590 – Rejeição: Informado CST para emissor do Simples Nacional (CRT=1)

Luciano Romaniecki

Conteúdo

Este artigo tem como finalidade descrever e auxiliar na correção do erro: 590 – Rejeição: Informado CST para emissor do Simples Nacional (CRT=1).

Esta falha ocorre devido a validação da Sefaz que verifica se o código da situação tributária do ICMS (campo icms_situacao_tributaria, informado em cada item) está de acordo com o regime tributário da empresa. O código do regime tributário informa se a empresa é optante pelo Simples Nacional ou do Regime Normal.

Por padrão, a nossa API utiliza o regime tributário informado no momento do cadastro da empresa.

Como regra geral, um código de 2 dígitos é usado apenas para empresas do regime normal, e códigos de 3 dígitos são usados para empresas optantes pelo Simples Nacional (neste caso o campo situação tributária do ICMS é também chamado de CSOSN – Código de Situação da Operação no Simples Nacional).

O erro então, é causado por ter sido usado um código restrito a empresas do regime normal, para uma empresa optante pelo Simples Nacional. Você deverá trocar o código de acordo com as opções possíveis abaixo:

  • 101=Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito.
  • 102=Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito.
  • 103=Isenção do ICMS no Simples Nacional para faixa de receita bruta.
  • 201=Tributada pelo Simples Nacional com permissão de crédito e com cobrança do ICMS por Substituição Tributária.
  • 202=Tributada pelo Simples Nacional sem permissão de crédito e com cobrança do ICMS por Substituição Tributária.
  • 203- Isenção do ICMS nos Simples Nacional para faixa de receita bruta e com cobrança do ICMS por Substituição Tributária.
  • 300=Imune.
  • 400=Não tributada pelo Simples Nacional.
  • 500=ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária (substituído) ou por antecipação.
  • 900=Outros.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe: https://focusnfe.com.br/contato?utm_campaign=textoctablog 

Picture of Luciano Romaniecki

Luciano Romaniecki

Coordenador de suporte no Focus NFe

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

nfce
Documentos fiscais
Egon Hilgenstieler

NFC-e: o que é, como funciona, vantagens e como emitir?

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento que precisa ser emitido por praticamente qualquer empresa que comercializa produtos e serviços, com exceções como os Microempreendedores Individuais (MEIs). Porém, as regras de obrigatoriedade de emissão deste documento não são as mesmas nos estados brasileiros, gerando diversas dúvidas para quem trabalha com varejo.

Por isso, no texto a seguir, explicamos tudo sobre o documento que tem o propósito de substituir um modelo impresso por um digital, as vantagens que ele oferece e regras para a emissão.

Porém, as regras de obrigatoriedade de emissão deste documento não são as mesmas nos estados brasileiros, acarretando diversas dúvidas por parte das pessoas varejistas.

Por isso, no texto a seguir, explicamos tudo sobre o documento que tem o propósito de substituir um modelo impresso por um digital, as vantagens que ele oferece e regras para a emissão.

Leia mais »
API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?
Tecnologia e API
Cesar Nocrato

API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?

A API para SAT foi desenvolvida para facilitar a comunicação entre sistemas de gestão e o Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais eletrônicos (CF-e SAT) em São Paulo. Essa interface permite a emissão, autenticação e envio de cupons fiscais de forma automatizada, garantindo conformidade com a legislação tributária vigente.

Com a descontinuação do SAT a partir de 2026, entender como se adaptar às novas regras é essencial para empresas que ainda utilizam esse modelo. Hoje vamos falar mais sobre esta API, assim como as informações essenciais para fazer uma boa transição.

Acompanhe!

Leia mais »
Entenda o que é NCM e o que significa cada número do código. Aprenda também a consultar e definir o NCM de seus produtos!
Contabilidade
Jaciara Santana

O que é NCM? Confira como consultar e tabela atualizada!

Saber o que é NCM é essencial para as empresas envolvidas em transações comerciais internacionais, tanto para importação quanto exportação. Isso porque a utilização da NCM é obrigatória em notas fiscais eletrônicas, tornando-se indispensável para documentos comerciais.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias. Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Leia mais »