O que é o metaverso e como ele influencia o marketing digital?

João Vallim

Conteúdo

Você sabe o que é metaverso? Um dos assuntos mais populares do mundo tecnológico, essa nova forma de interação tem atraído muita atenção.

Por se tratar de algo que interfere em muitas áreas, muitos profissionais, em especial do marketing digital, têm acompanhado o assunto a fim de buscar soluções inovadoras através desse recurso.

Entenda mais sobre o que é metaverso no artigo de hoje, e veja como ele pode influenciar a nossa realidade e o marketing digital.

Mas afinal, o que é metaverso?

O metaverso tem como proposta unir a realidade com o digital, onde é possível criar hologramas e realidade virtual ou aumentada de modo a construir um “mundo novo”.

Esse mundo virtual dispõe de avatares em 3D para a representação de pessoas reais. 

Atualmente, as redes sociais é que conectam as pessoas com essa tecnologia, podendo acessá-la via dispositivos móveis, tablets e computadores. 

Um nome que tem fortalecido essa tecnologia é o Mark Zuckerberg, dono do Facebook, que recentemente mudou o nome do seu negócio para Meta, já visando o uso dessa tecnologia.

Outro exemplo são os óculos de realidade aumentada que, em conjunto com fones de ouvidos e celulares, possibilitam viver esse mundo de forma muito próxima do real. 

Dessa forma, essa tecnologia reduz fronteiras a ponto de pessoas em locais totalmente distintos possam interagir.

Tecnologias envolvidas no metaverso

O metaverso exige muitas ferramentas de inovação para que funcione adequadamente. Alguns exemplos são:

Realidade virtual

A realidade virtual é um mundo completamente digital feito por softwares e já bem presente no mundo dos jogos. 

Realidade aumentada

A realidade aumentada, ao contrário da realidade virtual, leva o mundo virtual para o real. Aqui, o digital está presente na realidade. 

Um exemplo é o jogo o Pokémon Go, onde é possível simular que itens e personagens apareçam virtualmente em lugares reais, por meio da interação da câmera do dispositivo móvel com o ambiente

Tecnologia 5G

Essa tecnologia é um dos elementos chave para que o metaverso funcione. Isso porque com uma internet mais eficiente, a transmissão de dados será maior, fator extremamente relevante para se ter informações mais precisas e rápidas.

Blockchain, criptomoeda e NFT

Se no metaverso temos o mundo real disponível no virtual, porque não termos um meio de transação de valores?

Dessa forma, o metaverso também teria uma forma própria de economia. Primeiro, se utilizando do blockchain para ter um banco de dados público, depois com as criptomoedas como dinheiro e os NFT autenticando as transações realizadas nesse mundo virtual.

O metaverso, o dia a dia e o marketing digital

O metaverso traz inúmeras possibilidades de relacionamento, seja em se tratando de transações comerciais ou interpessoais. Assim, o marketing digital deve estar atento a possíveis mudanças em:

Maneiras de relacionar

Com o início das redes sociais a alguns anos atrás, uma nova maneira de se relacionar começou. E, se esse modo de interação já mudou muito a realidade do nosso dia a dia, com o metaverso isso poderá mudar mais.

Na realidade proposta pelo metaverso, não só as conversas serão diferentes, mas as sensações. O jeito de ouvir, ver e tocar serão modificados, passando por um aprimoramento.

Experiências imersivas

A realidade virtual já é por si só imersiva. Entretanto, para o marketing digital, essa tecnologia permite maior interação com os produtos, inclusive adentrando em lojas virtuais similares às lojas físicas.

Jornada de compras

O marketing digital ainda se utiliza do funil de vendas para direcionar seus clientes. Com o metaverso, a jornada de compras poderá ser totalmente influenciada. 

Isso porque as decisões poderão ser aceleradas ao passo que os clientes tenham melhor conhecimento dos produtos e melhores experiências, aumentando a conversão de vendas.

Conclusão: O que é o metaverso e como ele influencia o marketing digital?

Com a entrada de Mark Zuckerberg para esse universo, essa realidade virtual ganhou força.

Muitas empresas já estão buscando se apoiar nessa nova forma de ver o mundo para ganhar mais relacionamento com seus clientes e ampliar seu modo de vender.

Assim, empreendedores e profissionais que atuam na área de marketing digital devem estar preparados para se atualizarem diante dessa nova via. Até mesmo na hora de emitir notas fiscais, já que essa tecnologia promete atuar nos mais diversos ambientes.
Leia mais artigos sobre tecnologia e SaaS no blog da Focus NFe.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »