Tipos de APIs interessantes para adicionar em sistemas SaaS

Ricardo Acras

Existem diversos tipos de API e cada uma possui especificações que permitem criar funcionalidades distintas. Isso auxilia os usuários a aproveitarem melhor os recursos, ampliando a capacidade de integração do sistema no dia a dia do negócio. O mundo das APIs é bastante amplo e diverso, com diferentes finalidades para atender às mais variadas necessidades. Para te ajudar a compreender esse universo, vamos explorar no artigo de hoje os principais tipos e suas características.

Conteúdo

O que é uma API?

APIs, ou Interfaces de Programação de Aplicações, são recursos que permitem conectar sistemas e softwares diferentes. Dessa forma, as informações são interligadas, permitindo uma maior capacidade de funções e utilidades.

Na prática, são uma série de regras, protocolos e determinações que direcionam o desenvolvimento da integração entre as aplicações. Logo, sistemas de origem variada podem se comunicar e interagir compartilhando dados, funções e serviços.

Existem diversas APIs com utilidades, características e objetivos diferentes. Compreender quais são os tipos de API e para que serve cada uma, pode ajudar a fazer melhores escolhas para as demandas da sua empresa. 

Para que serve uma API?

Desde a integração de sistemas corporativos até o desenvolvimento de aplicativos móveis e web, as APIs são utilizadas para obter uma rápida conexão entre plataformas diferentes e suas funções. A partir de um desenvolvimento mais prático, otimiza tempo, recursos e o trabalho empregado em novas aplicações. 

Quais são os tipos de API?

As APIs podem ser divididas em grupos, onde em cada segmento existem possibilidades diferentes. Vejamos caso a caso a seguir.

1. API por nível de acesso

Nessa opção, se encontram APIs que possuem regras e restrições que determinam quem pode acessar e como pode utilizar a API.

API pública ou aberta

São aquelas com acesso disponível para qualquer pessoa ou organização, sem precisar de registro ou autorização prévia. Por possuírem poucas ou nenhuma restrição, costumam ser utilizadas em cenários onde se incentiva que outros desenvolvedores criem aplicativos que se integram à plataforma da empresa. 

Podem ser encontradas em redes sociais, serviços de nuvem e sites com transações comerciais online. 

API privada ou interna

São APIs com acesso restrito que ficam ocultas aos usuários externos, de forma que apenas pessoas autorizadas podem se conectar, como devs e gerentes de TI.

Geralmente são adotadas para o desenvolvimento e a conexão de sistemas internos, como banco de dados, sistemas de gerenciamento de conteúdos e aplicativos. Proporcionam benefícios como maior produtividade e a reutilização de serviços. 

API de parceiros

Compartilhada com parceiros de negócios específicos, permite a troca de dados e a criação de novos produtos ou serviços em conjunto. Com a integração de sistemas ou aplicativos, o acesso a API é permitido apenas para pessoas exclusivas.

Essa estratégia pode gerar novas fontes de receita e fortalecer as relações entre as empresas. Como programas de afiliados ou parcerias de distribuição, por exemplo. 

2. APIs por estilo de arquitetura

O estilo de arquitetura define a estrutura geral e os princípios que guiam a organização e o funcionamento da interface, determinando como os componentes se conectam e interagem para entregar as funcionalidades desejadas.

Existem diversos estilos de arquitetura de API, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. Os mais comuns são:

API RESTful (Representational State Transfer)

Segue um estilo de arquitetura que utiliza os métodos HTTP padrão (GET, POST, PUT, DELETE) para interagir com os recursos do sistema. 

Essas APIs são projetadas para serem leves e fáceis de usar, aproveitando URLs para identificar recursos e usando representações padronizadas como JSON ou XML para transferir dados. 

O principal benefício das APIs RESTful é a sua simplicidade e escalabilidade, sendo amplamente utilizadas em aplicações web.

API SOAP (Simple Object Access Protocol)

APIs SOAP utilizam um protocolo baseado em XML para a troca de informações estruturadas entre sistemas através da rede. Diferente das APIs RESTful, possui um rigoroso padrão de comunicação e oferece funcionalidades adicionais como segurança e transações. 

A complexidade do SOAP pode ser interessante para aplicações empresariais que exigem um alto nível de confiabilidade e segurança, embora seja mais pesado e menos flexível do que REST.

3. APIs por funcionalidade

Outra categoria de APIs se qualifica conforme a função a que se destinam, por exemplo:

API de plataforma

São APIs que permitem integrações e desenvolvimento de aplicativos em plataformas exclusivas, como redes sociais, serviços de pagamento ou programas de desenvolvimento.  

APIs de dados

São projetadas para acessar, manipular e gerenciar informações armazenadas em um banco de dados ou serviços SaaS. Permitindo a consulta, inserção, atualização e exclusão de informações através de uma interface padronizada para interagir com os dados de forma eficiente. 

APIs de sistemas operacionais

Possibilitam a interação com funcionalidades do sistema operacional. Logo, aplicativos podem solicitar serviços ao sistema operacional, como acesso ao sistema de arquivos, gerenciamento de processos e manipulação de hardware. 

APIs remotas

Permitem a interação entre aplicações ou sistemas situados em diferentes locais através de uma rede e conexão de protocolos. Muito utilizada em microsserviços e em integração de aplicativos. 

API Web

São utilizadas para a comunicação entre aplicações e serviços web, permitindo a integração entre diferentes sistemas e serviços online.

API Hardware

Essas APIs fornecem interfaces para a comunicação direta com componentes físicos. Como por exemplo o uso de sensores e dispositivos embarcados.

4. Outras APIs 

APIs compostas

Combinam diferentes APIs de serviços, sistemas e dados para fazer a comunicação entre todas as partes, permitindo que os desenvolvedores realizem operações complexas de maneira mais eficiente. 

Frequentemente utilizadas em arquiteturas de microsserviços, são úteis para reduzir a latência e melhorar o desempenho, especialmente em cenários onde múltiplas operações dependentes são necessárias. 

APIs híbridas

Une características de diferentes tipos de APIs, oferecendo uma solução mais flexível ao poder incorporar elementos de APIs RESTful, SOAP, entre outras. Isso permite que os desenvolvedores escolham o melhor estilo de comunicação para cada caso de uso específico. 

Importante: Essa categorização é flexível, de forma que algumas APIs podem se encaixar em mais de uma categoria. 

Qual o tipo de API mais utilizada no mercado atualmente?

Cada API permite criar funcionalidades distintas, que auxiliam os usuários a aproveitarem melhor os recursos e ampliam a capacidade de integração do sistema no dia a dia do negócio. Assim, algumas das APIs mais usadas são:

API para coleta de dados do aplicativo

Alguns tipos de API são voltados para o desenvolvedor. É o caso das usadas para coletar informações sobre o uso da aplicação, como a quantidade de falhas, os problemas na gravação de informações ou mesmo as funcionalidades mais utilizadas.

Com esses dados, o desenvolvedor pode verificar com mais precisão como otimizar o software. Porém, é importante sempre deixar claro na licença do produto como essas informações são coletadas, usadas e registradas.

API para sistemas de pagamentos

Muitas empresas usam aplicações de vendas online de terceiros. Essas opções reduzem os custos para configurar um e-commerce e dão mais confiabilidade para o consumidor. Assim, as vendas passam a ser mais simples e ágeis.

As APIs para sistemas de pagamentos estão entre as mais importantes para quem faz vendas online. Com um sistema integrado à plataforma, o usuário tem mais facilidade para verificar as vendas executadas e, com isso, eliminar prazos.

Assim, sempre que houver uma nova transação, as aplicações envolvidas recebem os dados da compra. Isso permite que profissionais de logística, estoque e finanças consigam se programar da melhor forma possível.

API para plataforma de CRM

A integração com o sistema de gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM) ajuda a empresa a ter uma melhor rotina de gerenciamento dos consumidores e de seus dados. Isso porque a companhia passa a ter um sistema que coleta dados cadastrais automaticamente.

Dessa forma, a quantidade de erros nos registros é reduzida, e a capacidade de atuar com rapidez na resolução de problemas é ampliada. Com isso, em um processo de vendas, por exemplo, o profissional responsável pode ter a certeza de que seus dados serão sempre precisos, o que evita a ocorrência de falhas na entrega de produtos.

API de documentos fiscais

A emissão de documentos fiscais faz parte das rotinas de qualquer empresa. E, para realizar a integração com os sistemas da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), os desenvolvedores da empresa podem enfrentar diversas dificuldades. Os manuais são complexos, a legislação é alterada frequentemente e o processo pode ser bastante demorado.

Dessa forma, ao invés de integrar diretamente com a SEFAZ, é possível contratar uma API de nota fiscal. Este tipo de API agiliza e otimiza a emissão e gestão de documentos fiscais, gerando uma enorme economia de tempo para a equipe de desenvolvimento.

Assim, a equipe da empresa não perde tempo com a burocracia das notas fiscais e ganha mais tempo para focar em demandas prioritárias, relacionadas ao core business do negócio.

Quais são as vantagens de utilizar uma API para emitir notas fiscais?

Utilizar uma API para emitir notas fiscais oferece diversas vantagens, especialmente em termos de otimização de processos e conformidade. Aqui estão algumas das principais vantagens:

Redução de custos

A API elimina a necessidade de desenvolver um módulo fiscal do zero, reduzindo o tempo e o custo de implementação. Dessa forma, a integração com o sistema de gestão da empresa é simplificada, permitindo a emissão de notas fiscais de forma rápida e eficiente.

Automatização e otimização

Automatiza tarefas repetitivas e complexas da emissão de notas fiscais, como validação de dados, formatação e envio para os órgãos fiscais. Isso libera tempo para que a equipe se concentre em atividades estratégicas.

Além disso, a automação gerada pela API reduz significativamente a ocorrência de erros manuais e retrabalho, garantindo maior confiabilidade e agilidade no processo de emissão fiscal.

Aumento da produtividade

Com o uso de uma API, você pode incluir recursos já existentes a novas aplicações com rapidez e facilidade. Isso diminui o tempo e o esforço das equipes de desenvolvimento, gerando entregas mais velozes, sem comprometer a qualidade do seu software.

Também permite que seus serviços atendam aos mais altos padrões de qualidade, desde o planejamento até a entrega final. Com integrações testadas e validadas, você oferece aos seus clientes a melhor experiência possível.

Integração com diversos sistemas

As APIs são compatíveis com diversos sistemas de gestão e linguagens de programação, facilitando a integração com o ambiente já existente na empresa.

Devido a essa flexibilidade, a API pode ser integrada a diferentes softwares e plataformas, atendendo às necessidades de empresas com estruturas tecnológicas variadas.

Segurança e Conformidade

Por possuir atualizações automáticas garante que o sistema esteja sempre em conformidade com as últimas leis e normas fiscais, evitando multas e problemas com o fisco.

Vale ressaltar que provedores de API especializados em notas fiscais investem em fortes medidas de segurança para proteger os dados dos clientes, como criptografia e um controle de acesso rigoroso. Isso tudo minimiza o risco de vazamento de dados e erros e rejeições pela SEFAZ ou pelas prefeituras.

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Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais. Nossos recursos permitem que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

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Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

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