Disponibilidade Sefaz: como consultar para Nota Fiscal Eletrônica?

Jéssica Brito

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) é o órgão público responsável pela arrecadação de tributos de empresas que vendem produtos e serviços e é o mesmo órgão responsável pela autorização da emissão de notas fiscais e tem a ver com o monitoramento destes documentos. Lembramos que o envio da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) só é gerado após ter seu envio autorizado pela Sefaz estadual. Por isso, as empresas que necessitam emitir uma NF-e, conectam-se aos servidores do órgão pela internet. Porém, nem sempre isso é possível. A Sefaz pode estar inacessível no momento em que você for consultar a NF-e por vários motivos. Isso pode ser um problema para a sua empresa, atrasando a emissão de notas e consequentemente as vendas. Nesse caso, como verificar a disponibilidade do Webservice da Sefaz para a NF-e? Hoje vamos mostrar como consultar se os servidores da Sefaz estão disponíveis ou não. Além disso, explicaremos sobre o que é o Sefaz e mais detalhes quanto a sua função!

Conteúdo

O que é e o que faz o Sefaz?

A Sefaz é um órgão situado em cada estado brasileiro. Logo, tem por responsabilidade fiscalizar, pagar e controlar os recursos públicos de cada UF, bem como o controle das receitas e despesas estaduais.

Por meio da Sefaz, é possível realizar consultas de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)

Mas a utilidade da Sefaz não para por aí. Ela é capaz de realizar cadastro de ICMS e ITCMD, consulta de certidões, pagamento IPVA e impressão de guias de pagamento entre outros tipos de serviços,

E quando a Sefaz está fora do ar? Como verificar a disponibilidade para consulta de NF-e?

Ainda neste texto, nós daremos o passo a passo.

O que é a disponibilidade de Sefaz?

Basicamente, a disponibilidade do Sefaz é quando ocorre a verificação se o sistema da Secretaria da Fazenda está no ar para que processos que precisam da validação do órgão sejam realizados.

O sistema é instável, ou seja, nem sempre é possível saber quando ele vai estar no ar ou não. 

Em caso de indisponibilidade, empresas que realizam alguma transação que dependem do órgão ficam com poucas opções de ação, com exceção de medidas específicas, que abordaremos ainda neste texto. 

A nota fiscal é um dos documentos que não são emitidos enquanto não há disponibilidade do Sefaz e lembramos que a empresa só gera a nota fiscal se o sistema da Sefaz não estava disponível.

O mais recomendado neste caso é que seu sistema de gestão fiscal esteja preparado quando o sistema da Sefaz voltar a estar disponível para que possa funcionar normalmente.

Na prática, um sistema emissor serve para evitar que as operações da empresa sejam prejudicadas quando a disponibilidade do Sefaz estiver fora do ar.

Como consultar disponibilidade Sefaz? 

Existem duas formas de consultar a disponibilidade do Sefaz para NF-e: por meio do portal da Sefaz e via Webservice

Verificando via portal da Sefaz

  1. Acesse o portal nacional da Sefaz.
  2. Na página inicial, clique no menu “consultar disponibilidade”, no qual você pode verificar qual é o status dos serviços da Sefaz em cada estado no momento da consulta. Como o site passa por atualizações a cada 5 minutos, atualize a página conforme a sua necessidade.
  3. Após entrar no menu de consulta, será aberta a página com o quadro “Visão Geral de Disponibilidade dos Serviços”. 
Disponibilidade Sefaz
  1. Quando aparecer o status de cada estado, é possível identificar a disponibilidade conforme a cor, como descrita na legenda que se encontra abaixo do quadro:
Legendas disponibilidade Sefaz
  1. Apesar de não ser muito comum, é possível que o status não seja tão preciso. Isso significa que pode ser que o status mostre a Sefaz disponível, mas na realidade o sistema esteja com problemas internos. Por isso, fique atento.

Verificando via Webservice

  1. Identifique a URL do Webservice a ser testado.
  2. Em seguida, clique na opção “Relação de Serviços Web”, no menu. Assim serão listadas todas as URLs de todos os Webservices de cada Ambiente Autorizador, contendo uma legenda na parte superior da página para identificar as URLs de cada Ambiente.
Verificando Webservices Sefaz
  1. Observe que ao clicar sobre a sigla do Ambiente, você será levado para as URLs correspondentes.
Relação serviços web Sefaz
  1. Ao clicar na sigla da UF, uma lista de URLs vai aparecer; Copie as que deseja testar.
lista de URLs SEFAZ
  1. Na sequência, abra uma nova aba ou janela em seu navegador de internet, coloque a URL na busca e execute.
  2. Então, selecione o seu certificado e clique em “OK”. Uma mensagem deve ser exibida dizendo se o serviço está disponível, como na imagem
Status NFE SEFAZ

Por que consultar a disponibilidade da Sefaz?

Porque a consulta é uma forma de orientação do contribuinte. Em caso de indisponibilidade ou lentidão do sistema, por exemplo, não é preciso perder tempo tentando emitir notas fiscais.

A consulta também mostra uma oportunidade de análise do contribuinte para gerar ou antecipar decisões, a fim de gerar menos prejuízos ao negócio.

O que fazer quando a Sefaz está fora do ar? 

Quando a Sefaz está indisponível, um servidor reserva entra em ação para suprir a demanda. Dessa forma, quando o servidor principal do sistema está fora do ar, é possível continuar emitindo notas NF-e por meio de APIs de emissão.

Com a API do Focus NFe, por exemplo, é realizada uma conexão com esse servidor reserva e as emissões continuam em andamento.

Já no caso da NFC-e, nossa API emite a nota de forma interna, mesmo com o sistema SEFAZ fora do ar. Assim que o sistema fica disponível novamente, a nota é enviada automaticamente.

Isso garante que empresas que emitem notas fiscais NF-e e NFC-e continuem realizando a emissão mesmo se houver queda do serviço da Sefaz. 

Mas fique atento, pois não são todas as notas que possuem um servidor reserva ou formas de emitir quando o sistema está fora do ar, como é o caso da NFS-e.

Por isso, buscar uma forma automatizada de emissão pode ser a solução.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe!

Picture of Jéssica Brito

Jéssica Brito

Analista de suporte na Focus NFe

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

caminhões em fila na estrada
CTe
Egon Hilgenstieler

CTe: Qual sua função e como emitir?

O CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) é um documento fiscal digital utilizado por empresas que realizam serviços de transporte de cargas no Brasil. Sua emissão é obrigatória e tem como principal objetivo promover a segurança das cargas e otimizar a fiscalização.

No artigo de hoje explicamos o que é CTe, quais são as suas vantagens, diferenças em relação a outros documentos, assim como emitir e realizar operações corretamente. Confira!

Leia mais »
Contabilidade
Ricardo Acras

Entenda as formas de classificação fiscal para emissão de NF-e

A classificação fiscal serve para identificar mercadorias em vista de uma organização otimizada nos processos de produção, comercialização, importação e exportação. Por meio de uma série de códigos, os produtos são categorizados de acordo com suas características físicas, químicas, econômicas e de uso. Esse sistema é utilizado por governos em todo o mundo para fins de tributação, comércio exterior e estatísticas.

Logo, para garantir a emissão correta da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), é essencial entender quais são os códigos exigidos e suas especificações. Acompanhe o artigo de hoje e fique por dentro desse assunto.

Leia mais »
Nota fiscal denegada
Documentos fiscais
Luciano Romaniecki

Nota denegada: o que é, quando acontece e como evitar

A denegação da Nota Fiscal Eletrônica era um o processo em que a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) denegava a nota, não autorizando a realização das operações na qual ela se referia, por conta de irregularidades fiscais nos cadastros do emitente ou do destinatário.

No entanto, houve mudanças a respeito desse tema. Basicamente, o processo de denegação é eliminado para a NF-e (modelo 55) e é substituído pelo procedimento de rejeição.

Logo, é necessário que as empresas adaptem as suas operações fiscais. A seguir, trazemos tudo o que mudou e como se deve proceder no caso de sua nota fiscal ser rejeitada.

Leia mais »