Muitas empresas deixam de lado a importância do atendimento ao cliente. O famoso SAC por vezes é visto em segundo plano, sem ter uma atenção especial.
Estudos sobre marketing tem mostrado o quanto o atendimento é importante. Isso acontece pois contribui tanto para a experiência do cliente quanto para a organização.
Ainda assim, existem muitas dúvidas sobre essa questão, especialmente sobre como implementar um SAC eficiente.
No artigo de hoje, vamos entender mais sobre o porquê se deve investir no atendimento ao cliente, conhecendo alguns detalhes sobre esse assunto.
Vamos lá?
A importância do atendimento ao cliente
Tudo o que traz benefícios para as duas partes (consumidor e empresa) precisa ser levado a sério. Esse é o caso do atendimento ao cliente.
Quando se presta um bom serviço nessa área, as possibilidades de fortalecimento e crescimento da marca se expandem.
É por meio do atendimento que o relacionamento com a marca se estabelece. E como todo relacionamento, pode ser bom ou ruim, dependendo da atenção que se dá a ele.
Atendimento é um assunto delicado
O atendimento exige muita atenção, pois é aqui que a sua marca pode conquistar e manter esse consumidor a longo prazo, ou então perdê-lo para sempre.
Além disso, na grande maioria das vezes, o SAC é acionado para resolver problemas. Isso faz com que seja necessário ser muito cuidadoso, já que o cliente não vai estar em seu melhor humor.
Por isso, quando uma empresa está estruturando seu atendimento, é preciso ir além. Mais do que simplesmente resolver questões problemáticas, é importante entregar todo o valor possível a esse consumidor enquanto é atendido.
3 fatos sobre a importância do atendimento ao cliente
O atendimento pode gerar novos negócios, fidelizar clientes e fortalecer a marca. Vamos conhecer alguns fatos sobre isso.
O atendimento é um diferencial competitivo
A forma como uma empresa presta atendimento é um dos critérios de decisão do consumidor na hora de fazer sua escolha.
Não é à toa que um dos sites mais visitados antes de se adquirir um produto ou serviço é o Reclame Aqui. Essa e outras plataformas ajudam o cliente a reconhecer a reputação da marca, especialmente em relação ao atendimento.
Por isso, investir no atendimento pode fazer com que a sua marca se destaque perante a concorrência.
Gera valor para o consumidor
Quando falamos em gerar valor, estamos falando sobre a relação de custos e benefícios que envolvem uma transação.
Ter dificuldades com o atendimento custa muito ao cliente. Custa seu tempo, seu psicológico e por vezes até seu dinheiro, quando sai no prejuízo.
Por isso, a estratégia aqui é oferecer um serviço de atendimento que reduza esses custos e forneça mais vantagens. Assim, haverá mais chances de garantir a satisfação do cliente.
Contribui para criar promotores da marca
Um cliente bem atendido é um cliente feliz. Clientes felizes contam para todos o motivo de sua felicidade, tornando-se um promotor de marca, o que pode gerar nossos negócios.
Esse fator é tão importante que existe até uma métrica para mensurar os promotores. É o chamado NPS (net promoter score).
Para medir isso, é preciso solicitar que o cliente avalie o atendimento numa escala de 1 a 10. Notas 9 e 10 representam um promotor, 7 e 8 são clientes indiferentes e de 6 para baixo são os detratores.
Conclusão
A importância do atendimento ao cliente reside nas consequências que esse serviço pode promover para a empresa e para o consumidor.
É um serviço primordial e que cada vez mais tem se mostrado necessário criar soluções mais efetivas.
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