Muitas vezes quando falamos em modelos de negócios com potencial de crescimento, podemos encontrar como sugestão a criação de um SaaS escalável.
Mas o que faz do Software como um serviço um modelo que promove a escalabilidade?
Seja para a empresa que vende o software como para a que o utiliza, esse modo de comercialização pode trazer benefícios na hora de crescer.
No artigo de hoje, vamos apresentar alguns motivos que fazem do SaaS uma forma muito mais escalável que a maioria dos outros modelos de negócio.
Acompanhe o texto para saber mais!
O que é um modelo de negócios escalável?
Em poucas palavras, podemos dizer que um modelo de negócios escalável é aquele que permite o crescimento do faturamento de forma acelerada e financeiramente sustentável.
É acelerada pois permite a reprodução do produto ou serviço em uma escala ampla. E torna-se financeiramente sustentável porque esse crescimento é promovido sem que seja necessário aumentar proporcionalmente os custos.
Replicável e escalável
Em geral, a escalabilidade está ligada ao fato de que o produto tenha um caráter de ser facilmente replicável. Isso significa que terá um nível de padronização que permita que seja aplicado em diversos contextos diferentes.
Quando se pensa em produtos e serviços tangíveis, como por exemplo uma rede de restaurantes ou de salões de beleza, o fator de repetição se torna mais complexo, já que demanda instalações físicas, equipamentos, gestão de pessoas e tudo mais.
Ao trazermos para o contexto de produtos digitais, já é possível ter alguma ideia de porque o SaaS pode ser mais facilmente escalável. Vamos entender isso melhor na sequência.
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3 motivos que tornam o SaaS escalável
Para esclarecer porque o modelo SaaS pode ser muito mais escalável, confira as razões a seguir:
Os custos se reduzem
Ainda que consuma recursos digitais e necessite de toda infraestrutura tecnológica, oferecer um software como um serviço tem o potencial de crescer mais gastando menos.
Isso porque terá maior abrangência em relação a localização e pode ser gerenciado com uma equipe central.
O cliente percebe mais valor
Vender um software como um serviço e não como um produto torna-o mais atrativo ao consumidor. Afinal, não é vendido somente um acesso à uma plataforma, mas várias outras facilidades.
Ao criar um modelo que inclui suporte especializado, atualizações automáticas, customizações e outros benefícios, você estará gerando muito mais valor ao cliente. Assim, o produto se destaca e as vendas aumentam, sem mexer na estrutura.
O sistema é prático
Outro diferencial que o SaaS promove que ajuda no crescimento é a praticidade. Isso se aplica quando percebemos que esses softwares como serviço tem integração com outros sistemas e acesso fácil por meio de diversos dispositivos.
Além disso, a maioria dos SaaS propõe o pagamento conforme o uso. Isso dá mais liberdade ao cliente e permite que a utilização do software acompanhe o ritmo da empresa.
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