5 dicas para diminuir o custo de aquisição de clientes em empresas SaaS

Ricardo Acras

Conteúdo

Em uma empresa SaaS, o foco costuma ser o desenvolvimento de softwares online que atenderão às demandas dos clientes internos e externos. Porém, existe um conceito de marketing que precisa ser conhecido e analisado: o custo de aquisição de clientes (CAC).

Essa é uma métrica fundamental para tomar decisões estratégicas, sendo essencial para melhorar o retorno sobre o investimento (ROI) e garantir que sua empresa aprimore seus resultados.

Isso porque reduzir o CAC é uma forma de garantir mais competitividade e um crescimento sustentável para o negócio, fazendo com que a TI tenha um papel verdadeiramente estratégico. É por isso que neste post vamos explicar melhor o que é esse conceito e como otimizar os resultados.

O que é o custo de aquisição de clientes?

O CAC é o custo que a empresa precisa desembolsar para conquistar um novo cliente. Essa métrica é importante para as empresas SaaS porque elas realizam negócios online. Nesse cenário, o grande número de concorrentes e entidades tende a aumentar o valor de aquisição, o que pode inviabilizar as operações corporativas.

Na prática, o CAC contribui para a projeção de gastos e o alinhamento de estratégias de negócios. Também é importante para aumentar a margem de lucro e assegurar o crescimento sustentável da empresa. No entanto, quando vários processos são adotados para fechar a venda e conquistar um cliente, o resultado dessa métrica é mais alto.

Para calcular esse valor, basta dividir o total do investimento pelo número de clientes adquiridos no período. Por exemplo: se você desembolsou R$ 2.000 em 30 dias e ganhou 100 clientes, seu custo foi de R$ 20 por cliente.

Como diminuir o CAC em empresas SaaS?

A redução dessa métrica passa pela criação de diferentes estratégias. Confira 5 boas práticas.

1. Aumente o LTV

LTV vem da sigla em inglês (Lifetime Value), ou seja, o quanto em média um cliente traz de faturamento em toda sua “vida” com a sua empresa.

Esta não é exatamente uma dica de como baixar o CAC; no entanto, aumentar o LTV tem um impacto sobre o CAC pois, quando temos um LTV maior, o CAC também pode ser maior. Em outras palavras, se pudermos aumentar a quantidade de faturamento que um cliente gerará para a empresa, um valor maior de investimento em vendas será aceitável.

2. Invista em Inbound Marketing

Essa abordagem reduz o CAC de forma natural, porque cerca de 70% do processo de compra é definido antes de o cliente entrar em contato com sua empresa para conhecer sua solução. Portanto, se seu negócio não estiver adaptado, diversas oportunidades são perdidas.

Para otimizar os resultados, aposte em:

  • marketing de conteúdo: gera tráfego e leads;
  • redes sociais: cria engajamento;
  • e-mail marketing: realiza a nutrição e conduz o cliente até a decisão de compra.

3. Mensure seus resultados

As ações sempre precisam ser analisadas para garantir que os resultados sejam positivos. Usar a metodologia OKR é uma boa alternativa, porque permite definir objetivos principais e dividi-los em metas menores e mensuráveis. A consequência é o aumento da competitividade.

4. Relacione-se com seus leads

A ideia é oferecer o conteúdo ideal para cada etapa do funil de vendas para que a decisão de compra fique mais próxima. Assim, a parte comercial deve ser apresentada somente após o lead estar pronto para se engajar com a marca.

5. Aumente a conversão nos canais digitais

Uma empresa SaaS atua na internet e precisa investir em diferentes canais disponíveis nesse ambiente. Várias práticas podem ser adotadas, como:

  • fazer testes A/B;
  • investir em CTAs com alto contraste;
  • utilizar botões de conversão;
  • criar conteúdos voltados às conversões.

Como a tecnologia pode ajudar essas empresas?

Por meio dos recursos tecnológicos, você consegue executar diferentes ações que trazem mais retorno para seu negócio. Um exemplo são as campanhas em redes sociais, que são significativamente mais baratas que um anúncio na TV, por exemplo, e tendem a trazer melhores resultados para empresas SaaS.

A tecnologia ainda possibilita identificar gargalos e itens que precisam ser otimizados, além de reduzir o CAC por assegurar uma equipe mais enxuta, produtiva e voltada para ações estratégicas. Ainda facilita a produção de conteúdos relevantes e automatiza funções repetitivas, como a emissão de NF-e, por meio de uma API.

Assim, o custo de aquisição de clientes é uma métrica que precisa ser analisada e considerada na sua empresa SaaS. Dessa forma, você obtém um ROI mais elevado e aumenta seu lucro.

Gostou desse assunto? Se você tem alguma dúvida, deixe seu comentário no post!

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Entenda o que é SaaS, como utilizar e como calcular as métricas SaaS para avaliar sua empresa e analisar os resultados de forma efetiva.
SaaS
Ricardo Acras

Métricas SaaS: como calcular e avaliar seu negócio?

As métricas SaaS são fundamentais para a análise de dados que contribuem tanto com a otimização de serviços, como para uma boa gestão de negócios.

Afinal, esse mercado exige constante evolução e validação. Seja para manter seu produto vivo e superar concorrentes, como para manter clientes engajados e as assinaturas ativas.

Manter os indicadores de desempenho (KPIs) aprimorados e conectados com a real situação do SaaS, possibilita correções e atualizações constantes do produto, norteando as atividades de melhoria contínua do software.

Pensando nisso, no artigo de hoje separamos as principais métricas a serem analisadas para que gestores e times permaneçam atentos tanto às demandas do público quanto da organização. Confira!

Leia mais »
Saiba como consultar as notas fiscais emitidas para seu CNPJ pela Sefaz e descubra uma forma ainda mais simples de consultá-las!
Documentos fiscais
Douglas Pinheiro

Como consultar as notas fiscais emitidas para meu CNPJ?

Uma das perguntas mais comuns entre donos de empresas é como fazer consulta de nota fiscal para seu CNPJ. Isso porque essa averiguação é essencial para garantir a segurança do negócio.

Afinal, a consulta de nota fiscal é importante para manter o SPED Fiscal em dia, proteger a organização contra fraudes, acompanhar as transações, avaliar fornecedores, entre outras atividades importantes.

Especificamente sobre a segurança e as fraudes, empresários têm a consciência que estão sujeitos a sofrer esse tipo de situação, sobretudo em relação à emissão de notas fiscais falsas, também conhecidas como notas frias, basicamente, documentos ilegais que alguém emite para seu CNPJ sem que você, de fato, tenha efetuado determinada operação.

Por isso, o tema de consulta de notas fiscais emitidas em relação ao CNPJ é de suma importância. No artigo a seguir, trazemos as principais questões a respeito do assunto, como a emissão e a consulta a notas emitidas contra o seu CNPJ.

Leia mais »
Armazenamento na nuvem é seguro?
SaaS
Ricardo Acras

Precificação SaaS: saiba o que é, modelos e como fazer

A precificação SaaS é um desafio que vai além das estratégias tradicionais. Nesse modelo de negócio, o preço não depende apenas de custos operacionais, mas também de fatores como o valor percebido pelo cliente e a competitividade no mercado.

A forma como o preço de um produto ou serviço é calculado afeta uma empresa em inúmeros aspectos, já que impacta diretamente seu faturamento.

Neste artigo, vamos falar sobre os principais modelos de precificação SaaS e como evitar erros comuns na hora de escolher a melhor abordagem para o seu negócio.

Leia mais »