Qual o papel do contador?

You are currently viewing Qual o papel do contador?

Você sabe qual é o papel do contador e como auxilia empresas?

Desde o cálculo de impostos a emissão de documentos fiscais, o contador é fundamental para o andamento dos serviços financeiros e tributários das organizações.

No artigo de hoje vamos entender mais sobre esse papel do contador, assim como qual é a sua importância e funções. 

O papel de um contador

Um contador é um profissional formado em Ciências Contábeis e está apto a trabalhar em diversos setores. 

Alguns exemplos do papel do contador são: a gestão empresarial e financeira, mercado de seguros, controladoria, perícia, auditoria, até a parte atuarial, econômica e patrimonial de uma empresa. 

Além de ser o profissional indicado para lidar com o regime tributário,  cuidando  dos impostos e taxas, dentre as suas atribuições também está o auxílio nos trâmites de abertura de empresas.

Abertura de Empresa

Aqui o contador faz a legalização, alterações contratuais e verificação das legislações municipais, estaduais e federais. Também ajuda na definição do CNAE, qual será a natureza jurídica, o porte da empresa, o regime tributário e as alíquotas dos impostos.

Escrituração Contábil/Tributária

Essa é considerada uma das principais funções do contador. Nessa atividade ele registra movimentações financeiras, preenche demonstrativos, controla e mantém os livros fiscais atualizados, além de emitir as guias de impostos como o ISS e ICMS.

Entrega das Obrigações Acessórias

Ao cuidar das burocracias, o contador também ajuda a manter a empresa dentro dos parâmetros legais, preenchendo documentos como: a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS); Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS); Declaração de Débitos Tributários Federais (DCTF); Declaração do Imposto Retido na Fonte (DIRF); Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) dentre outros. 

Emissão de Certidões Negativas de Débitos

Para participar de processos como licitações ou solicitar empréstimos, é o contador quem vai emitir a certidão negativa de débitos. Esse documento comprova como está a situação da sua empresa em questão de dívidas.

Assessoria Trabalhista

Obrigações trabalhistas também fazem parte da série de serviços que a contabilidade atende. 

Logo, emissão de contracheques; calcular o pró-labore dos sócios; emitir guias do INSS, FGTS e IRRF; processar folha de pagamento e demais procedimentos são realizados para que as empresas se mantenham organizadas e em dia com o Fisco trabalhista.

Assessoria financeira e tributária

A assessoria não é realizada por todos os contadores, porém alguns profissionais se utilizam dessa atividade como um diferencial.

Esse serviço pode ser em torno da gestão financeira em tomadas de decisões estratégicas, onde o contador ajuda a embasar novos projetos, ou através do auxílio no planejamento tributário.

Encerramento de Empresa

Infelizmente nenhum negócio está imune ao fim. Nesses casos, para encerrar uma empresa e seguir corretamente as etapas necessárias para o fechamento, o papel do contador também é importante.

O papel do contador para empresas

Ter o suporte de um contador é essencial, seja na hora de abrir uma empresa como na hora de reestruturar seu negócio. Isso porque é preciso avaliar quais são as melhores decisões diante de novas estratégias ou projetos, a fim de evitar despesas desnecessárias. 

Outro fator é que o complexo sistema tributário brasileiro exige um profissional qualificado para manter a situação fiscal em dia e dentro das regras do Fisco. 

Portanto, o papel do contador é fundamental para o andamento financeiro, fiscal e tributário das empresas, até mesmo para organização e automatização de documentos fiscais. Dessa forma, contribui para uma maior eficiência e otimização de processos internos.

Como escolher um serviço contábil

Veja, antes de escolher um profissional ou empresa para contratar, avalie quais são as suas necessidades fiscais em comparação ao porte da sua empresa.

Para o caso de médias e grandes empresas, é necessário levar em conta o que trará mais agilidade e economia, se é ter um setor interno de contabilidade ou contratar uma empresa terceirizada. 

Logo, analise o que estará mais de acordo com as suas finanças e os resultados que busca a médio prazo.

Outro item a se considerar é que existem empresas contábeis que oferecem serviços e plataformas online de atendimento. Isso tem facilitado a vida de muitos empreendedores. 

Portanto, verifique se as demandas que sua empresa possui serão atendidas ao contratar um profissional direto ou se vale mais a pena contratar serviços online. Pese detalhes como atendimento, preço e qualidade do serviço. 

Contadores e documentos fiscais

Como já ressaltamos, o sistema fiscal e tributário do Brasil é um tanto difícil e por isso ter um contador faz toda a diferença. 

No que diz respeito aos documentos fiscais, cada um possui peculiaridades que precisam estar de acordo com o Fisco. Ter o acesso a um profissional qualificado evita problemas e traz maior segurança fiscal.

Alguns detalhes você pode ler no nosso artigo: Quais são os principais impostos em notas fiscais?

Outra questão é que ter um contador permite que você aperfeiçoe a forma de emitir os documentos. Isso pode ser ainda mais otimizado utilizando um API de emissão de notas fiscais. As APIs permitem um preenchimento dos documentos mais ágil e qualificado. 

Quer saber mais conteúdos sobre o mundo SaaS? Acesso o nosso blog.

Deixe uma resposta