Inteligência Artificial no SaaS: há espaço para inovação?

Egon Hilgenstieler

Conteúdo

O uso da Inteligência Artificial no SaaS tem grande potencial. Ainda mais se considerarmos que o trabalho de um é criar máquinas inteligentes e o do outro é a especialização em dados. 

Logo, a união dos dois por meio do machine learning pode gerar desfechos tecnológicos interessantes.

Cabe lembrar que o software as a service é totalmente dependente do cloud computing. Entretanto, é necessário um mínimo de conectividade disponível e de garantia da segurança de todos os dados e informações. 

Leia também: O que é SaaS?

Portanto, para a usar a Inteligência Artificial no SaaS é preciso que se faça uma boa junção entre as partes, pois somente mediante uma boa combinação o SaaS realizará seu papel adequadamente.

Vejamos algumas possibilidades dessa interação a seguir.

Inteligência Artificial no SaaS

O IA possibilita que o SaaS aconteça e com isso essa vertente da transformação digital mostra grandes revoluções de negócios a caminho. Até porque já tem realizado diversas coisas impressionantes.

Vejamos algumas formas de inovação na união dessas tecnologias.

Automação

Esse processo é uma das formas onde o SaaS e o IA têm espaço para interagir. Alguns exemplos práticos são o autosserviço, o processo de onboarding de softwares, a disponibilidade full-time e a interatividade humana com as máquinas.

Personalização

Outra possibilidade interessante é a personalização, já que é um componente do SaaS suportado pela IA. 

Por meio de processamento de linguagem natural, controle por voz, controles dinâmicos desenvolvidos automaticamente através de interações anteriores para apresentar as configurações para o usuário, as ferramentas SaaS serão utilizadas com maior facilidade. 

Isso traz uma redução da barreira tecnológica, aumentando a adesão e permitindo que mais serviços façam parte do pacote de software diário do usuário. 

Ciclo de desenvolvimento

Essa é outra parte que foi otimizada pela Inteligência Artificial. 

Processos que antes levavam meses para serem concluídos, hoje podem ser feitos em minutos. Em especial a área de desenvolvimento onde se tem códigos que podem ser implantados em segundos. 

Obviamente, se algum problema acontece com o código, poderá haver um grande prejuízo financeiro para a empresa. 

No entanto, a IA vem para salvar essas situações tanto com a previsão de erros como com a interpretação de diversas linguagens diferentes, a análise de script e o aprimoramento de correções e atualizações. 

Uma empresa que já vem testando códigos com IA é a Microsoft. Segundo o texto do diretor de branding e comunicação da Unbabel Matthew Carrozzo, a empresa além de testar códigos com o auxílio da Inteligência Artificial, também está trabalhando em sistemas que irão implementar a IA para desenvolver o código em si. 

Ou seja, logo iremos treinar a Inteligência Artificial para escrever o código de forma semelhante ao adestramento de um cachorro. 

Aprendizado e replicação

Outro ponto é a capacidade de aprender e replicar ações que representem risco. Nesse aspecto a IA no SaaS melhora a segurança de dados online.

Um exemplo é a empresa Oracle, que já começou a aplicar técnicas de machine learning em seu sistema de segurança específico em nuvem. 

Leia também: SaaS escalável: como esse modelo de negócios ajuda a crescer

Inteligência Artificial no SaaS e a inovação

A Inteligência Artificial não deixa dúvidas de que pode trazer maior eficiência aos processos digitais. E não se restringe apenas à área de TI, mas pode impactar em segmentos empresariais como vendas, atendimento ao consumidor, marketing e finanças por exemplo.

Foi realizada em 2017 uma pesquisa pela McKinsey com 3 mil executivos, e o resultado mostrou que 40% das organizações já estavam em fase de experimentação de soluções que usam IA e SaaS. Alguns exemplos são o Einstein da Salesforce, o Intelligent Bots da Oracle e o Azure Cognitive Services da Microsoft. 

Portanto, é muito provável que os desenvolvedores SaaS voltem seu foco para a aplicação de Inteligência Artificial como forma de ampliar resultados. Algo que é essencial para todos os setores. 

Confira mais conteúdos sobre tributação e documentos fiscais no blog da Focus NFe.

Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »