Lei da Transparência: O que é o valor aproximado de impostos que aparece na nota?

Egon Hilgenstieler

A Lei Federal nº 12.741/12, também chamada de Lei da Transparência, determina que em qualquer documento fiscal emitido a consumidor final deverá constar o valor total dos impostos incidentes naquela compra.

Conteúdo

A Lei Federal nº 12.741/12, também chamada de Lei da Transparência, determina que em qualquer documento fiscal emitido a consumidor final deverá constar o valor total dos impostos incidentes naquela compra.

O objetivo é tornar mais clara a carga tributária do país para os consumidores. Este valor aparece da seguinte forma no campo  “Dados adicionais” da NFe:

Val Aprox Impostos R$ __,__ (__,__%) Fonte: IBPT

Mas minha empresa recolhe um valor bem menor do que este imposto. O que acontece?

O objetivo é elucidar a carga tributária de toda a cadeia produtiva até a chegada ao consumidor final. Ou seja, sua empresa pode ter pago um valor menor de impostos mas o fornecedor que lhe vendeu ou fabricou o produto vendido pode ter pago um imposto diferente. O que é representado na nota são todos os impostos somados.

Mas como vocês sabem o valor do imposto que meu fornecedor pagou?

Não sabemos. Ali entra o IBPT: como o cálculo de impostos totais de toda uma cadeia produtiva é uma tarefa muito longe de ser simples, este instituto  encomendou uma pesquisa dos valores tributários de todos os códigos NCMs com empresas de diversos regimes tributários para poder ajudar as empresas neste cálculo. O resultado disto é uma grande tabela que contém o código NCM e a porcentagem de tributos considerando se o produto é nacional ou importado. Esta tabela é atualizada periodicamente.

Então como é feito o cálculo final?

Nós recuperamos o NCM de cada produto da nota e consultamos a porcentagem de impostos correspondente. Calculamos o imposto por produto e exibimos o somatório final.

Preciso fazer algo para que este cálculo apareça e esteja sempre correto?

Não. Basta que você informe o NCM correto do seu produto. O cálculo e a manutenção da tabela de impostos é de nossa responsabilidade!

Entendi. Onde posso obter mais informações sobre o assunto?

Nós recomendamos o site “De Olho no Imposto”: http://deolhonoimposto.ibpt.org.br/

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe: https://focusnfe.com.br/contato?utm_campaign=textoctablog 

Picture of Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »