Pix parcelado: o que é e quando vale a pena usar essa opção

Ludmila Ferreira

Conteúdo

O Pix parcelado é uma nova forma de utilização desse serviço de pagamentos instantâneo que se tornou tão popular nos últimos 2 anos.

Essa opção de transação, que foi liberada pelo Banco Central em 2020, teve grande adesão da população brasileira. Isso porque possui alta flexibilidade quanto a dias e horários de pagamentos e, em sua maioria, sem nenhum custo. 

Atualmente, dentro do Pix também é possível utilizá-lo de forma parcelada, mas como isso funciona? Qual é a melhor forma de usar essa possibilidade?

É o que vamos ver no artigo de hoje. Acompanhe!

O que é Pix 

O Pix é uma forma de pagamento que permite, em apenas alguns segundos, transferências e pagamentos entre contas correntes, do mesmo banco ou não, independente do dia ou do horário.

Leia mais em: O que é Pix e como funciona?

A partir das facilidades que esse meio de pagamento trouxe, assim como o número elevado de usuários que aderiram ao seu uso, empresas de pagamento viram a oportunidade de oferecer o Pix parcelado. 

Pix parcelado

Basicamente é a oportunidade de parcelar as compras feitas através do Pix. Assim, quem recebe o pagamento o obtém de forma integral, mas quem paga pode parcelar o valor pago.

Vale lembrar que a opção de parcelamento não é uma forma de pagamento oficial do Banco Central. Portanto, ainda não há uma regulamentação para essa operação, mas também não há nada que impeça as instituições financeiras de ofertar esse serviço.

Outro ponto é que antes do Pix parcelado se popularizar, algumas empresas do ramo já possibilitavam que seus clientes utilizassem parte do seu limite de crédito para fazer transferências e pagamentos pelo Pix.

Como funciona o Pix parcelado

A regra para o funcionamento varia conforme cada instituição financeira ou banco. Mas em resumo, os usuários fazem uma compra e selecionam o Pix como meio de pagamento. Então na hora de pagar, é possível optar entre o pagamento à vista ou parcelado, assim como quantidade de parcelas e data de vencimento. 

Existem alguns jeitos diferentes para o parcelamento. Vejamos a seguir.

Tipos de parcelamento 

A primeira é quando o cartão de crédito é utilizado e o consumidor usa uma parte do limite do cartão disponível para o parcelamento com a mesma data de vencimento do cartão.

A segunda é sem o cartão de crédito, acionando uma linha de crédito similar a um empréstimo pessoal. Nesse caso, a data da compra será utilizada como base para o pagamento ou o consumidor poderá escolher o melhor dia. 

Pix parcelado vale a pena?

Por não ter uma regra específica para o funcionamento do parcelamento, é importante estar atento. Ao utilizar o Pix parcelado, diferente do Pix comum, que é gratuito, juros serão acrescentados aos valores levando o valor final mais caro.

Tanto o parcelamento via cartão de crédito como pela linha de crédito são oportunos. Mas baseado em suas semelhanças, aconselha-se o uso apenas em lojas e prestadores de serviços que aceitam essa forma de pagamento. 

Mas então quando usar o pix parcelado? Vejamos alguns exemplos.

Quanto há descontos para compras nesse modo

Para os lojistas essa opção garante o recebimento do dinheiro à vista, reduzindo custos com taxas dos cartões. Mas para o consumidor, há vantagem apenas se o lojista aplicar essa redução de custo no preço final da compra. 

Quando o desconto for maior que os juros 

Quando o desconto no pagamento for maior que o juros cobrado nas parcelas. Isso porque o desconto será único, mas os juros serão lançados mensalmente em cada parcela. 

Em situações emergenciais

Infelizmente nem todo mundo possui acesso a cartão de crédito ou dinheiro em conta para uso em contratempos. Mas com o pix parcelado é possível que o prestador de serviço receba à vista, enquanto quem paga parcela o valor. 

Pix parcelado: conclusão

O Pix parcelado é mais uma forma de pagamento que permite que as pessoas optem pela melhor maneira de pagar suas compras ou prestadores de serviços. 

No entanto, para que o seu uso não traga prejuízos financeiros, é preciso ter um planejamento adequado. Tanto para parcelamentos via cartão de crédito como sem.

A cobrança nos casos de parcelamento sem cartão funciona como um débito automático. Assim, se você não tiver dinheiro em conta, será debitado do seu cheque especial o que acarretará em juros caso o atrase o pagamento.

Já pensando no cartão de crédito, o acúmulo de parcelas de compras diferentes pode gerar confusão na hora de pagar e desorganizar a sua vida financeira. 

Confira mais conteúdos sobre SaaS e gestão financeira no blog da Focus NFe.

Ludmila Ferreira

Ludmila Ferreira

Assistente comercial e marketing na Focus NFe. Apaixonada por vôlei, música e livros.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »