6 Motivos para sua empresa emitir Nota Fiscal

Welker Zigante

Conteúdo

Em outras publicações vimos o que é a NF-e, como emitir, e quais são os tipo de notas que existem. Agora, vamos falar da importância para o seu negócio de fornecer nota fiscal.

O objetivo  da implementação da NF-e é a substituição do modelo tradicional em papel para o modo eletrônico, consequentemente otimizando os processos, pois é um procedimento mais prático e eficaz tanto para a fiscalização do governo, como para a própria administração da empresa que emite.

Por que emitir nota fiscal?

As notas fiscais são a prova de que as empresas pagam os devidos tributos ao governo, isso gera confiança para os fornecedores e clientes. Além disso, as notas são o alicerce de toda contabilidade da empresa, sendo imprescindível para mantê-la em dia. O uso das notas como forma de administração, não é de uso exclusivo para empresas,  também é utilizado por terceiros interessados na sua contabilidade.

A emissão de NF-e é claramente uma obrigação no mundo do comércio e dos negócios, o não cumprimento desta lei, poderá acarretar para  sua empresa dívidas tributárias com o governo Federal além de ser considerado crime.

O cotidiano  dos vendedores e consumidores estão ligadas pela NF-e: Documento que registra a venda de mercadorias ou prestação de serviços. Contando com a assinatura digital, a nota acaba por ter validade jurídica e fiscal, por isso, separamos as principais vantagens de usar a emissão de notas, confira nos parágrafos abaixo:

Motivos para Emitir Nota Fiscal 

1 – Credibilidade

Ao fazer uso da Nota Fiscal Eletrônica, você tem credibilidade  no seu negócio. Fideliza o relacionamento com seus clientes de modo online, e assim aumenta a confiança na sua empresa. Lembrando que a nota fiscal é direito de todo consumidor, até mesmo para segurança do cliente caso precise efetuar troca de mercadorias. Se a companhia não disponibilizar, a mesma estar cometendo sonegação fiscal, definido no art. 1º da Lei 8.137/90.

2 – Sem Erros

A NF-e reduz as possibilidades de erros na digitação, porque você usa um banco de dados com as informações sobre os seus próprios produtos e o valores cadastrados.

3 – Logística

Dependendo da necessidade do  seu cliente, ele precisará da nota de imediato, mas não é necessário gastar com correio ou motoboy. Envie por e-mail, é o canal mais rápido, prático e econômico que existe.

Guardar  notas? Não há necessidade de arquivá-las em modo físico, você poderá  armazenar tudo no seu computador, servidor ou na própria nuvem.

4 – Sustentabilidade

Conforme citamos anteriormente uma das principais razões da NF-e é substituir a nota em papel, evitando desperdícios, gastos desnecessários com papel, bobina e impressora. Tenho certeza que o meio ambiente e seu negócio agradecem!

5 – Fim do Arquivo Morto! 

Para encontrar uma nota fiscal, é só fazer uma busca pelo nome do cliente no sistema de forma prática, simples e segura.

6 – Segurança

O Cliente perdeu a nota? É fácil resolver. Envie por e-mail e assim você garante a entrega ao cliente.

Não quer mais perder tempo? Foque na sua empresa e deixe a burocracia com o Focus NF-e.

Acompanhe também as nossas atualizações através das nossas redes sociais:

Perfil no LinkedIn, Instagram e Twitter;

Página do Facebook;

Picture of Welker Zigante

Welker Zigante

Welker é Consultor de Vendas no Focus NFe e Web Designer nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!
Nota Fiscal
Ricardo Acras

Substituição Tributária: o que é, como funciona e como calcular!

A Substituição Tributária (ST) é um meio utilizado pelos governos federal e estaduais para arrecadar tributos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

Dessa forma, o órgão responsável determina que um terceiro envolvido na transação fique responsável por calcular e pagar os tributos, tanto das suas operações como das etapas seguintes da cadeia de produção e distribuição. Geralmente, é o fabricante ou o importador que torna-se responsável por isso.

Por possuir alta complexidade, é preciso estar a par do seu funcionamento e saber em quais situações a Substituição Tributária se enquadra. Isso evita problemas fiscais e permite uma gestão mais clara das finanças da sua empresa.

Leia mais »
decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »