Inteligência Artificial no SaaS: há espaço para inovação?

Egon Hilgenstieler

Conteúdo

O uso da Inteligência Artificial no SaaS tem grande potencial. Ainda mais se considerarmos que o trabalho de um é criar máquinas inteligentes e o do outro é a especialização em dados. 

Logo, a união dos dois por meio do machine learning pode gerar desfechos tecnológicos interessantes.

Cabe lembrar que o software as a service é totalmente dependente do cloud computing. Entretanto, é necessário um mínimo de conectividade disponível e de garantia da segurança de todos os dados e informações. 

Leia também: O que é SaaS?

Portanto, para a usar a Inteligência Artificial no SaaS é preciso que se faça uma boa junção entre as partes, pois somente mediante uma boa combinação o SaaS realizará seu papel adequadamente.

Vejamos algumas possibilidades dessa interação a seguir.

Inteligência Artificial no SaaS

O IA possibilita que o SaaS aconteça e com isso essa vertente da transformação digital mostra grandes revoluções de negócios a caminho. Até porque já tem realizado diversas coisas impressionantes.

Vejamos algumas formas de inovação na união dessas tecnologias.

Automação

Esse processo é uma das formas onde o SaaS e o IA têm espaço para interagir. Alguns exemplos práticos são o autosserviço, o processo de onboarding de softwares, a disponibilidade full-time e a interatividade humana com as máquinas.

Personalização

Outra possibilidade interessante é a personalização, já que é um componente do SaaS suportado pela IA. 

Por meio de processamento de linguagem natural, controle por voz, controles dinâmicos desenvolvidos automaticamente através de interações anteriores para apresentar as configurações para o usuário, as ferramentas SaaS serão utilizadas com maior facilidade. 

Isso traz uma redução da barreira tecnológica, aumentando a adesão e permitindo que mais serviços façam parte do pacote de software diário do usuário. 

Ciclo de desenvolvimento

Essa é outra parte que foi otimizada pela Inteligência Artificial. 

Processos que antes levavam meses para serem concluídos, hoje podem ser feitos em minutos. Em especial a área de desenvolvimento onde se tem códigos que podem ser implantados em segundos. 

Obviamente, se algum problema acontece com o código, poderá haver um grande prejuízo financeiro para a empresa. 

No entanto, a IA vem para salvar essas situações tanto com a previsão de erros como com a interpretação de diversas linguagens diferentes, a análise de script e o aprimoramento de correções e atualizações. 

Uma empresa que já vem testando códigos com IA é a Microsoft. Segundo o texto do diretor de branding e comunicação da Unbabel Matthew Carrozzo, a empresa além de testar códigos com o auxílio da Inteligência Artificial, também está trabalhando em sistemas que irão implementar a IA para desenvolver o código em si. 

Ou seja, logo iremos treinar a Inteligência Artificial para escrever o código de forma semelhante ao adestramento de um cachorro. 

Aprendizado e replicação

Outro ponto é a capacidade de aprender e replicar ações que representem risco. Nesse aspecto a IA no SaaS melhora a segurança de dados online.

Um exemplo é a empresa Oracle, que já começou a aplicar técnicas de machine learning em seu sistema de segurança específico em nuvem. 

Leia também: SaaS escalável: como esse modelo de negócios ajuda a crescer

Inteligência Artificial no SaaS e a inovação

A Inteligência Artificial não deixa dúvidas de que pode trazer maior eficiência aos processos digitais. E não se restringe apenas à área de TI, mas pode impactar em segmentos empresariais como vendas, atendimento ao consumidor, marketing e finanças por exemplo.

Foi realizada em 2017 uma pesquisa pela McKinsey com 3 mil executivos, e o resultado mostrou que 40% das organizações já estavam em fase de experimentação de soluções que usam IA e SaaS. Alguns exemplos são o Einstein da Salesforce, o Intelligent Bots da Oracle e o Azure Cognitive Services da Microsoft. 

Portanto, é muito provável que os desenvolvedores SaaS voltem seu foco para a aplicação de Inteligência Artificial como forma de ampliar resultados. Algo que é essencial para todos os setores. 

Confira mais conteúdos sobre tributação e documentos fiscais no blog da Focus NFe.

Picture of Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal
João Vallim

Como consultar nota fiscal de terceiros?

Consultar uma nota fiscal é um procedimento essencial, entre outras coisas, para conferir se o documento em questão é verdadeiro ou não, e também se ele é válido conforme as regras da prefeitura municipal onde ela foi emitida ou da Secretaria da Fazenda.

Além disso, a consulta é um meio importante para checar informações relativas à compra, como a data em que ela foi feita, formas de pagamento, valor final, entre outras.

Por isso, os diferentes documentos fiscais podem ser consultados por métodos distintos. Geralmente, essa pesquisa pode ser feita pela chave de acesso, uma espécie de “RG” da nota fiscal. Mas há casos em que a averiguação pode ser feita pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou até sem chave de acesso.

A seguir, trazemos detalhes sobre como fazer a consulta de nota fiscal, quais passos são necessários para essa pesquisa e como usar a chave de acesso e o CPF para atingir este fim.

Leia mais »
Tipos de API: entenda o que são e para que servem!
SaaS
Ricardo Acras

Tipos de APIs interessantes para adicionar em sistemas SaaS

Existem diversos tipos de API e cada uma possui especificações que permitem criar funcionalidades distintas. Isso auxilia os usuários a aproveitarem melhor os recursos, ampliando a capacidade de integração do sistema no dia a dia do negócio.

O mundo das APIs é bastante amplo e diverso, com diferentes finalidades para atender às mais variadas necessidades. Para te ajudar a compreender esse universo, vamos explorar no artigo de hoje os principais tipos e suas características.

Leia mais »
Nota Fiscal
Luciano Romaniecki

Rejeição 611: como resolver GTIN (cEAN) inválido? Saiba aqui!

O cEAN inválido é um dos vários erros que podem ocorrer no momento da emissão de uma nota fiscal. Basicamente, o cEAN tem a ver com o código de barras do produto informado na NF-e.

Estes erros podem ser causados desde o preenchimento incorreto de informações, ou até mesmo confusão com dados importantes.

Por isso, o artigo de hoje é para você que precisa emitir documentos fiscais com frequência e não sabe o que fazer quando se depara com esse equívoco.
Mas antes, vamos entender mais sobre o que é e o que pode causar essa rejeição na hora de emitir uma < a href="https://focusnfe.com.br/blog/nfe/" target="_blank">NF-e. Vamos lá?

Leia mais »