Como emitir nota fiscal de serviço (NFSe) em Florianópolis - SC
Desde 1º de dezembro de 2025, a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) em Florianópolis passou a ser obrigatoriamente realizada por meio do Emissor Nacional da NFS-e. A mudança integra as diretrizes da Reforma Tributária e estabelece o modelo nacional como padrão para os prestadores de serviços no município.
A adesão ao Emissor Nacional tem como objetivo padronizar e simplificar o cumprimento das obrigações fiscais, além de preparar o ambiente tributário para a futura apuração da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços) e do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). Com isso, empresas e profissionais precisam se adequar ao novo processo de emissão, que substitui o emissor municipal.
Neste artigo, você vai entender como emitir NFS-e em Florianópolis no padrão nacional e quais pontos de atenção os contribuintes devem considerar.
Como emitir NFS-e em Florianópolis - SC?
Emitir Nota Fiscal pela API Focus NFe
A API da Focus NFe é uma maneira simples e automatizada de emitir e gerenciar os seus documentos fiscais. Esta solução é indicada para empresas de todos os portes, desde que possuam uma equipe de desenvolvedores para integrar a API e lidar com a tecnologia.
Florianópolis - SC é uma das cidades integradas à API da Focus NFe. Dessa forma, nossos clientes podem fazer a emissão, consulta e cancelamento de notas fiscais de serviço (NFSe) com eficiência e agilidade.
Neste artigo técnico, você pode conferir o passo a passo para emitir NFSe em Florianópolis - SC pela API da Focus NFe.
Emitir Nota Fiscal de Serviço pelo Portal Nacional
A emissão de NFS-e no município de Florianópolis - SC pode ser feita pelo Portal da Nota Fiscal de Serviço eletrônica, conforme explicamos a seguir.
-
Primeiro deve ser feito um cadastro no portal. Para isso, acesse: Portal de Gestão NFSe Contribuinte. Abaixo dos campos para login, clique em “Fazer Primeiro Acesso”.
-
Após a conclusão do processo de cadastro, acesse novamente a página inicial do Emissor Nacional, faça o login com seus dados e senha, com certificado digital ou via conta GOV.BR.
-
Ao acessar pela primeira vez, você terá que acessar as configurações (ícone de engrenagem, conforme ilustrado abaixo) e preencher as informações solicitadas antes de emitir a NF.
-
Após acessar as configurações, preencha os campos com email e telefone que serão utilizados na geração da NFSe.
-
Importante: Se você for MEI e desejar utilizar o APP para emitir suas notas, será necessário cadastrar seus Serviços Favoritos antes das emissões.
-
Para emitir a nota fiscal pelo Emissor Web, basta clicar em um dos ícones marcados na imagem abaixo e selecionar se deseja utilizar a Emissão Completa ou a Emissão Simplificada.
-
Na emissão simplificada, somente é possível utilizar os serviços previamente cadastrados em “Serviços Favoritos”. Então, após selecionar o serviço, preencha os dados solicitados e emita a NFSe.
-
Já para Emissão Completa, é possível escolher um serviço mesmo que não esteja cadastrado nos favoritos.
-
Assim, basta preencher os dados solicitados, inserir a descrição do serviços e emitir a nota.
Fonte: Ebook - Cadastramento e Emissão NFSe
Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe
Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossos recursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.
Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!
Converse já com a nossa equipe!
Principais dúvidas sobre emissão de notas em Florianópolis/SC
Há algumas questões envolvidas na emissão da NFS-e Florianópolis. A seguir, respondemos as principais dúvidas.
Quem é MEI emite nota fiscal de serviços?
Sim, por meio da Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônica (NFPS-e).
DANFPS-e é nota fiscal?
Não. O DANFPS-e é um documento auxiliar da Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônica sem validade fiscal e sem a necessidade de ser guardado pelo prazo exigido na legislação tributária (cinco anos).