Como melhorar a tomada de decisão?

João Vallim

Conteúdo

Fazer escolhas nem sempre é fácil. Isso se torna ainda mais complexo quando tratamos da tomada de decisão em uma organização.

Para conduzir uma empresa com qualidade, são diversos os aspectos que precisam ser definidos, desde a determinação da estratégia até a aplicação prática das ações.

Mas como é possível melhorar esse processo de tomada de decisão?

No artigo de hoje, vamos destacar a importância de se preparar para esse momento, apresentando técnicas úteis para te ajudar a decidir com clareza e confiança.

A importância da tomada de decisão

Tomar decisões é a forma como definimos o caminho a ser seguido. Isso se aplica tanto na condução de uma organização como na vida pessoal.

Uma decisão tomada hoje pode impactar nos objetivos de curto, médio ou longo prazo. Por isso, é preciso estabelecer critérios eficientes que levem a escolhas coerentes e produtivas.

É preciso também lembrar que as escolhas envolvem aspectos racionais e emocionais. Mesmo tratando-se de decisões de gestão, é possível que a emoção impacte na hora de decidir.

Com isso em mente, faz sentido afirmar que um bom gestor deve se preparar para fazer escolhas. Conhecimentos sobre priorização de atividades, organização de tarefas e o próprio processo decisório são conhecimentos essenciais para melhorar a gestão.

Dicas para melhorar a tomada de decisão

Existem diversas ferramentas e técnicas que podem auxiliar na tomada de decisões. Separamos algumas dicas valiosas, confira a seguir.

Use a Matriz GUT

Uma ferramenta que pode ajudar a tomar decisões sobre ações empresariais é a Matriz GUT.

O objetivo desse modelo de análise é determinar quais as ações prioritárias com base em três aspectos: Gravidade, Urgência e Tendência.

A proposta dessa ferramenta é listar os principais problemas que a empresa enfrenta e verificar como se classificam em relação a essas três características:

  • Gravidade: Verifica quão grave será o impacto desse problema, seja no aspecto financeiro, de gestão ou outros objetivos da empresa.
  • Urgência: Trata do fator temporal, verificando o prazo que se tem disponível para que a questão seja solucionada.
  • Tendência: Analisa o potencial que esse problema tem de se tornar ainda pior, verificando se isso acontece lenta ou rapidamente.

Com base nessa análise, é possível tomar a decisão de qual problema deve ser atacado primeiro, de modo que a sua solução desencadeie um processo positivo para a organização.

Acelere o processo

A matriz GUT deixa claro que demorar para por uma ação em prática pode piorar o cenário. Por isso, agilizar a tomada de decisão é essencial.

Mas acelerar não significa pensar menos, mas sim de forma mais eficiente.

Segundo a especialista em gestão de tempo Elizabeth Saunders, três passos podem ser aplicados para otimizar o seu tempo na hora de tomar uma decisão:

  • Esclareça a decisão: Se você não sabe exatamente o que precisa ser decidido, o processo se estende ainda mais. Por isso, procure inicialmente esmiuçar a questão, deixando claro qual é a resposta que precisa ser definida.
  • Explore as possibilidades: Nem tudo pode ser resolvido com respostas simples, como sim ou não. Aqui entra a importância de gerar o máximo de alternativas possíveis para resolver o problema. Coloque sua criatividade em ação!
  • Marque um horário para tomar a decisão: Tomar uma decisão é uma tarefa como qualquer outra. Se não for definido um horário, um prazo para ser realizada, as chances de ser adiada indefinidamente é bem maior.

Escolha uma tática 

Depois de aprimorar a velocidade da sua tomada de decisão, é preciso escolher os critérios básicos que irão contribuir para a escolha.

Saunders destaca algumas táticas que você pode aplicar conforme fizer mais sentido em suas práticas pessoais. São elas:

  • Tome por base os seus valores: Nossos valores pessoais impactam (e muito) na hora de decidir. Ser firme naquilo que acredita pode tornar a seleção de ideias mais simples, sempre alinhada com propósitos maiores.
  • Converse sobre o problema: Trocar ideias com pessoas que passam por problemas parecidos ou até mesmo de outras áreas pode potencializar a geração de alternativas. Aqui vale pedir conselhos também.
  • Faça testes: Sem colocar uma solução à prova, não é possível ter certeza se aquilo será eficiente ou não. Procure meios de testar suas possibilidades, buscando aprender com  o processo.
  • Perceba as suas expectativas: Sempre que fazemos algo, temos uma expectativa de resultado. Avalie se o resultado que você espera está alinhado com a decisão que você está tomando. 

Confira mais conteúdos sobre documentos fiscais e SaaS em nosso blog.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »