Nota Técnica 2020/006 – Conheça os novos campos

Egon Hilgenstieler

Conteúdo

Esta Nota Técnica trouxe novos campos para informar dados quando a NFe ou NFCe são emitidas em um ambiente de “marketplace” operado por terceiros. Além disso, foram adicionadas novas formas de pagamento.

Data de publiçação em homologação: Já disponível
Data de publicação em produção: Já disponível, validações começarão a ser aplicadas em 01/09/2021

Você não precisa tomar nenhuma ação caso não utilize marketplace ou se as novas formas de pagamento não se aplicarem ao seu negócio. Usaremos os valores default automaticamente.

Os novos campos disponíveis são os seguintes:

indicador_intermediario: Indicador de intermediador/marketplace. Tag XML indIntermed. Os valores possíveis são:

  • 0: (valor default) – Operação sem intermediador (em site ou plataforma própria)
  • 1: Operação em site ou plataforma de terceiros (intermediadores/marketplace)

Este campo apenas pode ser informado se a operação for não-presencial, ou seja, quando o campo presenca_comprador for igual a 2, 3, 4 ou 9.

Caso seja informa indicador_intermediario = 1, você ainda deverá informar os seguintes campos:

cnpj_intermediario – CNPJ do Intermediador da Transação (ex: CNPJ do marketplace). Tag XML infIntermed.CNPJ

id_intermediario – Identificador cadastrado no intermediador (ex: seu login na plataforma de marketplace). Tag XML infIntermed.idCadIntTran

Além destes novos campos, foram adicionadas novas opções no campo forma_pagamento (tag XML tPag):

  • 16: Depósito Bancário
  • 17: Pagamento Instantâneo (PIX)
  • 18: Transferência bancária, Carteira Digital
  • 19: Programa de fidelidade, Cashback, Crédito Virtual

O valor “99 – Outros” poderá ainda ser usado, mas se for informado terá que ser informado o seguinte campo:

descricao_pagamento – Descrição do pagamento quando usado forma_pagamento = 99 (Outros)

Atualização fev/2021: Verificamos que a SEFAZ-SP ainda não atualizou seus serviços de homologação, aplicaremos a mudança neste ambiente assim que liberado.

Atualização mar/2021: Campo descricao_pagamento adicionado, voltado campo forma_pagamento = 99 (Outros). Nova data para validação em produção.

Picture of Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Imagem da tela de um computador com alguns gráficos aparecendo
SaaS
Ricardo Acras

Métricas SaaS: Receita Mensal Recorrente (MRR)

A Receita Recorrente Mensal (MRR) é uma métrica que permite avaliar o desempenho financeiro de uma empresa ao longo do mês. Através do seu cálculo, é possível identificar eventuais problemas, ter maior previsibilidade de faturamento e desenvolver um planejamento mais estratégico para o negócio.

Continuando nossa série sobre < a href="https://focusnfe.com.br/blog/metricas-saas/" target="_blank">Métricas SaaS, no artigo de hoje você vai entender a importância do MRR, quais são os tipos e como fazer os cálculos. Acompanhe!

Leia mais »
nota-tecnica-2024-002
Notas Técnicas
Douglas Pinheiro

Nota Técnica 2024.002: mudanças no leiaute de CT-e Simplificado

A Nota Técnica 2024.002 introduz uma novidade quando se trata do < a href="https://focusnfe.com.br/blog/cte/" target="_blan">Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Tal mudança visa otimizar e desburocratizar a emissão e a gestão do documento, com ênfase na agilidade e na praticidade para as empresas.

Mas a mudança mais importante trazida com a nota técnica é a criação do CT-e simplificado. Trata-se de uma versão enxuta do documento original, direcionada a operações de transporte menos complexas. Seu layout é mais conciso, exclui campos não essenciais e facilita o preenchimento das informações.

Para emissores, as principais vantagens são: menos tempo para emissão do documento e menor índice de erros. Para as empresas, por sua vez, há maior agilidade na conferência de dados e melhorar a comunicação entre documentos fiscais eletrônicos.

Leia mais »
NT 2023.002 - v1.00: Emissão de NFC-e para produtor rural pessoa física com IE
NFe
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2020.004: NF-e e DANFE Simplificado

A Nota Técnica 2020.004 trouxe atualizações essenciais para a emissão da Nota Fiscal eletrônica (NFe) e do Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFE). Com a padronização de campos obrigatórios e a proposta de destacar informações relevantes, essas mudanças visam tornar os processos mais eficientes e objetivos.

Essa evolução foi impulsionada pelo crescimento exponencial do comércio eletrônico. Com vendas realizadas cada vez mais fora de lojas físicas, como em marketplaces e pelo telemarketing, a simplificação dos processos fiscais tornou-se indispensável.

Nesse contexto, o DANFE Simplificado – Etiqueta foi introduzido como uma solução prática para otimizar a entrega de mercadorias e facilitar a rotina de empresas e transportadores.

Continue lendo e entenda melhor esta NT e o que propõe suas versões.

Leia mais »