Como o Pix irá reduzir os custos por transação para PJ

João Vallim

Conteúdo

Você provavelmente já sabe o que é o Pix e já deve ter uma noção de como ele funciona, afinal, quando o assunto é operações bancárias, o Pix é a sensação do momento. A nova ferramenta do Banco Central para transferências de valores entre pessoas físicas e também pessoas jurídicas veio para descomplicar e agilizar a vida dos brasileiros. Veja mais:

O Pix permite que uma transferência de dinheiro, que antes deveria ser feita através de TED ou DOC, em horário comercial, com uma tarifa alta e diversas limitações, seja feita em tempo real, em qualquer horário e dia da semana, até mesmo nos feriados. Uma grande revolução na forma como os brasileiros lidam com o seu dinheiro, que estará disponível a partir de 16 de novembro.

A grande vantagem do Pix, no entanto, passa a ser para as pessoas jurídicas, principalmente pequenos empreendedores que dependiam de taxas altas dos intermediadores de pagamentos, as famosas “maquininhas de cartão”. Com o Pix, o consumidor poderá pagar suas compras ou serviços através de QR code ou da chave Pix, que por transferir o dinheiro em tempo real, permite que o comerciante ou prestador de serviço seja notificado da transação e possa confirmar naquele instante o pagamento do produto ou serviço.

Apesar do Pix ser gratuito para pessoa física, os bancos poderão cobrar taxas de pessoas jurídicas. O Banco Central definiu que as instituições bancárias terão liberdade para definir suas próprias taxas. Porém, a concorrência entre os bancos garantirá que as taxas sejam menores do que de intermediadores de pagamentos ou emissores de boletos, e em alguns casos, até mesmo tenha isenção desta tarifa para pessoas jurídicas.

Como Funciona o Cadastro do Pix para PJ?

O cadastro já está disponível e funciona da mesma maneira para PF e PJ: através do aplicativo ou internet banking do banco onde a empresa/pessoa tem conta. A empresa poderá cadastrar até 20 chaves Pix e não poderá usar a mesma chave em dois bancos diferentes, as chaves podem ser o número do CNPJ, telefone, e-mail, ou até uma chave personalizada.

Quais os meios disponíveis para uma empresa receber através do Pix?

A empresa que optar por receber pagamentos através do Pix poderá utilizar o QR code (emitido através do internet banking), onde o pagador irá escanear o código e efetuar o pagamento através do aplicativo do banco, por NFC (Near Field Communication) através de dispositivos que possuam essa tecnologia, como smartphones e smartwatches, e através da própria chave Pix.

Como é a segurança das transações com o Pix?

O Pix utiliza criptografia em todas as etapas da transferência e o Banco Central garante que todas as transações serão extremamente seguras. Além disso, tanto o pagador como o recebedor das transações serão notificados quando a transação for bem sucedida ou em casos de falhas ou erros.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »