Disponibilidade Sefaz: como consultar para Nota Fiscal Eletrônica?

Jéssica Brito

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) é o órgão público responsável pela arrecadação de tributos de empresas que vendem produtos e serviços e é o mesmo órgão responsável pela autorização da emissão de notas fiscais e tem a ver com o monitoramento destes documentos. Lembramos que o envio da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) só é gerado após ter seu envio autorizado pela Sefaz estadual. Por isso, as empresas que necessitam emitir uma NF-e, conectam-se aos servidores do órgão pela internet. Porém, nem sempre isso é possível. A Sefaz pode estar inacessível no momento em que você for consultar a NF-e por vários motivos. Isso pode ser um problema para a sua empresa, atrasando a emissão de notas e consequentemente as vendas. Nesse caso, como verificar a disponibilidade do Webservice da Sefaz para a NF-e? Hoje vamos mostrar como consultar se os servidores da Sefaz estão disponíveis ou não. Além disso, explicaremos sobre o que é o Sefaz e mais detalhes quanto a sua função!

Conteúdo

O que é e o que faz o Sefaz?

A Sefaz é um órgão situado em cada estado brasileiro. Logo, tem por responsabilidade fiscalizar, pagar e controlar os recursos públicos de cada UF, bem como o controle das receitas e despesas estaduais.

Por meio da Sefaz, é possível realizar consultas de CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), NF-e (Nota Fiscal Eletrônica) e NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica)

Mas a utilidade da Sefaz não para por aí. Ela é capaz de realizar cadastro de ICMS e ITCMD, consulta de certidões, pagamento IPVA e impressão de guias de pagamento entre outros tipos de serviços,

E quando a Sefaz está fora do ar? Como verificar a disponibilidade para consulta de NF-e?

Ainda neste texto, nós daremos o passo a passo.

O que é a disponibilidade de Sefaz?

Basicamente, a disponibilidade do Sefaz é quando ocorre a verificação se o sistema da Secretaria da Fazenda está no ar para que processos que precisam da validação do órgão sejam realizados.

O sistema é instável, ou seja, nem sempre é possível saber quando ele vai estar no ar ou não. 

Em caso de indisponibilidade, empresas que realizam alguma transação que dependem do órgão ficam com poucas opções de ação, com exceção de medidas específicas, que abordaremos ainda neste texto. 

A nota fiscal é um dos documentos que não são emitidos enquanto não há disponibilidade do Sefaz e lembramos que a empresa só gera a nota fiscal se o sistema da Sefaz não estava disponível.

O mais recomendado neste caso é que seu sistema de gestão fiscal esteja preparado quando o sistema da Sefaz voltar a estar disponível para que possa funcionar normalmente.

Na prática, um sistema emissor serve para evitar que as operações da empresa sejam prejudicadas quando a disponibilidade do Sefaz estiver fora do ar.

Como consultar disponibilidade Sefaz? 

Existem duas formas de consultar a disponibilidade do Sefaz para NF-e: por meio do portal da Sefaz e via Webservice

Verificando via portal da Sefaz

  1. Acesse o portal nacional da Sefaz.
  2. Na página inicial, clique no menu “consultar disponibilidade”, no qual você pode verificar qual é o status dos serviços da Sefaz em cada estado no momento da consulta. Como o site passa por atualizações a cada 5 minutos, atualize a página conforme a sua necessidade.
  3. Após entrar no menu de consulta, será aberta a página com o quadro “Visão Geral de Disponibilidade dos Serviços”. 
Disponibilidade Sefaz
  1. Quando aparecer o status de cada estado, é possível identificar a disponibilidade conforme a cor, como descrita na legenda que se encontra abaixo do quadro:
Legendas disponibilidade Sefaz
  1. Apesar de não ser muito comum, é possível que o status não seja tão preciso. Isso significa que pode ser que o status mostre a Sefaz disponível, mas na realidade o sistema esteja com problemas internos. Por isso, fique atento.

Verificando via Webservice

  1. Identifique a URL do Webservice a ser testado.
  2. Em seguida, clique na opção “Relação de Serviços Web”, no menu. Assim serão listadas todas as URLs de todos os Webservices de cada Ambiente Autorizador, contendo uma legenda na parte superior da página para identificar as URLs de cada Ambiente.
Verificando Webservices Sefaz
  1. Observe que ao clicar sobre a sigla do Ambiente, você será levado para as URLs correspondentes.
Relação serviços web Sefaz
  1. Ao clicar na sigla da UF, uma lista de URLs vai aparecer; Copie as que deseja testar.
lista de URLs SEFAZ
  1. Na sequência, abra uma nova aba ou janela em seu navegador de internet, coloque a URL na busca e execute.
  2. Então, selecione o seu certificado e clique em “OK”. Uma mensagem deve ser exibida dizendo se o serviço está disponível, como na imagem
Status NFE SEFAZ

Por que consultar a disponibilidade da Sefaz?

Porque a consulta é uma forma de orientação do contribuinte. Em caso de indisponibilidade ou lentidão do sistema, por exemplo, não é preciso perder tempo tentando emitir notas fiscais.

A consulta também mostra uma oportunidade de análise do contribuinte para gerar ou antecipar decisões, a fim de gerar menos prejuízos ao negócio.

O que fazer quando a Sefaz está fora do ar? 

Quando a Sefaz está indisponível, um servidor reserva entra em ação para suprir a demanda. Dessa forma, quando o servidor principal do sistema está fora do ar, é possível continuar emitindo notas NF-e por meio de APIs de emissão.

Com a API do Focus NFe, por exemplo, é realizada uma conexão com esse servidor reserva e as emissões continuam em andamento.

Já no caso da NFC-e, nossa API emite a nota de forma interna, mesmo com o sistema SEFAZ fora do ar. Assim que o sistema fica disponível novamente, a nota é enviada automaticamente.

Isso garante que empresas que emitem notas fiscais NF-e e NFC-e continuem realizando a emissão mesmo se houver queda do serviço da Sefaz. 

Mas fique atento, pois não são todas as notas que possuem um servidor reserva ou formas de emitir quando o sistema está fora do ar, como é o caso da NFS-e.

Por isso, buscar uma forma automatizada de emissão pode ser a solução.

Simplifique sua gestão de documentos fiscais com a Focus NFe

Somos um ecossistema de soluções para a emissão e gestão de documentos fiscais, permitindo que empresas dos mais diversos portes e segmentos ganhem mais tempo para focar no que importa.

Sua empresa possui desenvolvedores, sistema interno e quer otimizar a emissão de notas? Conheça nosso conjunto de APIs para emissão de documentos fiscais!

Converse já com a nossa equipe!

Jéssica Brito

Jéssica Brito

Analista de suporte na Focus NFe

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »