 
  4. Será aberta uma tela do “Assistente de exportação”. Siga os passos de exportação conforme orientações do assistente. É importante ter em mãos a chave privada do certificado para que a exportação seja garantida. 

Como exportar certificado A1 para outro PC?

Para realizar essa exportação, um dos pré-requisitos é possuir certificado digital e-CNPJ A1 válido instalado com permissão para exportação de chave privada. 

Caso você não tenha o certificado digital instalado, segue o passo a passo para a instalação do certificado com opção de chave privada:

  1. Selecione o local onde você deseja instalar o certificado;
  2. Insira a senha e marque as três opções de importação abaixo:
  • Habilitar proteção de chaves privadas fortes. Se habilitar essa opção, você será avisado sempre que a chave privada for usada por um aplicativo; 
  • Marcar esta chave como exportável. Isso possibilitará o backup ou o transporte das chaves posteriormente;
  • Incluir todas as possibilidades estendidas.
  1. Marcando essas opções, será possível exportar o certificado com a chave privada;
  2. Finalize a instalação do certificado e siga o tutorial de exportação. 

Para a exportação, siga as instruções abaixo: 

  1. Na barra de pesquisa do seu computador, busque por “Opções da internet” e selecione esta opção 
  2. Selecione a aba “Conteúdo”;
  3. Clique em “Certificados”; 
  4. Escolha o certificado digital da sua empresa;
  5. Clique em “Exportar”; 
  6. Marque a opção “Sim, exportar a chave privada”;
  7. Marque as opções: 
  • Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível;
  • Habilitar privacidade de certificados.
  1. Crie uma senha, que será adicionada na plataforma, para o certificado e anote-a para que você possa inseri-la no momento de upload de seu certificado;
  2. Escolha o local e salve o arquivo;
  3. Clique em “Concluir”;
  4. Finalize confirmando e clicando em “OK”.

Como exportar certificado digital A1 sem chave privada?

Em muitos casos, os clientes recebem a mensagem “não é possível exportar, erro de chave privada”, ou seja, ocorre um erro na tentativa de instalação do certificado digital do consumidor. 

Esse equívoco acontece porque não foi marcada a opção para exportar a chave privada durante a instalação inicial do certificado. Para resolver este problema, siga as instruções para localizar e instalar o certificado de novo. 

  1. Baixe o seu certificado digital novamente; 
  2. Enquanto o seu certificado foi baixado para seu computador, ele deve ser importado para um armazenamento de certificados antes que possa ser usado. Clique em “Iniciar” e digite o número do pedido de certificado para pesquisar programas e arquivos; 
  3. Clique direto sobre o certificado e clique em “Instalar PFX”; 
  4. Você será guiado por meio do Assistente para importação de certificados. Clique em “Avançar” para iniciar a importação;
  5. A próxima tela solicita que você selecione o arquivo que você deseja importar; 
  6. A tela seguinte solicita a seleção do arquivo a ser importado. O arquivo correto deve ser puxado automaticamente, mas você pode procurar outro, se necessário. Clique em “Avançar” assim que tiver o arquivo correto selecionado;
  7. Digite a senha da chave privada. Esta senha foi criada quando foi feito o download do certificado. Veja entre as seguintes opções:
  • Marcar esta chave exportável;
  • Incluir todas as propriedades estendidas — este irá transitar todos os detalhes importados durante a importação.

Clique em “Avançar”;

  1. Deixe o “Assistente para importar certificados” determinar o melhor local para instalação; 
  2. Clique em “Avançar” e, logo após, em “Concluir”.

A Focus NFe utiliza o certificado A1?

Sim. Inclusive, para poder emitir notas fiscais com a API da Focus NF-e, é necessário ter o modelo A1. 

Clientes da Focus NF-e podem adquirir o seu certificado digital em qualquer certificadora do mercado que ofereça o modelo A1. 

