O que é Pix e como funciona?

João Vallim

Conteúdo

Disponibilizado pelo Banco Central desde novembro de 2020, o Pix chegou para ficar. Mas você sabe exatamente o que é Pix?

No artigo de hoje, vamos entender melhor sobre esse método de transferência, entendendo seus principais benefícios e a forma de usá-lo.

Vamos lá?

O que é Pix?

Pix é um meio de transferência de valores entre contas bancárias. Seu principal diferencial é que permite transações em qualquer dia ou horário e, em sua maioria, sem custos.

A conclusão de um envio com esse método dura em torno de 10 segundos, sem impedimentos em relação a feriados ou finais de semana.

Além disso, esse tipo de transferência é integrada aos canais digitais dos próprios bancos, o que dispensa o uso de qualquer outro aplicativo ou sistema.

É possível usar o Pix para pagar um amigo, fazer uma compra ou até mesmo fazer o recolhimento de impostos e taxas de serviços.

Pix é uma sigla?

Não! Essa confusão é comum, já que outras formas de transferência populares são siglas, como TED e DOC.

TED significa Transferência Eletrônica Disponível e DOC quer dizer Documento de Ordem de Crédito.

Já o nome Pix foi criado para remeter à tecnologia, fazendo menção aos “pixels”, que são os pontos luminosos de uma tela digital.

É um título simples e objetivo, que reflete seus principais benefícios, como veremos a seguir.

Benefícios do PIX

Como vimos ao longo do artigo, o Pix chegou para revolucionar as formas de transação monetária. 

Nesse sentido, podemos destacar três benefícios principais que esse sistema oferece.

Economia

O grande benefício desse meio de pagamento é a redução dos custos com transferências, já que a maioria das ações é disponibilizada sem tarifas. Mas vale ressaltar que nem sempre o Pix é gratuito!

Segundo o Banco Central, existe a garantia de gratuidade para os casos de pessoa física e MEI quando recebem transferências Pix ou efetuam esse tipo de pagamento por meio de canais digitais (app ou internet banking).

Confira também: Como o Pix irá reduzir os custos por transação para PJ

Mas ainda que não seja gratuito em todos os casos, a economia é perceptível. Para melhores esclarecimentos, indicamos consultar a Resolução BCB n° 19 de 1/10/2020.

Liberdade

O detalhe sobre o Pix que favorece a liberdade é em relação aos prazos.

Por estar disponível em todos os dias do ano, não se tem impedimentos para usar essa forma de pagamento em finais de semana ou feriados.

Além disso, essa forma de pagamento pode ser feita a qualquer horário. Isso faz uma grande diferença quando comparado com as outras formas de transação.

O TED, por exemplo, só permite a transferência no mesmo dia se for antes das 17h. O DOC, por sua vez, só cai no dia seguinte à operação e se for feito após as 21h59, só no segundo dia útil.

Um elemento que pode trazer algumas limitações ao Pix é em relação ao limite de valores transferidos. Isso tem a função de garantir a segurança do usuário, que pode definir seus limites para se precaver em casos de assaltos ou fraudes.

Agilidade

Os pagamentos via Pix são consideravelmente mais rápidos pois a transferência é feita automaticamente, em qualquer hora do dia.

Outro elemento que agiliza as transações é o uso da Chave Pix, como veremos a seguir.

O que é a Chave Pix?

A Chave Pix é uma forma de facilitar a conexão entre as partes que irão fazer uma transação.

Ao invés de passar diversos dados, como número da conta, agência e etc, você passa apenas uma informação e a transferência já pode ser feita.

É possível cadastrar como Chave os seguintes dados:

  • CPF ou CNPJ
  • E-mail
  • Número de telefone celular
  • Chave aleatória (um código gerado pelo sistema)

Além disso, uma pessoa ou empresa pode gerar um QR Code e disponibilizá-lo para outros capturarem essa imagem com a câmera do celular e possibilitar a transferência.

É importante deixar claro que o registro de uma Chave Pix não é obrigatório. Fica a critério de cada usuário optar se vai usá-la ou não.

Pessoas físicas podem cadastrar até 5 chaves por conta e PJ até 20 chaves, também por conta bancária. Essas chaves não podem se repetir entre contas diferentes. 

Ou seja: se você optar por usar seu número de celular como chave no banco X, terá que escolher outra forma de identificação para ser a sua chave no banco Y.

Agora que você já sabe o que é o Pix…

Você pode usar o Pix em suas transações no dia a dia! Com certeza esse é um sistema que tem facilitado e muito a vida de muita gente.

Para melhorar a gestão da sua empresa, conheça mais sobre API para notas fiscais com o Focus NFe.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »