Trabalhar em uma empresa de serviço de software por assinatura pressupõe passar por grandes desafios. É preciso investir, constantemente, em melhorias tanto no back-end quanto no front-end e usabilidade, pensar na praticidade do produto, na qualidade da entrega, na atração e retenção de clientes. Tudo isso colabora para o grande objetivo: aumentar as vendas SaaS.
A disputa acirrada de uma concorrência cada vez maior e com produtos por um preço até abaixo do mercado também pode ser uma grande ameaça a tudo o que foi investido desde o começo.
É lógico que todo o procedimento de conseguir entender o que deve ser feito para conquistar e manter clientes não é tão fácil, pois se fosse, todos estariam fazendo. Todavia, há certos costumes que nem sempre são percebidos pelas empresas e podem fazer toda a diferença nos resultados.
Por isso, desenvolvemos um artigo com tudo o que você precisa fazer para melhorar as vendas. Acompanhe a leitura e veja nossas dicas para concretizar o sucesso do seu negócio!
Analise o mercado de vendas SaaS
Sabemos que mudanças no ambiente externo estão sempre ocorrendo e influenciam as ações de dentro da empresa. Novidades são lançadas pelos concorrentes, funcionalidades são otimizadas, decisões do governo são modificadas. Esses detalhes, por mais simples que pareçam no início, podem se tornar ameaçadores se a corporação não tiver estratégias para se manter.
Trace metas
As metas servem como uma luz no horizonte, que deve ser seguida. É por meio delas que os planejamentos serão feitos e os resultados serão controlados, a fim de verificar todo o caminho traçado e o quanto falta percorrer. Elas devem ser determinadas não somente a cada setor, mas, principalmente, à empresa como um todo.
Saiba reconhecer as etapas do funil de vendas
É fato que todos que entram em contato com o produto não estarão no mesmo nível de maturidade em relação à decisão. Alguns precisarão ser mais educados por meio de conteúdos ainda simples. Outros estarão na fase de quase decisão, precisando apenas de um pouco mais segurança para finalizar a assinatura. Entender em qual etapa da jornada cada usuário se encontra é primordial para saber o tipo de abordagem mais eficiente.
Quebre as barreiras entre os setores
A dica de definir uma meta geral para a empresa ajudará nessa prática. É comum encontrar organizações com departamentos totalmente separados e que olhem apenas para si. Nesse cenário, cada um tenta seguir apenas seu próprio objetivo: o marketing só quer anunciar, vendedores só querem vender.
Quando todos percebem que a parceria deve estar no lugar da disputa interna, os resultados tendem a ser mais satisfatórios. O foco maior deve ser na satisfação do cliente e, claro, no lucro da empresa.
Observe os indicadores de desempenho
Por fim, mensurar os efeitos de qualquer ação é imprescindível para saber em que pontos as falhas estão acontecendo. Por exemplo, é possível que a taxa conversão esteja ótima: muitos clientes resolvem assinar. Porém, o churn está insatisfatório: apesar da alta adesão, o cancelamento da assinatura é alto também.
Nessa situação, será preciso entender o que está faltando. Será que a usabilidade do software é ruim? A experiência do usuário é negativa? As possibilidades são vastas, e só analisando os indicadores é que podemos chegar a uma conclusão.
Conseguir aumentar as vendas SaaS nem sempre é algo tão rápido assim. Contudo, com melhorias que as empresas investem, pouco a pouco, é possível obter resultados cada vez superiores para os negócios.
Quer ficar ainda mais por dentro desse assunto? Então leia nosso artigo sobre o panorama atual de Saas no Brasil!