Para vender SaaS é preciso desenvolver estratégias que otimizem a aquisição e fidelizem clientes.
Já falamos sobre que é SaaS aqui no blog. Esse sistema proporciona comodidade aos usuários, tanto por possuir processos mais simples como por suas atualizações que ocorrem automaticamente.
Levando em conta que as vendas passam por etapas, no SaaS as principais permeiam a aquisição do serviço pelo cliente e a forma de pagamento.
Mas você sabe como tornar suas vendas mais efetivas?
No artigo de hoje vamos trazer pra você algumas dicas de como vender Saas com mais estratégia, de maneira que traga mais resultados.
Dicas para vender SaaS
Quando se trata de aumentar o volume de vendas e a conquista de clientes, existem diversas maneiras de chegar com mais facilidade no público e fidelizá-lo. Mas como isso se dá no mundo SaaS?
Bom, existem várias estratégias e ferramentas que podem te auxiliar nesse processo. Podemos pensar em algumas alternativas como: teste gratuito, marketing digital, personalização de serviços, otimização do pagamento, análise de dados.
Vejamos uma a uma.
Teste gratuito
O Free Trial ou teste gratuito, é uma das maneiras mais utilizadas para dar aos usuários uma pequena experiência em relação ao serviço.
Ou seja, os clientes terão acesso a alguns recursos do seu SaaS de maneira que possam verificar como funciona e ter acesso às facilidades que a ferramenta proporciona.
Além de ser uma das maneiras de reter clientes, também pode te ajudar a medir a quantidade de conversão, tornando-se uma forma de análise das vendas.
Porém, é importante ressaltar que o período de duração do teste gratuito deve ser definido com precisão. Isso porque períodos de testes muito curtos não geram uma experiência mínima, enquanto muito longos podem fazer com que o cliente perca o interesse em comprar.
Outro fator importante para essa alternativa é desenvolver tutoriais e deixar disponível chats para dúvidas. Dessa forma, a experiência do usuário é otimizada já no período de teste gratuito.
Marketing Digital
O Marketing digital é um grande auxílio para a maioria das empresas e para vender SaaS não é diferente.
Entretanto, antes de embarcar nas soluções que o marketing proporciona, é preciso ter em mente qual é o seu público alvo. Quais são seus comportamentos, onde ele está presente, como achá-lo e entre outros fatores.
Com as características do seu público bem definidas, aí sim você pode direcionar seus esforços para conquistá-lo.
Uma das soluções é a produção de conteúdo, tanto para redes sociais como artigos para o Blog da sua empresa.
As redes sociais têm sido uma porta para estreitar o relacionamento com os clientes e por vezes fazer com que os clientes se tornem propagadores e fãs. Essa é uma forma de promover engajamento e alcançar maior visibilidade.
Já os artigos para blog são uma forma de gerar conteúdos rastreáveis, ou seja, formas de ser encontrado pelos mecanismos de busca. Mas nesse caso, lembre-se de diversificar o conteúdo gerado para que permaneça atrativo ao seu público.
O Marketing digital é um investimento de baixo custo que traz bons resultados quando planejado e administrado adequadamente.
Personalização de serviços
A personalização é uma das chaves para tornar seus clientes fiéis. Afinal, qual a pessoa que não gosta de sentir que tem um serviço feito especialmente para ela?
No SaaS essa também é uma oportunidade.
Oferecer soluções e ferramentas que vão ao encontro de necessidades e características específicas de cada cliente faz toda a diferença.
Atentando-se ao perfil do seu público e em quais são seus comportamentos e escolhas, é possível disponibilizar soluções mais personalizadas e garantir um maior retorno em vendas.
Otimização de pagamento
Apesar de parecer evidente a necessidade de um pagamento facilitado, é preciso enfatizar que você deve ter disponível diversas formas de pagamento. De maneira que as transações sejam otimizadas e permitam que o cliente se sinta mais instigado a comprar.
Ter opções seguras e rápidas de pagamento é uma estratégia que facilita a vida do cliente e aumenta as chances de adesão, uma vez que dá liberdade para escolher a forma mais cômoda para comprar.
Análise de dados
E chegamos a nossa última dica desse artigo: a análise de dados.
Todo negócio deve prezar por analisar os dados de suas vendas para entender as razões pelas quais seus clientes compram ou deixam de comprar.
Essa é uma estratégia que permite gerar novas ideias de modo a mudar processos e abordagens que visam aumentar as vendas.
Aqui vale considerar tanto dados internos da organização (como número de vendas, clientes, etc) como informações externas (preços dos concorrentes, alterações no mercado, etc).
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