Novo campo CEST para produtos sujeitos a ICMS-ST

Egon Hilgenstieler

Conteúdo

Foi adicionado o campo CEST no cadastro de produtos. CEST significa Código Especificador da Substituição Tributária. Esta regra foi definida pela Nota Técnica (NT) 2015/003 e tem como objetivo uniformizar a identificação de mercadorias passíveis de sujeição aos regimes de substituição tributária.

Quando devo colocar este código?

Este código é obrigatório quando houver incidência de ICMS ST (substituição tributária). Em outras palavras, quando a situação tributária do ICMS for 10, 30, 60, 70 ou 90 (se houver campo ST preenchido) e no caso de empresas optantes pelo simples nacional, são os códigos 201, 202, 203 ou 900 (se houver campo ST preenchido). Este campo deverá ser especificado em cada item da NFe, de forma análoga ao código NCM.

Para incluir este código nos seus produtos, entre em Cadastros -> Produtos -> Pesquisar produtos e na edição do produto em questão entre na aba “Fiscal” para inserir o CEST.

CEST

Quando entrará em vigor a obrigação?

Em 1/abr/2016.

Como será formado este código e onde encontro ele?

O código é formado por 7 dígitos numéricos e pode ser encontrado no site do CONFAZ. Caso encontre problemas baixando o link, baixe uma cópia de nosso servidor (acessado em 4/dez/2015). Note que existe uma correlação com o código NCM, porém um código NCM pode ter mais de um CEST e vice-versa.

O que acontece se não for informado o CEST em uma operação com ICMS ST?

A nota será rejeitada com a mensagem 806 – Rejeição: Operação com ICMS-ST sem informação do CEST.

Nosso suporte está a disposíção para esclarecer suas dúvidas no e-mail suporte@acras.com.br

Picture of Egon Hilgenstieler

Egon Hilgenstieler

CTO e cofundador do Focus NFe, desenvolvedor, professor de yoga e praticante de meditação. Enquanto não está programando, procura a resposta para a vida, para o universo e para tudo mais.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

nfce
Documentos fiscais
Egon Hilgenstieler

NFC-e: o que é, como funciona, vantagens e como emitir?

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) é um documento que precisa ser emitido por praticamente qualquer empresa que comercializa produtos e serviços, com exceções como os Microempreendedores Individuais (MEIs). Porém, as regras de obrigatoriedade de emissão deste documento não são as mesmas nos estados brasileiros, gerando diversas dúvidas para quem trabalha com varejo.

Por isso, no texto a seguir, explicamos tudo sobre o documento que tem o propósito de substituir um modelo impresso por um digital, as vantagens que ele oferece e regras para a emissão.

Porém, as regras de obrigatoriedade de emissão deste documento não são as mesmas nos estados brasileiros, acarretando diversas dúvidas por parte das pessoas varejistas.

Por isso, no texto a seguir, explicamos tudo sobre o documento que tem o propósito de substituir um modelo impresso por um digital, as vantagens que ele oferece e regras para a emissão.

Leia mais »
API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?
Tecnologia e API
Cesar Nocrato

API para SAT: o que é, para que serve e como consultar?

A API para SAT foi desenvolvida para facilitar a comunicação entre sistemas de gestão e o Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais eletrônicos (CF-e SAT) em São Paulo. Essa interface permite a emissão, autenticação e envio de cupons fiscais de forma automatizada, garantindo conformidade com a legislação tributária vigente.

Com a descontinuação do SAT a partir de 2026, entender como se adaptar às novas regras é essencial para empresas que ainda utilizam esse modelo. Hoje vamos falar mais sobre esta API, assim como as informações essenciais para fazer uma boa transição.

Acompanhe!

Leia mais »
Entenda o que é NCM e o que significa cada número do código. Aprenda também a consultar e definir o NCM de seus produtos!
Contabilidade
Jaciara Santana

O que é NCM? Confira como consultar e tabela atualizada!

Saber o que é NCM é essencial para as empresas envolvidas em transações comerciais internacionais, tanto para importação quanto exportação. Isso porque a utilização da NCM é obrigatória em notas fiscais eletrônicas, tornando-se indispensável para documentos comerciais.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias. Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Este sistema de codificação, adotado em janeiro de 1995 pelos países membros do Mercosul, segue critérios internacionais de classificação de mercadorias.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba o que é NCM, sua função, como determiná-lo e qual é a sua importância.

Leia mais »