Afinal, o que devo fazer para melhorar as vendas em SaaS?

Ricardo Acras

Conteúdo

Trabalhar em uma empresa de serviço de software por assinatura pressupõe passar por grandes desafios. É preciso investir, constantemente, em melhorias tanto no back-end quanto no front-end e usabilidade, pensar na praticidade do produto, na qualidade da entrega, na atração e retenção de clientes. Tudo isso colabora para o grande objetivo: aumentar as vendas SaaS.

A disputa acirrada de uma concorrência cada vez maior e com produtos por um preço até abaixo do mercado também pode ser uma grande ameaça a tudo o que foi investido desde o começo.

É lógico que todo o procedimento de conseguir entender o que deve ser feito para conquistar e manter clientes não é tão fácil, pois se fosse, todos estariam fazendo. Todavia, há certos costumes que nem sempre são percebidos pelas empresas e podem fazer toda a diferença nos resultados.

Por isso, desenvolvemos um artigo com tudo o que você precisa fazer para melhorar as vendas. Acompanhe a leitura e veja nossas dicas para concretizar o sucesso do seu negócio!

Analise o mercado de vendas SaaS

Sabemos que mudanças no ambiente externo estão sempre ocorrendo e influenciam as ações de dentro da empresa. Novidades são lançadas pelos concorrentes, funcionalidades são otimizadas, decisões do governo são modificadas. Esses detalhes, por mais simples que pareçam no início, podem se tornar ameaçadores se a corporação não tiver estratégias para se manter.

Trace metas

As metas servem como uma luz no horizonte, que deve ser seguida. É por meio delas que os planejamentos serão feitos e os resultados serão controlados, a fim de verificar todo o caminho traçado e o quanto falta percorrer. Elas devem ser determinadas não somente a cada setor, mas, principalmente, à empresa como um todo.

Saiba reconhecer as etapas do funil de vendas

É fato que todos que entram em contato com o produto não estarão no mesmo nível de maturidade em relação à decisão. Alguns precisarão ser mais educados por meio de conteúdos ainda simples. Outros estarão na fase de quase decisão, precisando apenas de um pouco mais segurança para finalizar a assinatura. Entender em qual etapa da jornada cada usuário se encontra é primordial para saber o tipo de abordagem mais eficiente.

Quebre as barreiras entre os setores

A dica de definir uma meta geral para a empresa ajudará nessa prática. É comum encontrar organizações com departamentos totalmente separados e que olhem apenas para si. Nesse cenário, cada um tenta seguir apenas seu próprio objetivo: o marketing só quer anunciar, vendedores só querem vender.

Quando todos percebem que a parceria deve estar no lugar da disputa interna, os resultados tendem a ser mais satisfatórios. O foco maior deve ser na satisfação do cliente e, claro, no lucro da empresa.

Observe os indicadores de desempenho

Por fim, mensurar os efeitos de qualquer ação é imprescindível para saber em que pontos as falhas estão acontecendo. Por exemplo, é possível que a taxa conversão esteja ótima: muitos clientes resolvem assinar. Porém, o churn está insatisfatório: apesar da alta adesão, o cancelamento da assinatura é alto também.

Nessa situação, será preciso entender o que está faltando. Será que a usabilidade do software é ruim? A experiência do usuário é negativa? As possibilidades são vastas, e só analisando os indicadores é que podemos chegar a uma conclusão.

Conseguir aumentar as vendas SaaS nem sempre é algo tão rápido assim. Contudo, com melhorias que as empresas investem, pouco a pouco, é possível obter resultados cada vez superiores para os negócios.

Quer ficar ainda mais por dentro desse assunto? Então leia nosso artigo sobre o panorama atual de Saas no Brasil!

Picture of Ricardo Acras

Ricardo Acras

20+ anos de experiência como desenvolvedor. Fundador e atual CEO do Focus NFe.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

caminhões em fila na estrada
CTe
Egon Hilgenstieler

CTe: Qual sua função e como emitir?

O CTe (Conhecimento de Transporte Eletrônico) é um documento fiscal digital utilizado por empresas que realizam serviços de transporte de cargas no Brasil. Sua emissão é obrigatória e tem como principal objetivo promover a segurança das cargas e otimizar a fiscalização.

No artigo de hoje explicamos o que é CTe, quais são as suas vantagens, diferenças em relação a outros documentos, assim como emitir e realizar operações corretamente. Confira!

Leia mais »
Contabilidade
Ricardo Acras

Entenda as formas de classificação fiscal para emissão de NF-e

A classificação fiscal serve para identificar mercadorias em vista de uma organização otimizada nos processos de produção, comercialização, importação e exportação. Por meio de uma série de códigos, os produtos são categorizados de acordo com suas características físicas, químicas, econômicas e de uso. Esse sistema é utilizado por governos em todo o mundo para fins de tributação, comércio exterior e estatísticas.

Logo, para garantir a emissão correta da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), é essencial entender quais são os códigos exigidos e suas especificações. Acompanhe o artigo de hoje e fique por dentro desse assunto.

Leia mais »
Nota fiscal denegada
Documentos fiscais
Luciano Romaniecki

Nota denegada: o que é, quando acontece e como evitar

A denegação da Nota Fiscal Eletrônica era um o processo em que a Secretaria de Fazenda (SEFAZ) denegava a nota, não autorizando a realização das operações na qual ela se referia, por conta de irregularidades fiscais nos cadastros do emitente ou do destinatário.

No entanto, houve mudanças a respeito desse tema. Basicamente, o processo de denegação é eliminado para a NF-e (modelo 55) e é substituído pelo procedimento de rejeição.

Logo, é necessário que as empresas adaptem as suas operações fiscais. A seguir, trazemos tudo o que mudou e como se deve proceder no caso de sua nota fiscal ser rejeitada.

Leia mais »