Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

Luciano Romaniecki

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente. Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Conteúdo

O que é uma Nota Fria?

Nota Fiscal Fria é um documento falso que tem como objetivo fraudar operações e sonegar impostos junto a Receita Federal. Logo, ela não representa uma transação comercial real e pode ser utilizada para diversos fins ilícitos como lavagem de dinheiro, diminuição do lucro tributável, obtenção de vantagens indevidas como financiamentos ou empréstimos, entre outras transações ilegais. 

A Nota Fria também pode ser chamada de:

  • Nota fictícia;
  • Nota fantasma;
  • Nota inidônea;
  • Nota irregular;
  • Nota sonegada.

Por isso, é importante estar atento aos riscos envolvidos na emissão ou utilização de notas fiscais frias, uma vez que as consequências podem ser graves.

Existem três formas de emitir uma nota falsa, são elas:

Nota falsa de operações não realizadas

É a emissão contra um CNPJ qualquer para registrar venda de produtos ou prestação de um serviço que não aconteceu.

Nota falsa de operações realizadas

Neste caso se trata da emissão de documentos com informações conflitantes em relação a uma operação que foi verdadeiramente realizada.

Nota falsa com informações e operações erradas

Esse tipo de emissão abrange operações que foram totalmente adulteradas. Ou seja, a nota foi emitida com dados falsos e gerada até mesmo através de um sistema não oficial.

Dessa forma, é imprescindível que as empresas saibam como identificar a autenticidade das notas e quais notas foram lançadas contra seu CNPJ. Visto que qualquer instituição pode ser vítima de fraudes e golpes.

Como saber se a nota fiscal é fria? 

A primeira dica para verificar a autenticidade de um documento fiscal é consultar a NFe. Para isso, faça uma consulta aos dados cadastrais da empresa, como:

  • CNPJ;
  • Situação cadastral (ativa, inativa, etc.); 
  • Data de abertura; 
  • Nome empresarial e fantasia; 
  • Atividades econômicas (CNAE); 
  • Natureza jurídica; 
  • Endereço;
  • Contato;
  • entre outros.

Porém, para uma prevenção mais eficaz, é importante consultar com regularidade quais as notas emitidas contra o seu CNPJ diretamente no Portal da Nota Fiscal eletrônica ou pela SEFAZ do seu estado.

Assim, quando realizar uma consulta e encontrar dados incoerentes e operações desconhecidas, é possível sinalizar para a receita federal.

Inclusive, é ideal que em situações de fraude seja feito o boletim de ocorrência. Isso torna mais fácil comprovar que a empresa que sofreu a fraude não é conivente com a falsificação.

Como evitar nota fiscal fria?

É importante pensar em como fugir desse tipo de problema e estar preparado para contornar situações como essa.

Uma opção é manter boas práticas em torno da gestão das notas fiscais. Dessa forma você pode utilizar recursos que vão desde o uso de automação à adesão de APIs de gestão.

Em nosso artigo Boas Práticas para Gestão de Notas Fiscais, relatamos algumas ações que permitem um maior controle sobre as notas emitidas contra seu CNPJ. Vale a pena conferir!

O que fazer caso identifique uma nota fria?

Ao identificar uma nota fiscal falsa, o primeiro passo é comunicar à Receita Federal. Esse procedimento pode ser efetuado através do Portal de Nota Fiscal eletrônica, utilizando a Manifestação do Destinatário (MDe). Com ela você pode manter-se em comunicação com o Fisco, de maneira que qualquer documento emitido e não reconhecido pela sua empresa seja notificado.

Neste processo, você informará que não reconhece a nota fiscal emitida, caracterizando-a como falsa. Com a confirmação da Receita Federal, a nota poderá ser cancelada devidamente, garantindo que sua empresa não sofra penalidades.

Saiba mais no artigo: Por que você deveria usar a Manifestação do Destinatário (MDe).

Como denunciar a nota fiscal fria?

Você pode registrar uma denúncia de algumas formas:

  • Portal da Nota Fiscal Eletrônica: Acesse o site da SEFAZ do seu estado e utilize o sistema de “Manifestação do Destinatário” para declarar que você não reconhece a operação. Se possível, anexe documentos que comprovem a não realização da compra.
  • Central de Denúncias: Em alguns estados, há um sistema online específico para denúncias de notas fiscais frias. Acesse o site da SEFAZ do seu estado e busque essa opção.
  • Site da Receita Federal: Acesse o portal e-CAC no site da Receita Federal e preencha o formulário de denúncia.
  • Delegacia de Polícia: Registre um boletim de ocorrência junto à polícia.

Quais as penalidades que uma nota fiscal fria pode causar?

Qualquer documento fiscal falso pode trazer problemas e as consequências devem ser ressaltadas. 

Punições para emissores

A primeira é que para os emissores, as punições podem ser mais rigorosas, já que emitir documentação adulterada implica vários crimes segundo o Código Penal. Assim, conforme a qualificação dos crimes, todas as pessoas envolvidas no crime podem pegar de 2 a 6 anos de prisão.

Multas

A multa varia de acordo com o valor da nota fiscal e pode chegar a 100% do valor da operação.

Rebaixamento do CNPJ

A empresa pode ter seu CNPJ rebaixado pela Receita Federal. Isso significa que pode ser fechada por tempo indeterminado. 

Importante: Uma empresa que recebe uma nota falsa também pode ser punida. Isso acontece quando a empresa não consegue comprovar que não está envolvida no esquema, resultando em penalidades graves.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Manter uma gestão da emissão de notas de qualidade é essencial. Com um controle mais organizado, as empresas evitam fraudes e notas falsas circulando em suas transações.

A tecnologia do Focus NFe pode te ajudar a emitir e gerenciar de forma mais segura, ágil e eficiente as suas notas fiscais. 

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossos recursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe!

Luciano Romaniecki

Luciano Romaniecki

Coordenador de suporte no Focus NFe

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »
/nota-tecnica-2016-003
Nota Fiscal
Junior Muniz

Nota Técnica 2016.003: confira a nova tabela de NCM!

A Nota Técnica 2016.003, publicada em dezembro de 2016, é um documento fundamental para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Ela define a tabela de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e as Unidades de Medidas Tributáveis (Utrib) a serem utilizadas na NF-e.

Desde que foi lançada, a Nota Técnica 2016.003 passou por diversas alterações, a fim de atualizar a tabela de NCM e Utrib conforme as mudanças da legislação e as necessidades do mercado.

A seguir, abordamos em detalhes todas essas mudanças nas diferentes versões da Nota Técnica e quais códigos foram incluídos e excluídos do documento.

Leia mais »