3 dicas práticas para melhorar a qualidade do software em empresas SaaS

Ricardo Acras

Conteúdo

Empresas que trabalham com SaaS estão sempre em busca de novas funcionalidades e melhorias na qualidade do software que vendem. Essa não é exatamente uma novidade.

A melhoria da qualidade do software pode ser vista sob dois aspectos. Quando consideramos o cliente, pensamos em soluções para os seus problemas, seja aumentando a sua produtividade, sua eficácia ou diminuindo erros em seus processos. Já para o desenvolvedor, as melhorias dizem respeito à manutenção do software, facilidades para prover suporte técnico ou melhorias nos indicadores de conversão e/ou redução de cancelamentos.

Então, como aliar esses dois vieses e alcançar o êxito? Neste artigo trazemos algumas ideias neste sentido. Confira quais são elas!

Versionamento

Realizar o versionamento dos sistemas a cada versão entregue ao cliente é fundamental para ter controle. Perceba que essa prática vai além do simples armazenamento de código em um sistema de controle de versões. É recomendado que exista alguma forma de identificação da versão aliada a uma boa release note.

Este item é fundamental pois mantém o cliente informado dos novos desenvolvimentos, correções e melhorias e, ao mesmo tempo, facilita para o pessoal de suporte e customer success na investigação de problemas decorrentes das novas entregas do sistema.

Application Programming Interface (API)

A utilização de APIs é relevante para a melhoria do software uma vez que com pouco esforço é possível adicionar funcionalidades complexas em seu sistema. Existem inúmeros exemplos de APIs amplamente utilizadas no mercado, dentre elas podemos citar uma API de busca de CEP, APIs de Gateway de Pagamentos, API para emissão de documentos Fiscais e até mesmo sistemas inteiros que podem ser utilizados e ter seus dados alimentados por APIs, como por exemplo o Google DOCs para criação de documentos e planilhar, sistemas de CRM e vendas, sistemas de controle de tarefas e aí por diante.

O ponto fundamental aqui é que as APIs permitem que grandes funcionalidades sejam adicionadas ao sistema sem grandes ciclos de desenvolvimento e, por se tratarem de APIs amplamente utilizadas, a possibilidade de erros é bastante reduzida.

Personalização

A possibilidade de customizar o software como serviço é uma das grandes vantagens proporcionadas por essa modalidade — e essa também é uma das buscas dos clientes. Quanto maior for o potencial de personalização, melhor será a qualidade do sistema e mais satisfação sua empresa tende a oferecer ao usuário devido ao aumento aumento de valor.

Vale salientar que estamos falando de customizações pré-definidas e que podem ser configuradas para o cliente sem que novas versões ou desenvolvimentos específicos sejam realizados.

Indicadores-chave de desempenho (KPIs)

O monitoramento da performance é essencial para verificar os resultados apresentados pela equipe de TI e a qualidade do software propriamente dita. É importante que os KPIs para SaaS estejam relacionados aos objetivos estratégicos do negócio, mas também às necessidades dos interessados.

O ideal é voltar os instrumentos de mensuração para coleta, avaliação, geração de relatórios e respostas. Perceba que os KPIs também indicam potenciais riscos, que podem interferir na qualidade do sistema e na satisfação dos usuários.

Todas essas indicações ajudam a aprimorar a qualidade do software da sua empresa. No entanto, é sua função, como desenvolvedor, propor melhorias constantes e avaliar quais demandas dos clientes ainda precisam ser atendidas. Desse modo, você observa as tendências e consegue assegurar uma maior satisfação dos usuários.

Ficou interessado nas dicas que passamos? Conheça outras sugestões relevantes para seu negócio assinando a nossa newsletter!

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »