Como aumentar as assinaturas de SaaS com SEO

João Vallim

Conteúdo

Aumentar as assinaturas de SaaS com SEO é essencial, uma vez que influencia na aquisição de mercado e, por consequência, no crescimento da receita. 

Já está comprovado que a falta de investimento em SEO é um dos grandes problemas para a conversão de leads. Por isso, é necessário um uso mais direcionado desse recurso,  já que auxilia na decisão de compra dos clientes, trazendo mais benefícios e crescimento para as empresas.

No artigo de hoje vamos analisar alguns problemas que as empresas SaaS tem, assim como quais ações podem ser feitas para aumentar as assinaturas de SaaS com SEO.

Acompanhe!

Desafios que as empresas SaaS enfrentam

Partindo do ponto em que sua empresa SaaS já tem definidas quais soluções vai propor aos usuários, a próxima etapa é adquirir clientes.  

Nessa hora é que surgem algumas questões como: em qual canal se comunicar e como alcançar os melhores leads?  

Devido a grande quantidade de possibilidades que vão de websites a redes sociais, fica difícil tomar decisões que produzam ações com bons resultados.

Por isso, uma das melhores saídas é o SEO. Vejamos alguns benefícios do seu uso a seguir.

O que uma boa campanha SEO pode alcançar

Segundo dados da BrightEdge Research, a maior parte das interações entre usuários e empresas começa pelos mecanismos de busca. 

Portanto, o ideal é implementar uma campanha de SEO que traga clientes diretamente para o seu site. Isso aumenta o número de conversões, o que na área Saas significa mais testes de uso grátis e em consequência mais assinaturas.

A base do SEO a partir de um crescimento orgânico e sustentável acontece por meio do SEO técnico. Essa construção é um importante primeiro passo para a jornada de otimização em prol da captação de leads. 

Desenvolver boas estratégias de SEO permite jogar dentro das regras do Google de uma forma prática e acessível. De maneira que, quando bem executado, o Google dará o retorno necessário para aumentar as impressões e os cliques no seu site. 

Mas para que essa otimização SEO dê resultados, algumas ações são necessárias. Acompanhe a seguir.

Criando ações para aumentar as assinaturas de Saas com SEO

Para ter uma campanha técnica de SEO, são necessários alguns passos. O primeiro é a realização de uma auditoria em torno da qualidade do site, ou seja, uma avaliação em relação ao funcionamento. 

Assim é possível encontrar os problemas que dificultam o retorno adequado do seu site. Alguns obstáculos comuns são os erros 5XX e 4XX, links quebrados, tags de títulos e meta descrições ausentes, páginas não rastreadas, entre outros.

Logo, fazer uma auditoria de qualidade é uma forma de obter dados que permitem avaliar quais são as melhores ações para orientar sua equipe de SEO. 

Vejamos algumas formas diferentes de realizar uma auditoria.

Websites de auditoria

Existem várias ferramentas que podem te auxiliar nessa empreitada, alguns exemplos são os websites de auditoria: SemRush, Ahrefs e Hiperion

Apenas se atente para o fato de que algumas são pagas e outras gratuitas, escolha conforme as suas possibilidades.

Planilhas Google

As planilhas do Google são outra opção que funciona bem. Através de um check list com os problemas técnicos de SEO que devem ser corrigidos, é possível verificar item a item o que ajustar. 

Guia técnico de SEO

A empresa Hiperion Marketing, por exemplo, possui um guia técnico com 36 mil palavras para otimização SEO. Avaliar guias como esses, são uma boa alternativa para aqueles que estão com problemas em seus sites. 

Cabe ressaltar que o nível de dificuldade de configuração para otimização de SEO varia conforme o tipo de erro, por isso avalie minuciosamente cada detalhe.

Acompanhando as correções do seu SEO

Bom, após realizar a auditoria e as correções necessárias, é interessante manter um acompanhamento, verificando se as ações feitas deram certo. Para isso, é possível utilizar ferramentas gratuitas ou pagas para esse serviço.

Ferramentas gratuitas

Podemos citar duas ferramentas gratuitas disponíveis pelo próprio Google:

  • Google Analytics: Nessa ferramenta é possível acompanhar as métricas tanto em relação ao aumento do tráfego orgânico como conversões, tempo de permanência no site, duração da sessão, entre outros.
  • Google Search Console: essa é uma ferramenta que disponibiliza informações sobre o tráfego orgânico puro, com detalhes sobre as impressões, taxas de cliques, etc.

Ferramentas pagas

Em relação às ferramentas pagas, temos duas opções que citamos anteriormente:

  • Semrush: é uma das opções mais completas, já que permite o rastreio das métricas que são vitais ao funcionamento do seu site. Por meio de uma auditoria abrangente, esse site apresenta de forma específica quais são os erros que ainda existem e quais foram corrigidos. 
  • Ahrefs: assim como o Semrush, essa opção também é um “tudo em um”. Possibilitando uma análise profunda, avaliando e corrigindo problemas técnicos. 

Aumentando assinaturas de SaaS: conclusão

Proporcionar uma boa experiência de uso da sua página faz a diferença na hora de aumentar as suas assinaturas. Manter um site com configurações técnicas de SEO atualizadas e otimizadas aumenta as chances de conversão de clientes.

Por isso, busque ferramentas que te auxiliem nessa jornada e não deixe de realizar um acompanhamento periódico para analisar o seu crescimento.

Confira mais conteúdos sobre tecnologia e SaaS no blog da Focus NFe.

Picture of João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

caminhões em fila na estrada
CTe
Egon Hilgenstieler

CTe: Qual sua função e como emitir?

O CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) é um documento fiscal digital utilizado por empresas que realizam serviços de transporte de cargas no Brasil. Sua emissão é obrigatória e tem como principal objetivo promover a segurança das cargas e otimizar a fiscalização.

No artigo de hoje explicamos o que é CTe, quais são as suas vantagens, diferenças em relação a outros documentos, assim como emitir e realizar operações corretamente. Confira!

Leia mais »
Contabilidade
Ricardo Acras

Entenda as formas de classificação fiscal para emissão de NF-e

A classificação fiscal serve para identificar mercadorias em vista de uma organização otimizada nos processos de produção, comercialização, importação e exportação. Por meio de uma série de códigos, os produtos são categorizados de acordo com suas características físicas, químicas, econômicas e de uso. Esse sistema é utilizado por governos em todo o mundo para fins de tributação, comércio exterior e estatísticas.

Logo, para garantir a emissão correta da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), é essencial entender quais são os códigos exigidos e suas especificações. Acompanhe o artigo de hoje e fique por dentro desse assunto.

Leia mais »
Nota fiscal denegada
Documentos fiscais
Luciano Romaniecki

Nota denegada: o que é, quando acontece e como evitar

A denegação da Nota Fiscal Eletrônica era um o processo em que a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) denegava a nota, não autorizando a realização das operações na qual ela se referia, por conta de irregularidades fiscais nos cadastros do emitente ou do destinatário.

No entanto, houve mudanças a respeito desse tema. Basicamente, o processo de denegação é eliminado para a NF-e (modelo 55) e é substituído pelo procedimento de rejeição.

Logo, é necessário que as empresas adaptem as suas operações fiscais. A seguir, trazemos tudo o que mudou e como se deve proceder no caso de sua nota fiscal ser rejeitada.

Leia mais »