O estado da arte, Javascript

Yuri Corredor

Conteúdo

Todo final de ano, uma pesquisa é realizada com desenvolvedores para entender o estado atual do JavaScript. Como o ambiente de desenvolvimento é dinâmico (acho que até demais), é importante estarmos atentos às tendências e evoluções da tecnologia.

Estou trazendo esse e-mail para avaliarmos se estamos seguindo as tendências mais relevantes e utilizando tecnologias e frameworks bem mantidos. É importante nos mantermos atualizados em relação à isso. Não devemos basear nossas escolhas apenas em nossas preferências pessoais. Se quiserem conferir os resultados da pesquisa, o link é esse: https://2022.stateofjs.com/

No momento, estamos dando um passo importante ao migrar nosso aplicativo web de Ember para React. É inegável que React é o framework mais utilizado, seguido por Angular e Vue.js. Além disso, também estamos observando o crescimento do interesse e retenção pelos frameworks Svelte e Solid.js.

Quanto ao Ember, posso dizer que é um framework com uma base de usuários menor em comparação com outros frameworks, como React e Angular. A pesquisa recente mostra que a maioria dos desenvolvedores não tem uma opinião muito positiva sobre ele.

Usage:

Interest:

O meu gráfico preferido, que resume bem o estado das bibliotecas, é esse:

No início desse ano, tomamos uma decisão estratégica importante ao iniciar a migração para o TypeScript. Como o ambiente do browser é dinâmico e imprevisível, a utilização de uma ferramenta como o TypeScript pode nos ajudar significativamente na identificação e resolução de bugs. Além disso, é interessante observar como a comunidade de desenvolvedores tem adotado cada vez mais o uso do TypeScript em relação ao JavaScript puro.

Outras tendências que confirmam as escolhas estratégicas que estamos fazendo incluem: o uso do Next.js como framework de renderização no lado do servidor, o uso do Electron para desenvolvimento de aplicativos multiplataforma (Mobile/Desktop), e o uso de bibliotecas de teste de qualidade como Jest e Testing Library. Estas tendências nos indicam que estamos seguindo caminhos que são amplamente adotados pela comunidade de desenvolvimento, e nos dão a segurança de que estamos fazendo escolhas tecnológicas sólidas e bem fundamentadas.

É verdade que nem toda escolha popular é necessariamente a melhor opção. Devemos utilizar as tendências como um indicativo, mas também considerar outros fatores, como a performance, escalabilidade, e segurança. Um exemplo de uma escolha não tão acertada, que é bem representada por pesquisas e gráficos, é o uso do Framework Express (que eu particularmente adoro usar). Apesar de ser uma escolha popular, há críticas sobre sua performance e escalabilidade. É importante estar sempre buscando alternativas e avaliando se elas são a melhor opção para o projeto.

Frameworks como Express e Rails são amplamente utilizados, mas não são conhecidos por suas performances excepcionais. Em projetos que exigem alta performance e escalabilidade, é importante avaliar outras opções ou considerar o uso de soluções complementares para melhorar a performance. Segue o link para um ranking que avalia a performance de vários frameworks, nele você pode encontrar uma descrição detalhada de como os dados são calculados e interpretados: https://www.techempower.com/benchmarks/#section=data-r21.

Vamos continuar nos atualizando para garantir que estamos sempre utilizando as tecnologias mais adequadas para os nossos projetos.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »