API Rest: o que é e como criar

João Vallim

Conteúdo

O que é e como criar uma API rest? Para entender a API rest é importante lembrar o que são as APIs e como elas funcionam.

APIs são uma interface de programação de aplicações. Através de padrões, informam dados e outros itens importantes para uma aplicação em específico, promovendo a comunicação entre diferentes softwares.

Logo, a API Rest está dentro do ambiente das APIs, sendo um dos vários padrões disponíveis que garantem um melhor desenvolvimento em serviços para web.

Vamos entender melhor esse padrão? 

O que é API Rest?

API Rest ou API Restful, é uma API que é baseada em protocolos HTTP, ou seja, em web.

Com o aumento da adesão do uso de armazenamento de soluções digitais em nuvem, o           API rest tem sido utilizado com frequência. Isso acontece porque ela fornece dados em um formato padronizado baseado em requisições HTTP.

Um exemplo de uso dessas APIs, são as plataformas que permitem ao usuário, utilizá-las como opção de login em cadastros externos. Isso é comum no caso de redes sociais e contas de e-mail, como Facebook e Gmail.

Como funciona uma API Rest?

No momento que essas plataformas permitem o uso de seu login em outros locais, suas APIs fornecem dados para as aplicações externas, facilitando o cadastro e o acesso.

Basicamente, a API fica aguardando até que uma requisição de acesso seja feita, para então começar a operar. Assim, ela conecta dados armazenados em uma plataforma e repassa para outra.

Logo, essas interfaces servem para estruturar diversas aplicações web. Uma vez que troca informações entre aplicativos e sistemas de forma padronizada.

Uma API Rest aumenta a performance diante de situações de concorrência. Por exemplo, quando um grande número de pessoas fazem uma mesma solicitação simultaneamente, a API usa verbos para saber qual é o objetivo da requisição feita.

Tipos de verbos de requisição

Os verbos de requisição são métodos utilizados para dizer quais ações as APIs devem realizar, de acordo com a solicitação do usuário. Esses nomes provém de verbos em inglês e são:

  • GET: verbo que solicita dados para a API. Assim, a interface vai em busca dos dados em um banco e, possivelmente, retorna no formato JSON (notação de objeto JavaScript).
  • POST: serve para a criação de um recurso em uma API específica, onde esses recursos são os objetos tratados dentro da mesma.
  • PUT:  auxilia na atualização do recurso que é indicado com alguma informação.
  • PATCH: é utilizada para atualizar apenas uma parte de um recurso.
  • DELETE: requisição que exclui um dado.

Todas essas requisições têm suas operações acessadas através de Endpoints (URLs). 

Assim, cada requisição é composta por um método HTTP junto a um cabeçalho de requisição. Nessa parte, pode constar tanto informações de dados de autenticação da API como dados de origem da requisição e qual o formato do retorno.

Cabe ressaltar que, apesar do corpo da requisição e do retorno poderem utilizar outros formatos, o mais comum é o formato JSON. Desde o envio até o retorno das requisições, esse formato é muito utilizado por sua compatibilidade ser mais simples entre as linguagens e frameworks de backend e frontend. 

Como criar uma API Rest

Para criar uma API Rest, são necessários conhecimentos em protocolos HTTP, assim como servidores e linguagem de programação para web.

Ter domínio de Javascript também faz a diferença. Afinal, algumas APIs dependem dessa linguagem para sua criação, especialmente em frontend e backend. Entretanto, para backend não é obrigatório. Isso porque também é possível criar APIs em qualquer linguagem que proporcione uma interface HTTP.

Ao criar uma API, saiba primeiro quais informações você quer captar e transmitir. Fique atento também,  ao escopo da aplicação e como os dados serão viabilizados. 

Analise os tipos de requisição que em algum momento possam gerar congestionamentos na aplicação, ou seja, que permitam excessos de pedidos que necessitam de mais ações estratégicas.

E aí, conseguiu perceber como uma API Rest pode ter funções que facilitam tarefas? 

Utilizar uma dessas APIs torna a comunicação entre softwares e aplicativos mais simples, assim como ações mais otimizadas. 

Leia mais conteúdos sobre API em nosso blog.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »