Sistemas com Inteligência Artificial

João Vallim

Conteúdo

Muitas pessoas já ouviram falar em inteligência artificial, tanto em filmes como em soluções corporativas. Porém, poucos sabem definir como ela pode ser utilizada enquanto um fator estratégico no dia a dia de uma empresa.

Quer saber como isso pode ser feito e o que fez a inteligência artificial ser uma tendência de TI? Então, continue a sua leitura nesse post incrível! 

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial (AI) é um conceito que define a capacidade de sistemas aprenderem rotinas automaticamente e executar processos que seriam feitos por humanos sem a necessidade de uma interação do usuário.

Esse é um conceito antigo e que, diante dos avanços dos últimos anos, tornou-se cada vez mais popular: hoje, com o apoio de tecnologias de aprendizado de máquina e processamento de informações, a IA pode ser aplicada em vários ambientes, eliminando riscos e dando mais performance para o negócio.

O que levou a inteligência artificial a tantas empresas?

A inteligência artificial está sendo adotada em vários negócios como uma forma de otimizar as rotinas internas e garantir uma maior e melhor performance para os times.

Essa tecnologia pode reduzir riscos ou erros além de aumentar a vida útil de equipamentos. Aplicada ao desenvolvimento de sistemas e serviços, a IA torna softwares mais inteligentes e amplia o seu potencial de fidelizar usuários.

Em outras palavras, a IA torna a empresa mais competitiva e rentável. Ela passará a ter um funcionamento mais eficaz. Seus serviços e produtos passarão a ter um maior potencial de mercado. Por fim, atrairão novos negócios a médio e longo prazo.

Como aplicar IA no meu negócio

Por ser uma tecnologia flexível, a IA pode ser aplicada em vários pontos do dia a dia de um negócio. Confira abaixo algumas das estratégias mais comuns para incorporar a inteligência artificial na rotina de negócios e nos seus serviços!

Aumento da automação

A automação é um dos principais pontos que levam empresas a investir na inteligência artificial. Soluções de gestão de infraestrutura com recursos inteligentes podem otimizar o controle de recursos e, assim, eliminar gastos. Dessa forma, a empresa consegue criar um ambiente de trabalho mais eficaz e prático.

Um sistema de refrigeração automatizado consegue, por exemplo, identificar o número de pessoas em um ambiente durante o dia e, assim, regular a intensidade do ar-condicionado, evitando desperdícios.

Já uma aplicação de emissão de notas fiscais poderia por exemplo realizar verificações nos impostos lançados apontando possíveis riscos fiscais.

Para empresas SaaS que possuem uma infraestrutura de TI complexa, o investimento na inteligência artificial pode auxiliar o negócio a ter uma melhor política de segurança digital.

Aplicações de monitoramento que possuem recursos inteligentes conseguem identificar ameaças com mais precisão, diminuindo vulnerabilidades e chances de um ataque dar certo. Elas aprendem os hábitos de usuários e, assim, conseguem identificar com alta precisão contas comprometidas e mitigar ataques automaticamente.

Personalização automática de conteúdos

No desenvolvimento de sistemas, a inteligência artificial pode ser utilizada como uma forma de melhorar a experiência do usuário. A aplicação aprenderá de maneira automática as funcionalidades que o usuário mais usa no seu dia a dia. Dessa forma, a solução pode definir um layout mais dinâmico, que prioriza recursos mais importantes e, assim, fideliza com mais facilidade o usuário final.

O investimento na inteligência artificial pode beneficiar uma empresa de várias formas. Os custos operacionais caem e as estratégias comerciais são otimizadas com mais precisão. Além disso, a rotina de trabalho passa a ser mais eficaz, seja com a eliminação de erros ou com a execução de rotinas automaticamente.

Gostou das nossas dicas? Então segue a gente no LinkedIn e no Facebook para receber mais novidades do blog!

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Técnica 2023.004
Nota Fiscal
Hélio Marques

Nota Técnica 2023.004: novo evento para NF-e e NFC-e (ECONF)

documentos fiscais e recursos financeiros recebidos.

Assim, todos os que estão envolvidos no processo da emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e a Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFCe), têm a possibilidade de anotar no documento fiscal as transações financeiras relacionadas através do Evento de Conciliação Financeira (ECONF).

No entanto, em 02 de fevereiro de 2024, foi lançada a versão 1.10 da NT 2023.004 com algumas alterações importantes. Acompanhe o artigo de hoje e entenda mais sobre essas mudanças.

Leia mais »
Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2019.001: Atualizações das Regras de Validação

A Nota Técnica 2019.001 trata-se de um documento com alto impacto para desenvolvedores e demanda regras de validação mais rígidas. Por isso, passa por atualizações constantes, a fim de melhorar os serviços oferecidos aos consumidores.

Algumas de suas regras têm a ver com tópicos importantes, como benefícios fiscais, melhora do controle de documentos referenciados e a identificação do destinatário, descrição de informações do ICMS com mais precisão, entre outros tópicos.

A seguir, trazemos as mudanças da Nota Técnica 2019.001 nas diferentes versões do documento, lançadas nos últimos anos.

Leia mais »
Nota Fiscal Falsa: Como evitar golpes
Nota Fiscal
Gabriel Hissatomi Davanzo

Nota Fria: o que é, como identificar e como evitar golpes?

A Nota Fria é todo documento que contém qualquer tipo de informação adulterada. Esse é um problema que nem sempre fica claro e até mesmo as partes não envolvidas na ação criminosa podem ser afetadas judicialmente.

Portanto, é essencial saber como identificar as notas falsas e como lidar com esses percalços para evitar fraudes e se prevenir contra este tipo de documento. Acompanhe o artigo de hoje e saiba como reconhecer a Nota Fria.

Leia mais »