Quais as diferenças entre um agente de registro e um indicador de certificados digitais?

João Vallim

Conteúdo

O agente de registro, assim como o indicador de certificados digitais, podem auxiliar quem precisa emitir o certificado digital.

No entanto, existem diferenças entre essas duas opções no que diz respeito ao que elas podem oferecer ao cliente e em como elas se relacionam junto às agências de registro. 

Acompanhe o artigo de hoje e saiba quais as responsabilidades, as particularidades e as vantagens de cada função.

O que é agente de registro?

Agentes de registro são os responsáveis por garantir a confiabilidade e a segurança de um certificado digital.

Esses profissionais são o primeiro contato dos clientes que desejam emitir esse documento. 

Isso os torna essenciais para a garantia de um processo transparente e uma validação confiável da identidade do cliente.

Um agente de registro carrega grandes responsabilidades, uma vez que precisa confirmar que os dados e as informações repassadas pelo cliente são verdadeiras. São munidos até mesmo de aplicativos para auxiliar nessa validação.

Outra responsabilidade que lhe é atribuída, é a aplicação dos protocolos do certificado digital. Esses protocolos dão a segurança necessária tanto para o solicitante, como para aqueles que vão receber o certificado como identificador e autenticador do cliente.

Se você ainda não sabe muito bem o que é certificado digital e como a sua emissão é feita, leia nosso artigo Certificado Digital: o que é, para que serve e como emiti-lo?

Funções de um agente de registro

Antes de mais nada, é bom ressaltar que para ser um agente de registro é preciso ser credenciado por uma Autoridade de Registro (AR). Logo, para ser credenciado é preciso realizar um curso para atender às regras do ICP-Brasil. 

Dito isso, algumas das funções exercidas pelo agente de registro são:

  • Realizar a validação ou a revogação das informações fornecidas pelo cliente
  • Intermediar os serviços entre Agência de Registro e o cliente
  • Conferir e garantir a autenticidade das informações
  • Acompanhar os clientes nas coletas de biometria e foto

Vantagens em ser um agente de registro

Devido a demanda do mercado digital e tecnológico, ser um agente de registro pode ser um diferencial. Isso porque revender certificados pode vir a ser parte dos serviços oferecidos pela sua empresa, o que gera aumento do faturamento.

O que é indicador de certificado?

Enquanto o agente de registro é o intermediário entre clientes e agências, o indicador é quem conduz os clientes para as agências de registros, guiando por todo o processo até passar pelo agente.

Geralmente o indicador opera em parceria com as unidades certificadoras, permitindo que ele mesmo faça a indicação para a emissão do certificado digital. 

No caso do indicador, não é necessário passar por um credenciamento como o agente de registro. Isso possibilita que a cada venda feita ele ganhe uma bonificação por indicar clientes.

Leia também: Como ter um certificado digital?

Funções de um indicador de certificado

Para ser um indicador, não são necessários qualquer tipo de cursos, treinamentos ou credenciamentos, apenas basta ter bom relacionamento e parcerias com certificadores. 


Assim como as exigências para ser indicador são menores do que para ser um agente, as suas funções também são mais restritas. Algumas delas são:

  • Orientar o cliente em relação a documentação necessária
  • Auxiliar no agendamento da videoconferência

Vantagens em ser um indicador de certificado

A demanda por certificação digital é alta e isso traz algumas possibilidades para os indicadores. 

Uma delas é se tornar parceiro de empresas que executem esse trabalho, como por exemplo escritórios de contabilidade e empresas de tecnologia de softwares.

Essas possibilidades de parcerias permitem uma oferta de serviços mais completos, abrindo oportunidade para a fidelização dos seus clientes.

Diferenças entre um agente de registro e um indicador de certificados digitais

Tanto o agente como indicador conseguem que o cliente emita o certificado digital. A diferença está na formação de cada um, já que o agente passa por um procedimento mais exigente.

Essa qualificação mais rigorosa acontece porque esse profissional tem que garantir a confiabilidade do certificado. Enquanto que o indicador apenas precisa recomendar a aquisição e indicar uma entidade certificadora com registro próprio.

Assim, no que diz respeito ao retorno financeiro, o indicador tem um retorno mais imediato de seus esforços. Ao fazer parcerias e ganhar por indicações de vendas, passa na frente do agente que além de todo o serviço de intermediar, tem mais pré-requisitos para sua formação.

Mas seja como agente de registro, seja como indicador, o mercado da certificação digital traz oportunidades para aqueles que pretendem ter maior renda.

Conheça as soluções para emissão de Notas Fiscais da Focus NFe.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?
Tecnologia e API
Cesar Nocrato

API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?

A API para SAT foi desenvolvida para facilitar a comunicação entre sistemas de gestão e o Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais eletrônicos (CF-e SAT) em São Paulo. Essa interface permite a emissão, autenticação e envio de cupons fiscais de forma automatizada, garantindo conformidade com a legislação tributária vigente.

Com a descontinuação do SAT a partir de 2026, entender como se adaptar às novas regras é essencial para empresas que ainda utilizam esse modelo. Hoje vamos falar mais sobre esta API, assim como as informações essenciais para fazer uma boa transição.

Acompanhe!

Leia mais »
Entenda o que é NCM e o que significa cada número do código. Aprenda também a consultar e definir o NCM de seus produtos!
Contabilidade
Jaciara Santana

O que é NCM? Confira como consultar e tabela atualizada!

Saber o que é NCM é essencial para as empresas envolvidas em transações comerciais internacionais, tanto para importação quanto exportação. Isso porque a utilização da NCM é obrigatória em notas fiscais eletrônicas, tornando-se indispensável para documentos comerciais.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias. Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Leia mais »
SaaS
João Vallim

O que é SaaS, para que serve e quais são as vantagens?

Você sabe o que é SaaS? O termo vem da expressão em inglês Software as a Service e é um serviço de computação em nuvem que dá acesso a softwares e soluções tecnológicas por meio da internet.

Com o SaaS, empresas podem disponibilizar serviços sem a necessidade de instalar programas e/ou fazer manutenção de hardwares e softwares. Isso porque ao se manter online, os recursos são facilmente acessados, uma vez que ficam hospedados no servidor das empresas provedoras.

Quer saber mais sobre o que é SaaS, quais são seus benefícios e exemplos desse serviço? Acompanhe o artigo de hoje.

Leia mais »