Tipos de APIs interessantes para adicionar em sistemas SaaS

Ricardo Acras

Conteúdo

O licenciamento de softwares como serviço (Software as a Service – SaaS) permite que a companhia implemente diferentes interfaces de programação de aplicações (Application Programing Interfaces – APIs) para tornar o software mais eficaz. Cada API permite criar funcionalidades distintas, que auxiliam os usuários a aproveitarem melhor os recursos e ampliam a capacidade de integração do sistema no dia a dia do negócio.

Quer saber quais são os tipos de API que podem ser utilizados por empresas em seus sistemas? Confira neste post!

API para coleta de dados do aplicativo

Alguns tipos de API são voltados para o desenvolvedor. É o caso das usadas para coletar informações sobre o uso da aplicação, como a quantidade de falhas, os problemas na gravação de informações ou mesmo as funcionalidades mais utilizadas.

Com esses dados, o desenvolvedor pode verificar com mais precisão como otimizar o software. Porém, é importante sempre deixar claro na licença do produto como essas informações são coletadas, usadas e registradas.

API para sistemas de pagamentos

Muitas empresas usam aplicações de vendas on-line de terceiros. Essas opções reduzem os custos para configurar um e-commerce e dão mais confiabilidade para o consumidor. Assim, as vendas passam a ser mais simples e ágeis.

As APIs para sistemas de pagamentos estão entre as mais importantes para quem faz vendas on-line. Com um sistema integrado à plataforma, o usuário tem mais facilidade para verificar as vendas executadas e, com isso, eliminar prazos.

Assim, sempre que houver uma nova transação, as aplicações envolvidas recebem os dados da compra. Isso permite que profissionais de logística, estoque e finanças consigam se programar da melhor forma possível.

API para plataforma de CRM

A integração com o sistema de gestão do relacionamento com o cliente (Customer Relationship Management – CRM) ajuda a empresa a ter uma melhor rotina de gerenciamento dos consumidores e de seus dados. Isso porque a companhia passa a ter um sistema que coleta dados cadastrais automaticamente.

Dessa forma, a quantidade de erros nos registros é reduzida a capacidade de atuar com rapidez na resolução de problemas, ampliada. Com isso, em um processo de vendas, por exemplo, o profissional responsável pode ter a certeza de que seus dados serão sempre precisos, o que evita a ocorrência de falhas na entrega de produtos.

API de documentos fiscais

A emissão de documentos fiscais faz parte de todas as rotinas de vendas da empresa. Ao automatizar esse processo, é possível melhorar o fluxo de trabalho da companhia e, com isso, reduzir o tempo necessário para que um item seja entregue.

A API de nota fiscal, por exemplo, é flexível: além da emissão, também pode ser utilizada para as rotinas de armazenamento de documentos. Os dados básicos são compilados e compartilhados com os principais sistemas da empresa de forma a garantir que todas as equipes tenham os mesmos dados sobre a rotina financeira do negócio em tempo real.

Quando são usados os tipos de API adequados, a aplicação se torna mais personalizável e eficaz. O usuário pode, então, configurar o sistema de acordo com suas necessidades e, assim, implementar os recursos mais importantes para si. Dessa forma, o uso da solução será mais disseminado e integrado ao dia a dia da empresa.

Gostou desta lista de tipos de API e quer saber mais sobre quais podem ser integradas ao seu sistema? Entre em contato com a gente e fale com um de nossos consultores!

Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »
calculadora sob uma mesa com papéis com anotações.
Nota Fiscal
Welker Zigante

O que é DIFAL do ICMS? Entenda como funciona e quem paga!

O termo Diferencial de Alíquota (DIFAL) se refere ao recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e busca promover equidade tributária entre os estados brasileiros.

Empreendedores como proprietários de e-commerces que realizam compras fora do estado e vendem para consumidores finais, precisam considerar as variações nas alíquotas do ICMS entre os estados.

Logo, dada a complexidade dessa legislação, compreender o que é e como funciona o DIFAL pode ser desafiador, especialmente devido às diferentes alíquotas e leis em cada um dos 26 estados e no Distrito Federal relacionadas ao ICMS e aos produtos e serviços tributados.

Acompanhe o nosso post de hoje e compreenda melhor esse processo.

Leia mais »