O agente de registro, assim como o indicador de certificados digitais, podem auxiliar quem precisa emitir o certificado digital.
No entanto, existem diferenças entre essas duas opções no que diz respeito ao que elas podem oferecer ao cliente e em como elas se relacionam junto às agências de registro.
Acompanhe o artigo de hoje e saiba quais as responsabilidades, as particularidades e as vantagens de cada função.
O que é agente de registro?
Agentes de registro são os responsáveis por garantir a confiabilidade e a segurança de um certificado digital.
Esses profissionais são o primeiro contato dos clientes que desejam emitir esse documento.
Isso os torna essenciais para a garantia de um processo transparente e uma validação confiável da identidade do cliente.
Um agente de registro carrega grandes responsabilidades, uma vez que precisa confirmar que os dados e as informações repassadas pelo cliente são verdadeiras. São munidos até mesmo de aplicativos para auxiliar nessa validação.
Outra responsabilidade que lhe é atribuída, é a aplicação dos protocolos do certificado digital. Esses protocolos dão a segurança necessária tanto para o solicitante, como para aqueles que vão receber o certificado como identificador e autenticador do cliente.
Se você ainda não sabe muito bem o que é certificado digital e como a sua emissão é feita, leia nosso artigo Certificado Digital: o que é, para que serve e como emiti-lo?
Funções de um agente de registro
Antes de mais nada, é bom ressaltar que para ser um agente de registro é preciso ser credenciado por uma Autoridade de Registro (AR). Logo, para ser credenciado é preciso realizar um curso para atender às regras do ICP-Brasil.
Dito isso, algumas das funções exercidas pelo agente de registro são:
- Realizar a validação ou a revogação das informações fornecidas pelo cliente
- Intermediar os serviços entre Agência de Registro e o cliente
- Conferir e garantir a autenticidade das informações
- Acompanhar os clientes nas coletas de biometria e foto
Vantagens em ser um agente de registro
Devido a demanda do mercado digital e tecnológico, ser um agente de registro pode ser um diferencial. Isso porque revender certificados pode vir a ser parte dos serviços oferecidos pela sua empresa, o que gera aumento do faturamento.
O que é indicador de certificado?
Enquanto o agente de registro é o intermediário entre clientes e agências, o indicador é quem conduz os clientes para as agências de registros, guiando por todo o processo até passar pelo agente.
Geralmente o indicador opera em parceria com as unidades certificadoras, permitindo que ele mesmo faça a indicação para a emissão do certificado digital.
No caso do indicador, não é necessário passar por um credenciamento como o agente de registro. Isso possibilita que a cada venda feita ele ganhe uma bonificação por indicar clientes.
Leia também: Como ter um certificado digital?
Funções de um indicador de certificado
Para ser um indicador, não são necessários qualquer tipo de cursos, treinamentos ou credenciamentos, apenas basta ter bom relacionamento e parcerias com certificadores.
Assim como as exigências para ser indicador são menores do que para ser um agente, as suas funções também são mais restritas. Algumas delas são:
- Orientar o cliente em relação a documentação necessária
- Auxiliar no agendamento da videoconferência
Vantagens em ser um indicador de certificado
A demanda por certificação digital é alta e isso traz algumas possibilidades para os indicadores.
Uma delas é se tornar parceiro de empresas que executem esse trabalho, como por exemplo escritórios de contabilidade e empresas de tecnologia de softwares.
Essas possibilidades de parcerias permitem uma oferta de serviços mais completos, abrindo oportunidade para a fidelização dos seus clientes.
Diferenças entre um agente de registro e um indicador de certificados digitais
Tanto o agente como indicador conseguem que o cliente emita o certificado digital. A diferença está na formação de cada um, já que o agente passa por um procedimento mais exigente.
Essa qualificação mais rigorosa acontece porque esse profissional tem que garantir a confiabilidade do certificado. Enquanto que o indicador apenas precisa recomendar a aquisição e indicar uma entidade certificadora com registro próprio.
Assim, no que diz respeito ao retorno financeiro, o indicador tem um retorno mais imediato de seus esforços. Ao fazer parcerias e ganhar por indicações de vendas, passa na frente do agente que além de todo o serviço de intermediar, tem mais pré-requisitos para sua formação.
Mas seja como agente de registro, seja como indicador, o mercado da certificação digital traz oportunidades para aqueles que pretendem ter maior renda.
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