A importância dos OKRs no home office

A importância dos OKRs no home office

Alinhar os objetivos com a equipe é uma das mais importantes ações para a prática do trabalho home office. Entenda mais sobre OKRs e como podem ajudar nessa modalidade!

Até metade do ano de 2020, devido à pandemia do COVID-19, milhares de empresas por todo Brasil adotaram o modelo home office. Algumas dessas voltaram ao trabalho no escritório, mas outras ainda permanecem e adotaram a modalidade de trabalho como oficial. Mas, como ter equipe e gestão alinhadas e comprometidas em alcançar as grandes metas da empresa?

Uma das principais respostas está no alinhamento das expectativas e por isso a metodologia de OKRs aparece como uma boa solução. A sigla OKR significa Objectives and Key Results, em português, os objetivos e resultados-chave a serem alcançados pela empresa. Na prática, é necessário definir os objetivos da empresa, o prazo e quais as métricas adequadas para acompanhar o progresso. Assim, as equipes e os profissionais individualmente, podem planejar como alcançá-los, com ações e atividades específicas. 

A mensuração das métricas pré-definidas auxilia na manutenção de toda estratégia, uma vez que através desses resultados é possível entender se estão caminhando para o lado certo ou o que podem refinar para atingir os objetivos. 

De modo geral, essa metodologia já está diretamente ligada à uma gestão eficiente e focada no negócio. Por isso, também é uma grande facilitadora no home office: as metas são claras e mensuráveis, fazendo com que o trabalho seja alinhado e sem a necessidade de estar junto todos os dias para esclarecimento. 

Veja alguns outros pontos relevantes da metodologia OKR para o home office:

Expectativas x metas alcançáveis
Mais importante do que traçar metas é definir aquelas que são possíveis de atingir. Uma das grandes frustrações da equipe – e que pode significar um prejuízo para empresa – é a definição de um objetivo inalcançável, que foi definido sem embasamento suficiente. Por isso, a metodologia de OKR pode auxiliar diretamente. Uma vez que o trabalho tem um resultado esperado e as métricas são as principais aliadas, é possível acompanhar as evoluções e se basear cada vez mais em resultados para traçar as próximas metas. 

Mais clareza para as ações
As atividades que devem ser realizadas pelos profissionais ou pelas equipes serão mais claras com objetivos definidos. Ainda que as estratégias dependam de testes, a partir das expectativas alinhadas e o acompanhamento recorrente, o processo de ajuste, investimento ou de novas ideias fica simplificado.

Priorização e foco

Outro grande risco que uma empresa pode correr, principalmente considerando que o trabalho de cada profissional fica naturalmente mais individualizado com o home office, é a priorização e o foco das atividades. Se a empresa investir em OKRs, é possível entender facilmente para onde direcionar esforços e também definir quais as atividades precisam ser realizadas primeiro, com prazo maior ou menor. 

Dividir metas grandes em equipe
Em algumas empresas, especialmente com o crescimento ou até mesmo correria do dia a dia, os profissionais acabam focando em metas de equipe mas não possuem a visão do todo. Trabalhar com essa metodologia em home office faz com que todos da empresa possam enxergam quais são as metas macro e qual a importância de cada área para alcançar aqueles objetivos pré-alinhados. Além da própria organização, essa pode ser uma ótima estratégia para trazer mais união. 

Responsabilização e autonomia
O trabalho home office exige confiança e disciplina. Algumas dúvidas muito comuns giram em torno de “saber se está trabalhando”, “como faz determinada tarefa” e até “cumprimento de horários”. A adaptação ao trabalho é necessária, mas o método OKR pode ser essencial para trazer a responsabilidade a tona, afinal o trabalho está voltado aos resultados-chave para a empresa. Com o acompanhamento das métricas corretas, cada profissional pode ter mais autonomia e o senso de responsabilidade por aquele objetivo comum.

Por fim, lembre-se que o perfil dos profissionais que estão na sua empresa também é extremamente relevante para escolher as estratégias para acompanhar o trabalho home office. Conversar com a equipe e encontrar ferramentas que facilitem a rotina são atitudes essenciais para auxiliar na escolha! 

E na sua empresa, você adotou a metodologia OKR para o home office? Comente e tire duas dúvidas no comentário!

Utilize uma API para emissão de documentos fiscais eletrônicos

Nota Fiscal eletrônica é assunto sério e pode dar muito trabalho para seu time de desenvolvimento. Mas você não precisa se preocupar e nem ter um custo alto para terceirizar a emissão destes documentos. A Focus NFe é uma plataforma especializada em documentos fiscais. Atua no mercado desde o surgimento desta tecnologia. Empresas de todos os portes já emitiram mais de 11 milhões de documentos fiscais.

Veja abaixo a lista de todas as APIs disponíveis na Focus NFe

  • NFe: Emita Nota Fiscal Eletrônica
  • NFSe: Nota de serviço com um formato único e simplificado
  • NFCe: Nota ao consumidor
  • CFe SAT: Em SP? Sem problemas, temos integração com SAT também.
  • CTe: Conhecimento de transporte eletrônico (inclusive CTe OS)
  • MDe: Receba por webhooks todas as notas emitidas para o seu CNPJ

Além de APIs acessórias úteis para o seu software.

  • CEP: Busca de CEPs sempre atualizada com a base de dados dos Correios
  • CFOP: Consulte todos os códigos fiscais de operação
  • NCM: Mantenha o cadastro de produtos de seu cliente sempre correto com o código NCM padronizado