Categoria: Nota Fiscal

Nota Técnica 2023.005: Evento Insucesso na Entrega da NF-e
Nota Fiscal
Egon Hilgenstieler

Nota Técnica 2023.005: Evento Insucesso na Entrega da NFe

A Nota Técnica 2023.005, publicada em dezembro de 2023, representa um grande avanço na gestão de entregas da NFe. Com a implementação dos eventos de Insucesso e Cancelamento na Entrega, essa NT moderniza e simplifica o processo, trazendo benefícios para todos os envolvidos.

Seu objetivo é registrar as operações de transporte que ocorreram, mas não puderam ser concluídas devido a razões como recusa do destinatário ou sua não localização, impedindo a realização da entrega da mercadoria ao destinatário.

Assim, essa nota técnica permite que problemas ocorridos na entrega sejam registrados na NFe, por meio de um evento fiscal. Por exemplo, a NT possibilita que o remetente registre a cobrança da entrega da mercadoria e os motivos que impediram a conclusão bem-sucedida do serviço.

Acompanhe o artigo de hoje para entender mais sobre o assunto.

Leia mais »
Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »
Nota Técnica 2021.003: validação e obrigatoriedade do GTIN
Nota Fiscal
Jéssica Brito

Nota Técnica 2021.003: validação e obrigatoriedade do GTIN

A Nota Técnica 2021.003 é responsável por implantar validações que definem regras a varejistas em seu dia a dia, como o uso do código de barras em transações comerciais.

A seguir, trazemos a importância deste documento, a sua importância em operações comerciais e as diferentes mudanças nas variadas versões do documento.

Leia mais »
NFC-e em contingência: o que é, como funciona e como emitir
Nota Fiscal
Junior Muniz

NFC-e em contingência: Como emitir e detalhes para aprovação

A NFCe em contingência torna possível a emissão de notas fiscais sem interrupções, mesmo com problemas técnicos, garantindo a fluidez do seu negócio em qualquer situação.

Desenvolvida para substituir a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor modelo 2 e o Cupom Fiscal emitido pelo Emissor de Cupom Fiscal, a NFCe é uma alternativa de emissão quando há instabilidade na comunicação com a SEFAZ.

Acompanhe o texto de hoje, entenda o que é, como funciona e como emiti-la

Leia mais »
Recibo Provisório de Serviços (RPS): o que é e como emitir online
Nota Fiscal
João Vallim

Recibo Provisório de Serviços (RPS): o que é e como emitir online

O Recibo Provisório de Serviços é essencial para a emissão de notas fiscais das empresas, independente da área de atuação.

Em situações onde ocorre a falta de conexão com a internet e a emissão da Nota Fiscal de Serviço eletrônica fica inviável, este documento é utilizado como um equivalente temporário para aqueles clientes que não podem aguardar a emissão da NFSe.

No entanto, é preciso que o RPS seja transformado em documento fiscal dentro dos prazos previstos no regimento de cada município.

Assim, desenvolvedores e gestores das empresas precisam saber como funciona essa dinâmica e estar atentos às particularidades dos documentos fiscais. Acompanhe o artigo de hoje e entenda o que é o Recibo Provisório e como emiti-lo de forma online.

Leia mais »
Nota fiscal denegada
Nota Fiscal
Luciano Romaniecki

Nota denegada: o que é, quando acontece e como evitar

A denegação da Nota Fiscal Eletrônica é o processo em que a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) denega a nota, não autorizando a realização das operações na qual ela se refere. Isso acontece quando há irregularidades fiscais nos cadastros do emitente ou do destinatário.

Notas fiscais denegadas, ao contrário do que muitos pensam, não é o mesmo que nota fiscal rejeitada. Mas quais são essas diferenças?

A seguir, explicamos detalhadamente sobre as notas fiscais denegadas, além dos principais casos de rejeição deste tipo de evento fiscal, entre outros tópicos.

Leia mais »