Versão 4.0 da NFe: Principais Alterações

Egon Hilgenstieler

Conteúdo

A cada 2 anos aproximadamente é feita uma revisão do layout da NFe devido a mudanças na legislação. Esta nova versão apresenta varias alterações técnicas mas algumas são de impacto direto nas empresas.

A principal mudança é a adição das informações sobre o pagamento na NFe (modelo 55). Na versão 3.10 apenas a NFCe (modelo 65) utilizava estes campos. Além disso, foram adicionados campos referentes ao FCP – Fundo de Combate a Pobreza que deverão ser informados junto com o ICMS. Existem também novas opções de frete, de notas referenciadas e novas exigências para combustíveis e medicamentos.

Prazos para a implantação nas SEFAZ

  • Ambiente de Homologação (ambiente de teste das empresas): Já disponível
  • Ambiente de Produção: Já disponível
  • Desativação da versão anterior: 02/07/18

Abaixo descrevemos brevemente cada alteração. Caso você utilize a API veja o nome dos campos e a compatibilidade com a versão anterior.

Alteração na forma de pagamento

A forma de pagamento será obrigatória agora também para NFe. Será removido o campo “forma de pagamento” e será utilizado um grupo onde poderá ser informado várias formas de pagamento, como dinheiro, cartão, duplicata mercantil, etc. Apenas notas de ajuste e de devolução deverão informar um valor específico para indicar “sem pagamento”.

Nova opção para referenciar notas

Agora será possível referenciar notas do “modelo 2”, em adição a notas do “modelo 1/1A”.

Novo campo para venda ambulante

Será possível informar a opção 5 no campo “Indicador de presença” que significa “operação presencial, fora do estabelecimento”.

Criação de novo grupo “rastreabilidade de produto”

Criação de novo grupo para permitir a rastreabilidade de qualquer produto sujeito a regulações sanitárias. É possível informar vários registros para cada item da NFe:

  • Número do Lote do produto
  • Quantidade de produto no Lote
  • Data de fabricação/ Produção
  • Data de validade

Estes campos já estavam disponíveis anteriormente para medicamentos.A diferença é que agora o grupo estará disponível para outros produtos e será possível informar mais de um registro por item da NFe. Por esta questão os nomes dos campos serão alterados em nossa API.

Para medicamentos e matérias-primas farmacêuticas, foi incluído o novo campo obrigatório “Código de Produto da ANVISA”.

Novos campos para o FCP

Os valores referente ao Fundo de Combate a Pobreza eram informados na versão anterior da NFe apenas para vendas interestaduais para consumidor final. Ele agora deverá ser preenchido para as seguintes situações tributárias do ICMS: 00, 10, 20, 30, 51, 60, 70, 90. Para empresas optantes pelo Simples Nacional, as situações tributárias onde se aplicará será: 201,202, 500, 900.

Para cada uma destas situações deverá ser informado a alíquota, base de cálculo e valor da contribuição, inclusive detalhando se o valor foi pago anteriormente por substituição tributária. Veja com o seu contador se esta situação irá se aplicar a sua empresa.

Novas modalidades de frete

Foram adicionadas as seguintes opções:

  • 3 – Transporte Próprio por conta do Remetente
  • 4 – Transporte Próprio por conta do Destinatário

Novos campos para combustíveis

O campo “percentual de gás natural” foi removido e foi adicionado 3 novos campos para detalhar percentual para cada tipo de gás (derivado de petróleo, natural nacional ou natural importado).

Fonte: Nota Técnica 2016/002 v1.42 (dez/2017)

Picture of Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »