Por quanto tempo guardar notas fiscais?

João Vallim

Conteúdo

A gestão fiscal de uma empresa exige organização e atenção. Entre as tarefas essenciais, é preciso observar com cuidado a forma de guardar notas fiscais.

A prática de guardar notas é mais do que uma tarefa de organização, é uma exigência do fisco. Isso vale tanto para as notas emitidas quanto para as recebidas.

No artigo de hoje, vamos explicar sobre o armazenamento das NFs, esclarecendo qual o tempo que a lei exige que as notas sejam guardadas, como isso deve ser feito e quais as possíveis consequências para quem não cumpre essa demanda. 

Boa leitura!

Guardar notas fiscais: uma obrigação do contribuinte

Tanto quem emite quanto quem recebe uma nota fiscal precisa guardá-la por um prazo mínimo. Segundo a legislação vigente, esse prazo é de 5 anos

Isso é necessário pois dentro desse período, o fisco pode fazer auditorias e conferências, solicitando os documentos comprobatórios das transações. Esse prazo também inclui a possibilidade de serem cobradas dívidas atrasadas.

E se minha empresa não guardar notas fiscais?

Não cumprir essa obrigação pode trazer impactos negativos para a sua empresa. A penalidade mais comum é em forma de multas. 

Lembrando que guardar notas não é responsabilidade da sua contabilidade e nem da Sefaz. Ainda que a emissão das NFs seja feita via sistema da Sefaz, esse órgão não tem obrigação de manter os arquivos por 5 anos. Isso cabe à gestão da empresa.

Leia também: Boas Práticas para Gestão de Notas Fiscais

O que deve ser guardado?

Como no cenário brasileiro existem muitos detalhes em relação aos documentos fiscais, é preciso esclarecer o que precisa ser guardado no prazo de 5 anos.

O mais importante nesse sentido é não confundir Danfe e NFe. Ainda que sejam documentos que tratem de uma mesma transação, suas funções são diferentes.

  • DANFe: é o Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica e basicamente é um resumo  de uma NFe. É usado para acompanhar mercadorias enviadas e auxiliar operações, podendo ser impressa fisicamente ou salva em arquivo PDF.
  • NFe: a Nota Fiscal Eletrônica. É o documento oficial com validade fiscal. É emitida em formato de planilha (XML).

Em resumo: é a NFe que precisa obrigatoriamente ser armazenada, em seu formato XML. Enquanto que o Danfe, mesmo sendo um documento obrigatório no transporte de produtos, não tem valor fiscal e não substitui a Nota fiscal eletrônica.

O armazenamento deve ser seguro e prático

Para garantir que os seus documentos fiscais fiquem armazenados o tempo suficiente, é preciso garantir a segurança e a praticidade.

Se o processo de armazenamento for muito difícil de ser realizado, pode acabar sendo negligenciado entre as muitas tarefas diárias de gestão.

Além disso, se não houver um cuidado com a segurança dos arquivos, é possível que se percam ao longo dos 5 anos, gerando problemas contábeis ou com o Fisco.

Que tal ter uma sistema que te ajude nesse processo? 

Com o Focus NFe, todos os arquivos (XMLs, PDFs) são guardados online, inclusive os arquivos gerados pelo S@T, permitindo maior agilidade e organização.

Faça já um teste grátis.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

decreto-n-599-2023
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Decreto n° 599/2023: novas regras de pagamento da NFe e NFCe

O Decreto n.º 599/2023, publicado em 28 de novembro de 2023 no Diário Oficial do Mato Grosso, introduz na legislação estadual a obrigatoriedade de vinculação dos pagamentos eletrônicos ao programa emissor da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Conforme o Portal da Transparência de Mato Grosso, com o avanço das tecnologias aplicadas ao comércio, principalmente aquelas que concernem aos pagamentos eletrônicos, permite-se que os sistemas emissores e APIs de documentos fiscais (NF-e) possam se integrar a diversos meios de pagamento eletrônico.

Por este motivo, trazemos explicações sobre o Decreto n.º 599/2023, suas alterações, quem deve aderir às suas regras e prazo de se adequar à obrigatoriedade disposta no Decreto.

Leia mais »
O que é GNRE? Saiba quem precisa emitir e como gerar!
Nota Fiscal
Douglas Pinheiro

GNR-e: o que é, quem precisa emitir e como gerar

Durante operações de transporte interestaduais, determinados documentos são necessários, e a GNRE é um deles.
Assim como outros documentos, a exemplo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), a Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE) deve estar presente junto à mercadoria durante o processo de carga, pois a ausência dela pode gerar complicações para a empresa transportadora.
Quer saber mais? Confira o artigo de hoje! Nele, falamos o que é a GNRE, qual a sua importância, como gerá-la e outras informações relevantes.

Leia mais »