Vencimento do Certificado Digital: 4 dicas para evitar travamento do software do seu cliente

João Vallim

Conteúdo

O vencimento do Certificado Digital pode ocasionar diversos problemas e trazer transtornos para a empresa do seus clientes.

Vale lembrar que um Certificado Digital é de grande utilidade quando se abre um CNPJ. Essa ferramenta permite a assinatura online de documentos sem a necessidade do reconhecimento em cartório, além de contribuir na emissão de notas fiscais por facilitar transações e trazer segurança diante de fraudes digitais.

Com isso, muitos softwares houses passaram a adotar a indicação de Certificado Digital em seus processos de vendas ou a emitir a documentação para os que optam em ser agentes de registro.

Por toda a dinâmica, muitos gestores estão buscando soluções para os softwares que travam devido ao vencimento do Certificado Digital.

Acompanhe o artigo de hoje e confira 4 dicas para ajudar os seus clientes.

O software travou por causa do vencimento do Certificado Digital

O primeiro grande problema de quando o software house trava é: os clientes não estão atentos ao vencimento de seus certificados digitais. 

O Certificado Digital tem validade pois são necessárias atualizações tanto relacionadas com os dados da empresa, como por questões de segurança e pela necessidade de implementação de novas tecnologias.

Esse documento tem um prazo de validade que varia de 1 a 3 anos conforme a categoria escolhida pelo cliente. 

Assim, com o documento vencido alguns problemas podem surgir, tais como:

  • Recusa de acesso ao Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (eCac) da Receita Federal;
  • Indisponibilidade na emissão de documentos fiscais;
  • Atraso em processos legais;
  • Impossibilidade de demissão de funcionários.

Mas como evitar o travamento do software do seu cliente pelo vencimento do certificado?

Confira 4 dicas a seguir.

Como evitar travamento do software do seu cliente

Como já falamos, é possível que o travamento se dê por conta do vencimento do certificado. Sendo assim, elencamos 4 dicas como o software house pode auxiliar o seu cliente nessas situações.

Orientação pelo suporte

Uma forma de evitar esses transtornos é orientar o cliente via suporte. Dessa forma, é possível notificar o cliente quando o certificado estiver próximo do vencimento de forma que ele evite o travamento de seu software.

Essa notificação, por exemplo, pode ser feita quando os clientes entram em contato por algum outro motivo e aproveita-se a oportunidade para lembrá-lo do vencimento de seu certificado.

Alerta sobre o vencimento

A renovação do Certificado Digital deve ser feita com 30 dias de antecedência em relação ao vencimento via Autoridade Certificadora (AC) credenciada à Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).

Logo, uma possibilidade é emitir um alerta 90 dias antes do prazo de validade através de pop-ups dentro do próprio software. Assim, há tempo suficiente para evitar prejuízos.

Indicar a emissão de Certificado Digital

Outra possibilidade é seu software house indicar uma certificadora autorizada e fazer a mediação entre as duas partes.

Essa indicação pode correr em alguma parte mais específica do seu software, com a inserção de um link que direcione para a empresa parceira. Ou durante o envio do alerta com 90 dias de antecedência.

Ser uma software house indicadora de Certificado Digital

Assim como indicar a emissão, outra forma é dispor a opção de emitir ou agendar a emissão de certificados dos seus clientes dentro do seu software house.

Isso torna mais fácil gerar ou renovar os documentos antes do vencimento, facilita a contabilidade do seu cliente e ainda traz mais chances de fidelização ao entregar um serviço mais completo.

Vencimento do Certificado Digital: conclusão

A principal tarefa para evitar o travamento do software de seus clientes é auxiliá-lo em relação ao vencimento do certificado.

Dispor de estratégias que o façam ter melhor gestão deste documento evita dúvidas por parte do cliente em relação ao funcionamento dos seus serviços. 

Quer melhorar a sua performance e proporcionar uma melhor experiência para os usuários do seu software? Teste a API da Focus NFe grátis por 30 dias.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

caminhões em fila na estrada
CTe
Egon Hilgenstieler

CTe: Qual sua função e como emitir?

O CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) é um documento fiscal digital utilizado por empresas que realizam serviços de transporte de cargas no Brasil. Sua emissão é obrigatória e tem como principal objetivo promover a segurança das cargas e otimizar a fiscalização.

No artigo de hoje explicamos o que é CTe, quais são as suas vantagens, diferenças em relação a outros documentos, assim como emitir e realizar operações corretamente. Confira!

Leia mais »
Contabilidade
Ricardo Acras

Entenda as formas de classificação fiscal para emissão de NF-e

A classificação fiscal serve para identificar mercadorias em vista de uma organização otimizada nos processos de produção, comercialização, importação e exportação. Por meio de uma série de códigos, os produtos são categorizados de acordo com suas características físicas, químicas, econômicas e de uso. Esse sistema é utilizado por governos em todo o mundo para fins de tributação, comércio exterior e estatísticas.

Logo, para garantir a emissão correta da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), é essencial entender quais são os códigos exigidos e suas especificações. Acompanhe o artigo de hoje e fique por dentro desse assunto.

Leia mais »
Nota fiscal denegada
Documentos fiscais
Luciano Romaniecki

Nota denegada: o que é, quando acontece e como evitar

A denegação da Nota Fiscal Eletrônica era um o processo em que a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) denegava a nota, não autorizando a realização das operações na qual ela se referia, por conta de irregularidades fiscais nos cadastros do emitente ou do destinatário.

No entanto, houve mudanças a respeito desse tema. Basicamente, o processo de denegação é eliminado para a NF-e (modelo 55) e é substituído pelo procedimento de rejeição.

Logo, é necessário que as empresas adaptem as suas operações fiscais. A seguir, trazemos tudo o que mudou e como se deve proceder no caso de sua nota fiscal ser rejeitada.

Leia mais »