A seguir, damos o passo a passo para exportar o seu certificado digital a1. 

  1. Em seu navegador, acesse o menu “Ferramentas” > “Opções da internet”;
  2. Nessa tela acesse a aba “Conteúdo”. Nela, clique no botão certificados; 
  3. Serão exibidos os certificados instalados em sua máquina. Clique sobre o nome da empresa cujo certificado deseja exportar. O nome deverá ficar com fundo azul. Em seguida, clique no botão “Exportar”;
  4. O assistente de exportação será iniciado. Clique em “Avançar”;
  5. Selecione a opção “Sim, exportar a chave particular” e clique em “Avançar”.;
  6. Na tela seguinte, deixe as opções conforme a imagem e clique em “Avançar”; 
  7. Digite a senha do certificado, confirme e clique em “Avançar”;
  8. Escolha um nome e um local para o arquivo ser gravado e clique em “Salvar”. Depois, em “Avançar”;
  9. Confira o nome do arquivo escolhido e clique em “Avançar”;
  10. Clique em “Concluir” e a exportação será realizada;
  11. Envie o arquivo do certificado via Painel da API ou pela API de Empresas e, em caso de dúvidas, entre em contato com nosso suporte pelo e-mail suporte@focusnfe.com.br.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossos recursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe!

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Saiba como consultar as notas fiscais emitidas para seu CNPJ pela Sefaz e descubra uma forma ainda mais simples de consultá-las!
Documentos fiscais
Douglas Pinheiro

Como consultar as notas fiscais emitidas para meu CNPJ?

Uma das perguntas mais comuns entre donos de empresas é como fazer consulta de nota fiscal para seu CNPJ. Isso porque essa averiguação é essencial para garantir a segurança do negócio.

Afinal, a consulta de nota fiscal é importante para manter o SPED Fiscal em dia, proteger a organização contra fraudes, acompanhar as transações, avaliar fornecedores, entre outras atividades importantes.

Especificamente sobre a segurança e as fraudes, empresários têm a consciência que estão sujeitos a sofrer esse tipo de situação, sobretudo em relação à emissão de notas fiscais falsas, também conhecidas como notas frias, basicamente, documentos ilegais que alguém emite para seu CNPJ sem que você, de fato, tenha efetuado determinada operação.

Por isso, o tema de consulta de notas fiscais emitidas em relação ao CNPJ é de suma importância. No artigo a seguir, trazemos as principais questões a respeito do assunto, como a emissão e a consulta a notas emitidas contra o seu CNPJ.

Leia mais »
Armazenamento na nuvem é seguro?
SaaS
Ricardo Acras

Precificação SaaS: saiba o que é, modelos e como fazer

A precificação SaaS é um desafio que vai além das estratégias tradicionais. Nesse modelo de negócio, o preço não depende apenas de custos operacionais, mas também de fatores como o valor percebido pelo cliente e a competitividade no mercado.

A forma como o preço de um produto ou serviço é calculado afeta uma empresa em inúmeros aspectos, já que impacta diretamente seu faturamento.

Neste artigo, vamos falar sobre os principais modelos de precificação SaaS e como evitar erros comuns na hora de escolher a melhor abordagem para o seu negócio.

Leia mais »
Saiba o que é Low Code e entenda para que serve e como funciona. Confira os benefícios, desafios e exemplos dessa forma de desenvolvimento.
Tecnologia e API
Debora Sandi

O que é Low Code e como funciona? Veja os benefícios!

O Low Code é uma forma de desenvolvimento que permite criar aplicativos e automatizar processos de forma intuitiva, utilizando pouco ou nenhum código.

Com plataformas deste tipo, é possível compilar aplicativos de maneira mais rápida e eficiente, eliminando a necessidade de linguagens de programação complexas e permitindo um desenvolvimento mais objetivo e acessível.

No artigo de hoje entenda o que é o Low Code, como funciona e quais são os seus benefícios.

Leia mais »