Quais são os códigos de cada UF no Brasil?

João Vallim

Em um país grande como o Brasil, as notas fiscais exigem um cuidado extra na hora de preencher os dados necessários para a emissão. Isso acontece pelo fato de termos um grande número de estados e é necessário saber o código de cada um para poder diferenciá-los na documentação. Se você emite notas, certamente já se deparou com a necessidade de utilizar um código de UF em um documento fiscal. Entenda mais sobre UFs no artigo de hoje, quais são os códigos e qual é a importância desse dado.

Conteúdo

O que é UF?

Estado Federativo ou Unidade Federativa (UF), dentro do Brasil é uma entidade com alguma autonomia, possuindo autogoverno, autolegislação e auto arrecadação. Ou seja, é dotado de governo e constituição própria. 

Se analisarmos sob uma perspectiva político-administrativa, o nosso país é definido pela constituição como uma federação composta pela união indissolúvel entre União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. 

Dessa forma, cada um desses níveis de governo possui personalidade jurídica de direito público interno e, apesar de não serem soberanos, têm autonomia em relação aos demais. 

Assim, são capazes de se autoadministrar e de se organizar conforme suas próprias escolhas. Isso vale tanto para a eleição dos seus líderes e representantes políticos, assim como para a administração de assuntos públicos sem a interferência de outras entidades federativas.

Logo, para tornar possível essa autoadministração, a constituição atual determina quais os tributos cada UF pode coletar e como serão distribuídos os recursos entre elas. 

O que significa UF em um cadastro?

UF em um cadastro é Unidade da Federação, e se refere a um campo que indica o estado em que a pessoa que preenche está localizada. É comum que ao preencher cadastros seja solicitada essa informação, um exemplo é quando se contrata serviços bancários. 

Dessa forma, a solicitação da Unidade Federativa costuma acontecer não apenas em cadastros mas em viagens ou em tempo de eleições, por exemplo.

Vale lembrar, que nem sempre a UF é reconhecida com essa sigla, também podendo ser identificada nos documentos como órgão emissor, estado correspondente, entre outras nomenclaturas.

O que significa UF na identidade?

A carteira de identidade ou RG é um documento nacional que serve para a identificação civil em nosso país. 

Além  dos dados que permitem afirmar a identidade de uma pessoa, nele também deve constar o estado da federação ou entidade autônoma ao qual o titular deste documento pertence. 

Devido a divisão das entidades de estados e Distrito Federal em níveis de governo federal, estadual e municipal, é necessário que seja registrado no RG a unidade federativa que o documento foi emitido. Isso porque cada administração tem diversos níveis de autonomia.

Quais são as UFs do Brasil?

Na tabela a seguir, você pode as siglas das UFs dos 26 estados mais o Distrito Federal:

Unidade FederativaSigla
AcreAC
AlagoasAL
AmapáAP
AmazonasAM
BahiaBA
CearáCE
Distrito FederalDF
Espírito SantoES
GoiásGO
MaranhãoMA
Mato GrossoMT
Mato Grosso do SulMS
Minas GeraisMG
ParáPA
ParaíbaPB
ParanáPR
PernambucoPE
PiauíPI
Rio de JaneiroRJ
Rio Grande do NorteRN
Rio Grande do SulRS
RondôniaRO
RoraimaRR
Santa CatarinaSC
São PauloSP
SergipeSE
TocantinsTO

O que são os códigos de UF definidos pelo IBGE?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) criou uma relação com todos os estados e municípios do Brasil. Nessa lista são atribuídos a cada um deles um código de identificação. Vejamos quais são os códigos de cada estado:

  • 11 – Rondônia (RO)
  • 12 – Acre (AC)
  • 13 – Amazonas (AM)
  • 14 – Roraima (RR)
  • 15 – Pará (PA)
  • 16 – Amapá (AP)
  • 17 – Tocantins (TO)
  • 21 – Maranhão (MA)
  • 22 – Piauí (PI)
  • 23 – Ceará (CE)
  • 24 – Rio Grande do Norte (RN)
  • 25 – Paraíba (PB)
  • 26 – Pernambuco (PE)
  • 27 – Alagoas (AL)
  • 28 – Sergipe (SE)
  • 29 – Bahia (BA)
  • 31 – Minas Gerais (MG)
  • 32 – Espírito Santo (ES)
  • 33 – Rio de Janeiro (RJ)
  • 35 – São Paulo (SP)
  • 41 – Paraná (PR)
  • 42 – Santa Catarina (SC)
  • 43 – Rio Grande do Sul (RS)
  • 50 – Mato Grosso do Sul (MS)
  • 51 – Mato Grosso (MT)
  • 52 – Goiás (GO)
  • 53 – Distrito Federal (DF)

Para que servem os códigos UF do IBGE?

Assim, com base nessa relação, fica mais fácil descobrir qual é o número oficial designado a cada estado. Essa informação é de grande relevância para variadas atividades, como o preenchimento de formulários e a emissão de notas fiscais, entre outras.

Conclusão

Em resumo, a terminologia “Unidade Federativa” (UF) é uma referência a uma das subdivisões político-administrativas do Brasil, que engloba os 26 estados e o Distrito Federal. 

Cada UF é identificada por um código único, geralmente composto por duas letras, e desempenha um papel crucial em diversas aplicações. Esses códigos fornecem a localização geográfica de cidades e regiões no país, sendo utilizados em documentos oficiais, endereços postais, preenchimento de formulários, emissão de notas fiscais e em diversas atividades do dia a dia. 

Assim, as UFs e seus códigos desempenham uma função fundamental na estrutura administrativa do Brasil, simplificando operações e comunicações em todo o território nacional.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossosrecursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse com a nossa equipe aqui!

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »
/nota-tecnica-2016-003
Nota Fiscal
Junior Muniz

Nota Técnica 2016.003: confira a nova tabela de NCM!

A Nota Técnica 2016.003, publicada em dezembro de 2016, é um documento fundamental para a emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Ela define a tabela de Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) e as Unidades de Medidas Tributáveis (Utrib) a serem utilizadas na NF-e.

Desde que foi lançada, a Nota Técnica 2016.003 passou por diversas alterações, a fim de atualizar a tabela de NCM e Utrib conforme as mudanças da legislação e as necessidades do mercado.

A seguir, abordamos em detalhes todas essas mudanças nas diferentes versões da Nota Técnica e quais códigos foram incluídos e excluídos do documento.

Leia mais »