O que é IVA: entenda como funciona e como calcular no Brasil

Jéssica Brito

Você sabe o que é IVA? O Imposto sobre Valor Agregado é um tributo aplicado de forma não cumulativa que torna mais claro quais os valores pagos em cada parte do processo de desenvolvimento de produtos e serviços. Com o IVA há maior transparência e simplicidade na cobrança de impostos por meio da unificação de tarifas. No entanto, apesar de mais de 170 países já utilizarem essa unificação, os Estados Unidos e o Brasil ainda tem dificuldades dentro desse cenário já que possuem um sistema tributário complexo. Mas, através da reforma tributária, o Brasil pretende fazer a implementação do IVA de forma gradativa. Acompanhe o artigo de hoje, e entenda como funciona essa forma de tributação, como calculá-la e quais são os impactos para as empresas.

Conteúdo

O que é o IVA?

O Imposto sobre Valor Agregado (IVA) é um tributo indireto que incide sobre o consumo de bens e serviços e é cobrado de forma não cumulativa. Ou seja, cada empresa incluída na cadeia produtiva paga o imposto apenas sobre o valor que ela adiciona ao produto ou serviço.

O IVA tem como modelo a unificação de impostos já existente em outros países e pode abranger tributos distintos.

No Brasil, devido a existência de tributos nas diferentes esferas (federal, estadual e municipal), há duas possibilidades de implementação:

  • IVA Dual: Nesse modelo, o governo federal é responsável por um imposto único, enquanto os estados e municípios compartilham outro imposto, referente aos seus tributos;
  • IVA Concentrado: Nesse modelo, o governo federal é responsável por todos os impostos, incluindo os que hoje são cobrados pelos estados e municípios.

No Brasil, a proposta é implementar uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) que substitua os tributos federais sobre o consumo, e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) que vai substituir os impostos estaduais e municipais. Logo, o IVA terá perfil dual.

Como funciona o IVA?

Com o IVA, cada etapa da produção paga impostos apenas sobre o que adiciona ao produto ou serviço. 

Dessa forma, o produtor é o primeiro a pagar, e os outros envolvidos no processo pagam apenas sobre a parte que contribuíram. 

Assim, não há um aumento acumulativo de impostos em cada etapa da produção, permitindo o desconto do valor pago nas fases seguintes da cadeia produtiva.

Quais são os objetivos de um IVA?

1. Ampliar a base de cobrança com unificação de tributos

O IVA unifica vários impostos diferentes como o IPI, o PIS, a Cofins, o ICMS e o ISS. Isso torna o sistema tributário mais simples e eficiente, pois reduz o número de obrigações que as empresas precisam cumprir.

2. Eliminar a cumulatividade de cobrança nas etapas da cadeia produtiva

A cumulatividade ocorre quando o mesmo imposto é cobrado várias vezes ao longo da cadeia produtiva. Com o IVA, isso não ocorre, pois as empresas podem descontar o Imposto de Valor Agregado que elas já pagaram nas etapas anteriores.

3. Promover isonomia e uniformidade na tributação do consumo

Por se tratar de um imposto neutro, o IVA não afeta o preço final dos produtos e serviços. Logo, esse tributo promove a isonomia e a uniformidade na tributação do consumo, já que todos os consumidores pagam o mesmo imposto sobre os mesmos produtos e serviços.

Qual será o valor do IVA no Brasil?

A definição da alíquota do IVA no Brasil ainda será decidida pelo Senado. Mas baseado em algumas projeções de estudos feitas pelo Ministério da Fazenda e, considerando algumas exceções, estima-se que a alíquota deva ser de 25,45% a 27%.

De acordo com o presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), há uma tendência em manter alíquotas elevadas no Brasil, e essa dinâmica não parece estar mudando. Ele também comenta que os tributos que não fazem parte da reforma continuarão sendo pagos pelos brasileiros.

Por que o governo quer criar esse imposto?

Um dos principais objetivos da criação do IVA é tornar a arrecadação de impostos mais simples. Isso porque o Brasil possui um sistema tributário complicado com uma quantidade considerável de tributos. Além disso, cada ente federativo (União, estados e municípios) têm autonomia sobre alíquotas.

Dessa forma, o IVA chega para auxiliar na organização das normas e tornar a tributação mais justa, equilibrada e transparente. Otimizando o cálculo dos impostos e a fiscalização.

Assim o Governo tem maior previsibilidade de arrecadação, permitindo uma melhor gestão e planejamento de recursos para políticas públicas.

Quais impostos estão incluídos no IVA?

Segundo a proposta da Reforma Tributária, haverá a substituição de 5 impostos por 2, seguindo o modelo IVA dual. Assim, os impostos que podem ser incluídos no Impostos de Valor Agregado são:

  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados);
  • PIS (Programa de Integração Social);
  • Cofins (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social);
  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços); e
  • ISS (Imposto sobre Serviços).

Na proposta de alteração, esses impostos serão englobados da seguinte maneira:

1. PIS e Cofins serão substituídos pela CBS

A Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) será o novo imposto federal que substituirá o PIS e a Cofins. A CBS terá uma alíquota única de 12%, mas poderá ser reduzida para 6% ou 9% para alguns produtos e serviços essenciais.

A CBS entrará em vigor em 2026, mas só será adotada de forma generalizada em 2027.

2. ICMS e ISS serão substituídos pelo IBS

O Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) será o novo imposto que substituirá o ICMS e o ISS. O IBS será um imposto compartilhado entre a União, os estados e os municípios.

A implantação do IBS será gradual, começando em 2026 e terminando em 2032.

3. IPI será substituído pelo Imposto Seletivo

O Imposto Seletivo será o novo imposto que substituirá o IPI. O Imposto Seletivo será aplicado sobre bens para taxar ao redor do Brasil produtos que são produzidos na Zona Franca de Manaus (ZFM), mas sem reduzir os “diferenciais competitivos” da região.

O Imposto Seletivo entrará em vigor em 2026.

Como calcular o IVA no Brasil?

Considerando a aplicação em etapas, ou seja, com a incidência do IVA em cada fase da cadeia de produção baseado no valor agregado do serviço ou do produto, temos o seguinte:

O valor agregado é multiplicado pela alíquota do imposto. Por exemplo, na compra de um computador com um valor de R$3000,00 com uma alíquota de IVA a 20%, o imposto será de R$600.

Por que o IVA é tão importante para a reforma tributária?

A aprovação do IVA é uma etapa importante para a reforma tributária brasileira. No entanto, ainda há alguns desafios a serem superados, como a definição da alíquota do imposto e o impacto nos preços dos produtos e serviços.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossos recursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe!

Picture of Jéssica Brito

Jéssica Brito

Analista de suporte na Focus NFe

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »