Armazenamento na nuvem é seguro?

João Vallim

Conteúdo

A popularização do chamado cloud computing tem mudado a forma como organizamos nossos arquivos pessoais e empresariais. Mas com tantas notícias de ataques à sistemas e a perda de dados, como fica a segurança do armazenamento na nuvem?

No artigo de hoje, vamos entender melhor sobre como esses sistemas funcionam, destacando quais os padrões de segurança aplicados para garantir que tudo esteja bem protegido.

Como funciona o armazenamento na nuvem

Em linhas gerais, o cloud computing é um espaço de armazenamento virtual, formado por diversos servidores externos que são acessados via internet.

Ao invés de manter os arquivos salvos em um servidor ou computador local, os arquivos podem ser acessados de vários dispositivos diferentes de forma facilitada. Essa dinâmica permite uma maior flexibilidade para gerenciar esses dados.

Por exemplo: um documento disponível em um sistema de armazenamento de nuvem pode ser acessado ao mesmo tempo em um computador, tablet ou smartphone, desde que estejam conectados à internet.

Para saber mais, leia também: O que é cloud computing?

Mas afinal, o armazenamento na nuvem é seguro?

Considerando as configurações gerais e os sistemas utilizados pelas empresas que oferecem o cloud computing, podemos afirmar que sim, esse sistema é muito seguro! 

Mas para garantir essa segurança, existem algumas ações que dependem de nós, usuários. Por isso, é importante observar algumas práticas básicas, como veremos a seguir.

Cuidados com as senhas

Assim como em qualquer sistema, o cuidado com as senhas é o primeiro passo na segurança do armazenamento em nuvem. As principais ações para garantir a segurança aqui são a escolha de senhas.

Indica-se sempre o uso de sequências aleatórias de números, letras com variações de maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais. Dessa forma, o código se torna difícil de decifrar, tornando-se mais seguro.

Além disso, vale lembrar que a atualização periódica das senhas é recomendada. Inclusive, em alguns casos é possível configurar o sistema para exigir que os usuários alterem seus códigos de acesso a cada período, seja mensal, semestral ou anual.

É importante também instruir os usuários a sempre manter os dados em sigilo, sem fornecer os acessos a terceiros. Outra dica é evitar o uso de salvamento automático de senhas nos navegadores e sempre realizar o logout ao finalizar o acesso à nuvem.

Atenção aos Equipamentos

No caso dos dispositivos móveis, é válido aplicar sistemas complementares de segurança, já que esses dispositivos são sempre levados para diversos lugares e estão mais suscetíveis a furtos ou roubos.

Uma funcionalidade útil nesse caso é o bloqueio à distância. Essa função está disponível em tablets, smartphones e notebooks. Vale verificar se estão aplicadas em todos os equipamentos que têm acesso ao armazenamento na nuvem.

Prevenção contra vírus

Para evitar ataques aos seus dados, outro passo importante é utilizar um sistema antivírus adequado. Mantenha-o sempre atualizado, para acompanhar as variações dos vírus que surgirem. Se possível, é válido também fazer uso da criptografia de dados.

Por fim, sempre verifique se os sites acessados informam que são seguros. Isso pode ser verificado no navegador, que apresenta um cadeado ao lado das URLs verificadas como seguras.

Organização dos dados

Manter os dados organizados também é uma forma de conservá-los seguros. Isso porque, ao organizá-los, é possível saber onde cada documento está e assim ter maior controle sobre eles.

Nesse ponto, vale destacar que é importante criar backups dos arquivos em mais de um compartimento virtual. Além disso, é sempre bom contar com sistemas de restauração e recuperação de dados, em caso de perda.

Confira mais conteúdos sobre documentos fiscais e SaaS em nosso blog.

João Vallim

João Vallim

Analista de marketing, nerd, videomaker e fotógrafo nas horas vagas.

Inscreva-se em nossa newsletter​

Receba nossos conteúdos exclusivos em primeira mão.

Explore outros conteúdos:

Nota Fiscal Complementar: o que é e como fazer essa NF-e?
Nota Fiscal
João Vallim

Nota fiscal complementar: o que é e em quais casos usar

A Nota Fiscal Complementar é um documento utilizado para auxiliar a uma Nota Fiscal emitida que possui erros ou necessita de ajustes de informações.

No entanto, seja para corrigir valores, impostos ou produtos, a NF Complementar, por vezes, causa dúvidas quanto ao seu preenchimento e sua utilidade.

Acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre como emitir esse documento, como utilizá-lo e outras informações relevantes para evitar confusões.

Leia mais »
CST
Nota Fiscal
Welker Zigante

CST: saiba o que é o Código de Situação Tributária e qual usar!

O termo CST (Código de Situação Tributária) gera muitas dúvidas sobre como aplicá-lo aos negócios. Devido à variedade de siglas, termos e códigos ligados à tributação empresarial, não é difícil que confusões aconteçam.

Por isso, entender o que é o CST e saber qual código usar em cada situação é fundamental para garantir uma gestão otimizada da emissão de notas e outros documentos fiscais.

Acompanhe o nosso artigo de hoje e esclareça suas dúvidas.
Boa leitura!

Leia mais »
nota-tecnica-2015-002
Nota Fiscal
Ludmila Ferreira

Nota Técnica 2015.002: Web Service de distribuição de DF-e

A Nota Técnica 2015.002, publicada em 11 de fevereiro de 2015, trata de alterações relacionadas ao âmbito do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).

Na prática, foram alteradas regras e erros foram corrigidos no lançamento das diversas versões da Nota Técnica, como abordaremos a seguir.

Leia mais »