NF3e PIX e sua obrigatoriedade na conta de luz

Ludmila Ferreira

Conteúdo

A NF3e Pix é mais um recurso que facilita o pagamento da conta de luz. 

Essa opção se tornou disponível recentemente, após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar a inserção do Pix como forma de pagamento obrigatório na fatura dos clientes.

Assim, todos os clientes das redes de energia elétrica do país podem utilizar este sistema de transferência instantânea. 

Acompanhe esse artigo para entender mais sobre o NF3e PIX e a sua obrigatoriedade na conta de luz.

NF3e PIX obrigatório

Com esse novo requisito nas faturas de energia, as operadoras terão um prazo de 120 dias após a publicação da medida no Diário Oficial da União para colocar em prática esta exigência. 

Cabe lembrar que as outras formas de pagamentos como códigos de barras, fatura bancária e débito automático permanecem válidos e o Pix será apenas mais uma opção. Portanto, para uma operadora exigir o pagamento apenas nessa modalidade, primeiro terá que ter o consentimento do cliente.

Como funciona o NF3e

O QR Code será colocado junto ao código de barras da NF3e de forma que o pagamento pode ser feito de modo mais simples pelo próprio celular. 

Vantagens do PIX na NF3e

A redução de custos para os fornecedores de energia é uma das principais vantagens. Visto que a inserção do QR Code é mais barata do que a de um código de barras.

Outro fator é que os consumidores têm à mão um pagamento facilitado que faz transferências instantâneas que diminuem problemas de demora nas operações.

Como fazer a emissão eficiente de NF3e

Primeiro, é preciso estar atento aos prazos para a inserção do Pix nas faturas, assim fica mais fácil preparar-se para fazer os ajustes necessários e adequar-se às obrigatoriedades com antecedência. 

Outro fator importante é ter acesso a um emissor de NF3e eficiente. Contar com ferramentas que processam documentos eletrônicos com rapidez e segurança faz toda a diferença.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!
Converse já com a nossa equipe: https://focusnfe.com.br/contato?utm_campaign=textoctablog

Picture of Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »