Importação de NFSe para prefeituras sem webservices – nova versão

Ricardo Acras

Conteúdo

Lançamos nesta semana a nova versão do serviço que a Focus NFe oferece como solução para prefeituras que não disponibilizam integração via webservice. Muitas oferecem apenas a possibilidade de importação de um arquivo com um lote de notas fiscais, facilitando a emissão que seria feita manualmente ao preencher as informações de cada nota de maneira individual.

Nossa API já oferece esta funcionalidade, similar ao serviço utilizado para autorizar NFSe, com a opção de gerar arquivo de importação de NFSe em lote para prefeituras que não disponibilizam webservice.

Agora, apresentamos uma nova versão, visando facilitar a utilização, seguindo padrões amplamente utilizados e focando na segurança dos nosso usuários. Desta forma, o arquivo enviado, que antes era no formato YAML, passa a ser JSON. Abaixo, um exemplo de como o arquivo deve ser enviado:

  "prestador": {
    "cnpj": 99999999000199,
    "inscricao_municipal": 9999999,
    "codigo_municipio": 3505708
  },
  "lista_nfse": [
    {
      "data_emissao": "2019-03-19T12:07:26-03:00",
      "natureza_operacao": 1,
      "servico": {
        "discriminacao": "TESTE DE EMISSAO",
        "item_lista_servico": "100503216",
        "valor_servicos": 1.0,
        "valor_nao_incluso_base_calculo": 1.0
      },
      "tomador": {
        "razao_social": "Joao da Silva",
        "cpf": "99999999999",
        "endereco": {
          "codigo_municipio": 3505708,
          "cep": "48280000",
          "logradouro": "Nome da rua",
          "bairro": "Bairro",
          "numero": "123"
        },
        "email": "teste@example.com"
      }
    }
  ]
}

A autentificação do usuário, que era feita através de parâmetros enviados diretamente na URL, agora deverá ser feita utilizando o método HTTP Basic Auth. Também muda a URL de acesso ao serviço, que deverá ser utilizado a partir do endereço abaixo:

https://api.focusnfe.com.br/v2/lotes_nfse (produção)

ou

https://homologacao.acrasnfe.acras.com.br/v2/lotes_nfse (homologação)

Na documentação da API Focus NFe é possível saber mais detalhes de como utilizar o serviço, além de disponibilizarmos exemplos de códigos em diferentes linguagens de programação.

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!
Nota Fiscal
Ricardo Acras

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!

calcular
A Substituição Tributária (ST) é um meio utilizado pelos governos federal e estaduais para arrecadar tributos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Dessa forma, o órgão responsável determina que um terceiro envolvido na transação fique responsável por calcular e pagar os tributos, tanto das suas operações como das etapas seguintes da cadeia de produção e distribuição. Geralmente, é o fabricante ou o importador que torna-se responsável por isso.

Por possuir alta complexidade, é preciso estar a par do seu funcionamento e saber em quais situações a Substituição Tributária se enquadra. Isso evita problemas fiscais e permite uma gestão mais clara das finanças da sua empresa.

Leia mais »
decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »