NF3e PIX e sua obrigatoriedade na conta de luz

Ludmila Ferreira

Conteúdo

A NF3e Pix é mais um recurso que facilita o pagamento da conta de luz. 

Essa opção se tornou disponível recentemente, após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar a inserção do Pix como forma de pagamento obrigatório na fatura dos clientes.

Assim, todos os clientes das redes de energia elétrica do país podem utilizar este sistema de transferência instantânea. 

Acompanhe esse artigo para entender mais sobre o NF3e PIX e a sua obrigatoriedade na conta de luz.

NF3e PIX obrigatório

Com esse novo requisito nas faturas de energia, as operadoras terão um prazo de 120 dias após a publicação da medida no Diário Oficial da União para colocar em prática esta exigência. 

Cabe lembrar que as outras formas de pagamentos como códigos de barras, fatura bancária e débito automático permanecem válidos e o Pix será apenas mais uma opção. Portanto, para uma operadora exigir o pagamento apenas nessa modalidade, primeiro terá que ter o consentimento do cliente.

Como funciona o NF3e

O QR Code será colocado junto ao código de barras da NF3e de forma que o pagamento pode ser feito de modo mais simples pelo próprio celular. 

Vantagens do PIX na NF3e

A redução de custos para os fornecedores de energia é uma das principais vantagens. Visto que a inserção do QR Code é mais barata do que a de um código de barras.

Outro fator é que os consumidores têm à mão um pagamento facilitado que faz transferências instantâneas que diminuem problemas de demora nas operações.

Como fazer a emissão eficiente de NF3e

Primeiro, é preciso estar atento aos prazos para a inserção do Pix nas faturas, assim fica mais fácil preparar-se para fazer os ajustes necessários e adequar-se às obrigatoriedades com antecedência. 

Outro fator importante é ter acesso a um emissor de NF3e eficiente. Contar com ferramentas que processam documentos eletrônicos com rapidez e segurança faz toda a diferença.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!
Converse já com a nossa equipe: https://focusnfe.com.br/contato?utm_campaign=textoctablog

Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »